Buscar

Prévia do material em texto

SCG - SEMANA DOS CONHECIMENTOS GERAIS
QUESTÃO 1:
A inteligência artificial (IA) tem se tornado uma ferramenta cada vez mais presente na gestão de pessoas, abrangendo áreas de treinamento, recrutamento e seleção, avaliação de desempenho e desenho de cargos. Além disso, a IA pode ajudar a identificar gaps de conhecimento e sugerir treinamentos específicos para cada colaborador, otimizando o tempo e os recursos da empresa (Nascimento; Couto; Peres, 2024).
 
Fonte: NASCIMENTO, G. J. F.; COUTO, L. L.; PERES, N. A. Inteligência artificial e seu impacto na gestão de pessoas. 
Disponível em: https://sevenpublicacoes.com.br/index.php/anais7/article/view/3912/7084. Acesso em: 7 maio 2024.
Sobre o uso da IA na gestão de pessoas, analise as afirmativas a seguir:
I. No treinamento, a IA personaliza o aprendizado de acordo com as necessidades de cada colaborador, por meio do reconhecimento de padrões e da análise de dados.
II. No recrutamento e seleção, a IA auxilia na triagem de currículos, mas é impossível identificar perfis que se encaixem nas necessidades da empresa, então, o uso é limitado nessa área.
III. A IA pode ajudar a aumentar subjetividade na seleção de candidatos, deixando o processo mais parcial, o que é prejudicial ao processo de seleção.
IV. Em avaliação de desempenho, a IA pode ser utilizada para coletar e analisar as informações de forma automatizada.
 
É correto o que se afirma em:
Parte superior do formulário
Alternativa 1:
I e II, apenas.
Alternativa 2:
I e III, apenas.
Alternativa 3: I e IV, apenas.
Alternativa 4:
I, III e IV, apenas.
Alternativa 5:
II, III e IV, apenas.
QUESTÃO 2:
A aplicação dentro do aspecto “Smart” se relaciona com a sustentabilidade ambiental e está configurada em ações diretas de políticas públicas que abordam as questões dos Recursos Naturais da cidade. A análise comparativa mostra que no âmbito da dimensão Recursos Naturais e Energia, a Agenda Floripa 2030 não inclui propostas para a questão das Redes Inteligentes, que é um aspecto fundamental para as Smart Cities. A literatura pesquisada põe em destaque a necessidade de Redes Inteligentes de Energia, as smart grids.
Fonte: https://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/492. Acesso em: 6 maio 2024.
 
Com base no conteúdo apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
 
I. Utilizando a estrutura de distribuição de energia já disponível, as cidades devem ofertar serviços de comunicação, internet e outros para a sociedade, por um custo acessível.
 
PORQUE
 
II. A única forma disso acontecer é com o pagamento de menos impostos.
​A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Parte superior do formulário
Alternativa 1:
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são falsas.
QUESTÃO 3:
No período do "inverno da IA", houve uma descrença generalizada na viabilidade da inteligência artificial, e os investimentos em pesquisa diminuíram consideravelmente. Contudo, segundo Russell e Norvig (2004), a década de 1980 foi um período de renascimento para a inteligência artificial, com a criação de novas técnicas de aprendizado de máquina e o surgimento de novas aplicações, como a visão computacional e os sistemas de recomendação.
 
Fonte: Adaptado de: RUSSEL, S.; NORVIG, P. Inteligência artificial. 2. ed. Rio de Janeiro: Campos, 2004.
Sobre o tema exposto, assinale a alternativa correta:
Parte superior do formulário
Alternativa 1:
Nos anos 2000, expectativas infladas levaram a uma desilusão, chamada de "o inverno da IA".
Alternativa 2:
Alan Turing propôs a ideia de uma "máquina universal", e introduziu o "Teste de Turing" em um artigo de 1990.
Alternativa 3:
Os avanços em modelos de linguagem, como o GPT (da OpenAI) e o BART (do Google), são parecidos com o que já era pesquisado na década de 1980.
Alternativa 4:
Entre os anos 1940 e 1960, o financiamento para pesquisa em IA aumentou e surgiram os primeiros laboratórios de IA em universidades e empresas privadas.
Alternativa 5:
Com o aumento da capacidade de processamento e grandes conjuntos de dados, o campo de aprendizado profundo da IA começou a florescer a partir dos anos 2000.
Parte inferior do formulário
QUESTÃO 4:
A inteligência artificial é um campo de estudo que se preocupa em desenvolver sistemas computacionais que possam executar tarefas que, até então, requeriam a inteligência humana para serem realizadas. Segundo Luger (2013), a inteligência artificial pode ser definida como: "a disciplina que se preocupa com a criação de programas que possam exibir comportamentos que, caso fossem exibidos por seres humanos, seriam considerados inteligentes”.
 
Fonte: Fonte: LUGER,George F. Inteligência Artificial.Tradução de DanielVieira. SãoPaulo: Bookman, 2013.
Sobre a história da Inteligência Artificial, assinale a alternativa correta:
Parte superior do formulário
Alternativa 1:
A utilização da Inteligência Artificial começou apenas nos dias atuais.
Alternativa 2:
A história da Inteligência Artificial pode ser dividida em três períodos, o primeiro deles se inicia no final da década de 2000.
Alternativa 3:
A inteligência artificial não é propriamente uma forma de inteligência, mas sim uma forma de manifestação da Inteligência humana.
Alternativa 4:
É importante reconhecer que a Inteligência artificial tem as mesmas habilidades do ser humano e é capaz de substituí-lo em todas as áreas.
Alternativa 5:
Por enquanto, a utilização da Inteligência artificial acontece apenas no mundo da tecnologia, não tendo impacto significativo em outros setores.
Parte inferior do formulário
QUESTÃO 5:
Dois brasileiros integram uma lista divulgada pela ONU com 31 especialistas que deverão desenvolver diretrizes internacionais para cidades inteligentes até março do ano que vem. Segundo Silva Neto, os parâmetros estabelecidos pelo grupo servirão de base para desenvolver regulamentações, planos e estratégias nacionais e locais para cidades inteligentes. “Isso vai assegurar que a infraestrutura urbana digital e os dados contribuam para tornar as cidades sustentáveis, inclusivas, prósperas e respeitadoras dos Direitos Humanos”, afirma.
Fonte: https://veja.abril.com.br/coluna/radar/grupo-da-onu-para-pensar-cidades-inteligentes-tera-dois-brasileiros. Acesso em: 3 maio 2024.
Sobre as vantagens das cidades inteligentes, analise as afirmativas a seguir:
 
I. Cidades inteligentes, em geral, são completamente digitais, dificultando acessos e excluindo pessoas do espaço urbano.
II. Para que o conceito de cidades inteligentes funcione, é preciso desenvolver estratégias, planos e regulamentações em todos os âmbitos.
III. Para colocar as cidades inteligentes em prática, é preciso mais eficiência e menos discussão e planejamento.
É correto o que se afirma em:
Parte superior do formulário
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II, apenas.
Alternativa 3:
I e II, apenas.
Alternativa 4:
I e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.
QUESTÃO 6:
A proposta de caminho para o sucesso da governança inteligente fica muito clara na produção de Meijer (2016). O autor conclui que a combinação entre governança e tecnologia resulta em um melhor uso da informação e da comunicação; assim como os dados abertos e as mídias sociais criam uma governança colaborativa, mostrando, assim, a possibilidade de um elo colaborativo entre Estado e Sociedade. Afinal, o principal objetivo da governança da cidade inteligente não é apenas a utilização de novas tecnologias, mas a contribuição ao ambiente urbano, que deve ter foco na comunidade, na rede e nos participantes (Meijer, 2016).
Fonte: https://revista.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/4336. Acesso em: 6 maio 2024.
Sobre a governançainteligente, analise as afirmativas a seguir:
 
I. A participação do cidadão é necessária na governança inteligente.
II. A tecnologia também pode e deve contribuir para uma governança inteligente.
III. Os termos “governança inteligente” e “governo inteligente” não têm qualquer relação.
É correto o que se afirma em:
Parte superior do formulário
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
III, apenas.
Alternativa 3:
I e II, apenas.
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.
QUESTÃO 7:
"Já o Chat GPT, por exemplo, pode amplamente ser usado para otimizar tarefas de leitura e escrita mecanizada, ou que propriamente não fazem o estimulo de nenhuma das inteligências criativas que compreendemos: conforme matéria do portal Abstrato Ventures (2023, online), 'Assim, é possível liberar o tempo dos funcionários para tarefas que demandam a inteligência humana. O que diferencia um profissional da máquina é a visão estratégica e a criatividade. Nesse sentido, a inteligência artificial somente irá fortalecer o trabalho manual'" (Barreto; Massário; Ghislene, 2023, p. 255).
Fonte: BARRETO, C. H.; MASSÁRIO, M.; GHISLENE, T. Publicidade, criatividade e cognição x inteligências artificiais: uma reflexão à luz das múltiplas inteligências. Comunicação e Informação, Goiânia, v. 26, p. 235-261, 2023.
Os profissionais e as empresas podem e devem utilizar a inteligência artificial a seu favor. Com base nisso, analise as afirmativas a seguir:
I. O profissional precisa ignorar a IA o máximo possível, e só passar a utilizá-la quando não tiver outra opção.
II. É necessário que o profissional identifique em quais áreas do seu negócio a IA é relevante e pode trazer benefícios.
III. É preciso colocar qualquer tipo de Inteligência Artificial para a empresa, desde que algo seja aplicado na prática.
IV. É importante construir uma equipe especializada.
É correto o que se afirma em:
Parte superior do formulário
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
III, apenas.
Alternativa 3:
II e IV, apenas.
Alternativa 4:
III e IV, apenas.
Alternativa 5:
II, III e IV, apenas.
QUESTÃO 8:
Em qualquer projeto, seja ele pequeno ou complexo, a organização é fundamental para alcançar os resultados desejados. É aqui que entra o EAP (Estrutura Analítica do Projeto), uma poderosa ferramenta de gestão que auxilia na visualização, planejamento e controle de todas as etapas envolvidas em um projeto. A EAP é composta por diferentes elementos que representam as entregas, tarefas e atividades do projeto. Esses elementos são organizados de forma hierárquica, permitindo uma visualização clara e estruturada do trabalho a ser realizado.
Fonte: Disponível em:< https://www.fm2s.com.br/blog/como-elaborar-uma-eap-para-seu-projeto/amp?gad_source=1&gclid=Cj0KCQjwlN6wBhCcARIsAKZvD5hAQjAntI-6_bLqp0E4h8C1TIWiRYDYFqomHcB5xW8SweDsdz06s8MaAsPbEALw_wcB>, adaptado.
De acordo com o guia PMBOK, qual área de conhecimento de projetos contém o processo de desenvolvimento da Estrutura Analítica do Projeto?
Todos os itens abaixo são verdadeiros em relação a área de conhecimento de projetos que descreve o processo de desenvolvimento da Estrutura Analítica do Projeto.
Escolha a opção que indica as informações corretas.
I) Gerenciamento da Integração;
II) Gerenciamento dos Stakehoders;
III) Gerenciamento do Escopo;
IV) Gerenciamento de Riscos;
V) Gerenciamento de Aquisição.
 
Parte superior do formulário
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
III, apenas.
Alternativa 3:
I e II, apenas.
Alternativa 4:
I, II e III, apenas.
Alternativa 5:
II, III e V, apenas.
QUESTÃO 9:
Nessa perspectiva, essas cidades são consideradas ecossistemas complexos, envoltos de inovação e criatividade, objetivando o desenvolvimento de ambiente sustentável e com melhor qualidade de vida para os cidadãos (Capdevilla; Zarlenga, 2015). Para isso, concentra-se, basicamente, em alcançar dois objetivos principais: um padrão de vida elevado de seus cidadãos e o desenvolvimento sustentável da cidade (Caputo; Walletzky; Štepánek, 2018). Por esse motivo, governos e órgãos públicos, em todos os níveis, estão adotando a noção de inteligência para distinguir suas políticas e programas para atingir o desenvolvimento sustentável, o crescimento econômico e uma melhor qualidade de vida para seus cidadãos (Ballas, 2013). Assim, a qualidade de vida torna-se um elemento-chave no contexto das cidades inteligentes (Giffinger et al., 2007; Nam; Pardo, 2011; Thuzar, 2011; Del Esposte et al., 2019). Albino, Berardi e Dangelico (2015) complementam, afirmando que o projeto de uma cidade inteligente tem impacto na qualidade de vida dos cidadãos, promovendo cidadãos informados, educados e participativos.
Fonte: https://revista.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/4336. Acesso em: 6 maio 2024.
Com base no assunto exposto, assinale a alternativa correta:
Parte superior do formulário
Alternativa 1:
As cidades inteligentes devem partir da iniciativa privada e o governo não deve se preocupar com isso.
Alternativa 2:
O objetivo das cidades inteligentes é promover a tecnologia, apenas. A qualidade de vida dos cidadãos é menos importante no contexto.
Alternativa 3:
As inovações na comunicação são uma das situações que devem ser pensadas para que o conceito de cidade inteligente, de fato, funcione.
Alternativa 4:
As boas práticas ambientais não são bem-vindas quando falamos de cidades inteligentes, pois para que o desenvolvimento aconteça é necessário poluir.
Alternativa 5:
As cidades inteligentes estão caindo em desuso, visto que já é comprovado em todos os lugares que isso não funciona e traz muito prejuízo para as contas públicas e para os cidadãos.
Parte inferior do formulário
QUESTÃO 10:
Os motivos que levam ao insucesso são: estimativas e planos não realistas, definição imprecisa do escopo, comunicações incompletas, pouca integração entre tempo, custo e qualidade, falta de entrosamento na equipe,  nível de detalhamento inadequado, falta de planejamento e objetivos mal traçados.
Fonte: KEELLING, Ralph; BRANCO, Renato Henrique Ferreira. Gestão de Projetos: uma abordagem global. 3ª edição. São Paulo: Saraiva, 2014.
De acordo com o guia PMBOK, qual área de conhecimento de projetos descreve os processos envolvidos na garantia de que o projeto irá satisfazer os objetivos para os quais foi realizado.
Escolha a opção que indica as informações corretas.
 Parte superior do formulário
Alternativa 1:
Gerenciamento do Escopo;
Alternativa 2:
Gerenciamento da Qualidade;
Alternativa 3:
Gerenciamento de Recursos Humanos;
Alternativa 4:
Gerenciamento do Sucesso;
Alternativa 5:
Gerenciamento de Stakeholders.
image1.wmf
image2.wmf

Mais conteúdos dessa disciplina