Buscar

ÉTICA EMPRESARIAL E RESPONSABILIDADE - AVS

Prévia do material em texto

NPG8364 - ÉTICA EMPRESARIAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL
	Período: 2024.1 EAD (POS) / AVS
	Aluno: ELISETE OLIMPIO
	Matrícula: 202401673617
	Data: 26/06/2024 21:57:55
	Turma: 9001
		
	Lupa
	
	 
		RETORNAR À AVALIAÇÃO
	
			
		 Atenção
1. Veja abaixo, todas as suas respostas gravadas no nosso banco de dados.
2. Caso você queira voltar à prova clique no botão "Retornar à Avaliação".
3. Não esqueça de finalizar a avaliação colocando o código verificador no campo no final da página.
	
	 1a Questão (Ref.: 202409759743)
	Quando os stakeholders estão interagindo com responsabilidade social na empresa, ela é percebida como uma forma de gestão compartilhada entre todos os públicos e operações. Com isso, o exemplo correto de stakeholder é:
		
	
	ONGs que formam o terceiro setor.
	
	clientes, funcionários que residem próximo às unidades da empresa, os consumidores e o meio ambiente.
	
	agentes de mercado e os acionistas.
	
	apenas pessoas que têm interesse comercial (clientes, acionistas e fornecedores).
	
	apenas os funcionários da empresa, pois são diretamente afetados por suas políticas e decisões.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 202409759686)
	Sobre as associações entre moral e ética, assinale a alternativa correta.
		
	
	Para conduzir o comportamento, devemos buscar a ética nos valores e seu fundamento histórico.
	
	Ao falar de moral, destaca-se a presença de uma ética que relata e interpreta os valores morais.
	
	Em épocas diferentes tivemos pensadores falando sobre conceitos e formas de referência ao termo ¿ética¿.
	
	A moral e a ética são termos intercambiáveis usados para se referir ao mesmo conjunto de princípios que orientam o comportamento humano em diferentes culturas e épocas.
	
	Considerada uma ciência, a Ética, nos períodos das Idades Média e Moderna e durante a Idade Contemporânea, surgiu de um novo conteúdo, saindo da ciência e da filosofia para as práticas sociais.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 202409759739)
	Com o panorama sobre o tema responsabilidade social no Brasil, podemos afirmar que:
		
	
	visando a aumentar a lucratividade, as empresas buscam esse implemento.
	
	na década de 1980, era considerada uma empresa sustentável aquela empresa que tinha um lucro crescente e um bom patrimônio. Atualmente, isso vem mudando pelo modelo do tripé bottom line ou tripé da sustentabilidade.
	
	as estratégias empresariais são feitas sempre pelas ações e atitudes sociais com base em outros países.
	
	no meio empresarial brasileiro não existe uma perspectiva de movimentos sociais.
	
	a responsabilidade social empresarial não é relevante, pois as empresas estão principalmente focadas em lucratividade, sem considerar o impacto social ou ambiental de suas operações.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 202409759691)
	Em 25 de janeiro de 2019, no Brasil, tivemos um dos maiores desastres ambientais da mineração do país, que foi o:
		
	
	rompimento da barragem de Mariana.
	
	rompimento da barragem de Brumadinho.
	
	vazamento de óleo na Baia de Guanabara.
	
	derramamento de produtos químicos em um rio na Região Sul do Brasil.
	
	derramamento de óleo nas praias do Nordeste.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 202409759690)
	A ética profissional e, consequentemente, das organizações é considerada um fator importantíssimo para a sobrevivência tanto das pequenas quanto das grandes empresas. As organizações estão percebendo a importância da ética como instrumento para melhorar sua imagem, o que permitirá o crescimento da relação entre empregados e clientes. A respeito das éticas profissional e empresarial, assinale a opção correta.
		
	
	Os preceitos éticos defendidos pelos códigos profissionais e empresariais dizem respeito estritamente ao relacionamento entre chefia e empregado, porque essa díade é a responsável pelos maiores conflitos nas organizações.
	
	A atualidade exige uma postura consciente das criaturas em relação ao mundo físico, principalmente das empresas que usam recursos naturais, o que sustenta de forma completa o pensamento ético da organização.
	
	Apesar de desvinculada da visão e da missão da empresa, porque interesses individuais são diferenciados dos interesses da organização, as principais tarefas do empregador são: manter vivo e atualizado o código de ética da empresa e promover os meios necessários para a formação contínua de todos os empregados nesse campo específico.
	
	O que é natural como comportamento ético é que a profissão esteja a serviço do social, quer dos indivíduos isolados, quer do coletivo ou conjunto, indiscriminadamente.
	
	É exclusivamente voltada para a maximização dos lucros, e os valores morais não têm relevância no ambiente de negócios.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 202409759745)
	Responsabilidade social corporativa (RSC) é o compromisso que a empresa tem com a adoção de condutas, valores e procedimentos que estimulem a melhoria da qualidade de vida e dos processos organizacionais. Com isso, afirmamos que:
		
	
	a fim de aumentar os ganhos de capital, os funcionários são estimulados ao voluntariado.
	
	se resume a ações de caridade ocasional, como doações para instituições de caridade, e não tem impacto significativo nos processos organizacionais.
	
	todos os agentes fazem ações de implementação ao longo prazo.
	
	a empresa precisa de uma estratégia de comunicação como mecanismo de moderação entre a educação ambiental e a comunidade.
	
	através dos relatórios aprovados pela diretoria as ações de RSC são divulgadas.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 202409759738)
	Leia, criticamente, o texto: ¿A área de floresta degradada por atividades humanas na Amazônia em 2008 foi 66% maior do que em 2007, apesar de a área desmatada ter sido praticamente igual nos dois anos, segundo os cálculos de um novo sistema de monitoramento via satélite lançado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Os números, obtidos com exclusividade pelo Estado, são alerta de que o desmatamento poderá ser muito maior em 2009, caso o governo não reforce as medidas de proteção da floresta¿.(...) Entre os estados amazônicos, ¿Rondônia é o que mais sofreu com o desmatamento. Dados do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia mostram que, entre agosto de 2007 e agosto de 2008, a destruição da floresta aumentou cerca de 23%. Ao todo, 38% da vegetação desapareceu.¿ Diante da constatação, surge a ideia do Desenvolvimento Sustentável, e, ainda, o reconhecimento da complexidade planetária e das questões que envolvem a sua aplicabilidade prática como meio de garantir a sustentabilidade demonstrando uma visão holística acerca da natureza. Assinale a opção que conceitua ¿desenvolvimento sustentável¿.
		
	
	É o tipo de desenvolvimento que não exige dos governos ou das pessoas um posicionamento ideológico ou uma consciência ecológica, pois a sociedade se apropria da natureza, utiliza seus recursos e preocupa-se somente com o que dá lucro financeiro.
	
	É definido como aquele que atende às necessidades das gerações atuais sem comprometer a capacidade das futuras gerações de terem suas próprias necessidades ¿ utiliza recursos naturais de forma racional, tirando proveito da Natureza sem devastá-la e buscando a melhoria da qualidade de vida.
	
	Trata-se de um tipo de desenvolvimento que causa danos ambientais, mas que é paradigma para o sistema capitalista industrial, pois visa a exaustão dos produtos naturais de um estado como o de Rondônia, não se importando com as consequências para os habitantes locais e prejuízos para o País.
	
	Com este tipo de desenvolvimento, as florestas tornam-se intocáveis e servirão de reservas para as populações futuras, pois as intervenções humanas estão contribuindo para a degradação ambiental em Rondônia.
	
	É uma abordagem que busca o crescimento econômico acima de tudo, mesmo que isso implique na exploração irrestrita dos recursos naturais, desde que isso resulte em lucro financeiro imediato.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 202409759689)
	Como ferramenta de avaliação,aprendizado e gestão junto ao engajamento das ações de responsabilidade social empresarial e ao desempenho junto ao planejamento estratégico, os Indicadores de responsabilidade social empresarial são usados no monitoramento. Os temas abordados nos indicadores são:
		
	
	governo e sociedade, missão, comunidade, valores, consumidores e clientes, fornecedores, público interno, IDH e visão.
	
	se concentram principalmente em questões financeiras, como lucratividade e retorno sobre o investimento.
	
	governo e sociedade, valores, comunidade, transparência e governança, IDH, fornecedores, público interno, consumidores e clientes, missão, visão e meio ambiente.
	
	comunidade, governo e sociedade, transparência e governança, fornecedores e meio ambiente.
	
	governo e sociedade, público interno, comunidade, fornecedores, transparência e governança, valores e meio ambiente.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 202409759688)
	Atualmente a sociedade tem buscado e exigido novos valores. Com isso todos os códigos formais de ética profissional e empresarial vem sendo implantados para se criar condutas preestabelecidas junto às organizações, diminuindo a ocorrência de diversas fraudes. Assim, os códigos formais de ética profissional e empresarial devem ser transparentes e divulgados em toda organização. Podemos afirmar que, a respeito da ética profissional e empresarial, a alternativa correta é:
		
	
	Não devemos fornecer as informações da empresa aos clientes e fornecedores para impedir informações mal interpretadas.
	
	Devemos conter o código de ética, usando um manual de boas condutas para implementar os aspectos morais e éticos para interpretar as situações em particular.
	
	Não são necessários, pois os profissionais e as organizações devem ter total liberdade para tomar decisões morais e éticas de acordo com sua própria interpretação.
	
	Visando a linha de atuação e uma conduta melhor nas atividades a fim de citar as penalidades até em casos mais graves as transgressões dos participantes, todas as questões devem constar no código de ética.
	
	A definição de incentivos junto com o código vem promovendo e revelando uma eficácia do comportamento dos profissionais, reduzindo as condutas errôneas e o comportamento indesejável dentro da organização.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 202409759687)
	É de extrema importância a ética profissional nas organizações como instrumento para melhorar a imagem e aprimorar a relação entre empregados e clientes. Com isso, destacamos sobre a ética profissional e empresarial a seguinte opção:
		
	
	O comportamento ético será a profissão ligada diretamente ao serviço social.
	
	O preceito ético será defendido pelo código profissional e empresarial estritamente ao chefe e ao empregado a fim de minimizar os conflitos da organização.
	
	Deve-se ter uma conscientização socioambiental no pensamento ético da organização.
	
	Os interesses individuais são divergentes dos interesses da organização, sendo desvinculado da visão e da missão da empresa e promovendo através do código de ética toda a formação dos empregados.
	
	A ética profissional nas organizações é exclusivamente responsabilidade dos líderes e da alta administração, e os funcionários não têm papel significativo na sua promoção.
image3.png
image4.gif
image5.gif
image6.gif
image7.gif
image1.gif
image2.gif

Mais conteúdos dessa disciplina

  • Relacionados
  • Inteligência Artificial