Buscar

Prévia do material em texto

Nome: Daniele Souza N. Duarte	 Disciplina: Negociação - Turma: 08
Curso: Processos Gerenciais Professor: Carlos Buzetto 
Trabalho: JOB TASK 2
1. Introdução - Negociação com criação de valor
	Na arte da negociação, a criação de valor (abordagem integrativa) é uma estratégia em que prevalece o comportamento cooperativo. Essa abordagem trabalha na busca de soluções vantajosas para conquista de benefícios mútuos e viáveis para ambas as partes. Para os estrategistas em negociação que utilizam essa abordagem geralmente está ligado a negociações específicas de longo prazo, no qual exista a necessidade de manter um relacionamento para possiveis negóciações futuras. 
Alcançar benefícios mútuos é satisfatório, evita possíveis conflitos e traz confiabilidade. Durante essa etapa, é importante mapear os interesses, realizar conversas exploratórias, alinhar preferências e compreender o que está por trás das palavras. A criação de valor se baseia na identificação das diferenças de valores entre os negociadores.
2. Caso de negociação
Venda de uma bicicleta usada, aro 26 da marca Caloi na cor preta, adquirida em 2022, com pouco uso, preço de mercado R$700,00. As partes envolvidas são Marcelo (vendedor) e Daniele (compradora), os dois tem um relacionamento afetivo (namorados). 
3. Processo de negociação
 O vendedor Marcelo comprou um apartamento pequeno estilo studio e não há bicicletário, seu interesse é levar apenas o necessário e precisa vender a bicicleta e outros itens por conta do espaço. Ele chegou oferecer a bicicleta para alguns amigos, como primeira alternativa, mas com essa crescente opção de alugar bikes em diversos pontos por São Paulo, dificultou sua venda. Como opção da venda dessa bicicleta ele tentou negociar venda casada com mais um item, uma pipoqueira usada que não estava em tão bom estado, ainda assim não deu ZOPA.
Ao contar o caso para sua namorada, explicou de maneira clara que caso não conseguisse vender a bike até o dia da mundaça teria que deixar na rua, mas tinha sua Batna intríseca que era dar a bike gratuitamente para sua namorada. 
A Daniele sabia dos interesses do Marcelo, embora ele precisava se desfazer da bike por conta do espaço, ele havia acabado de comprar um apartamento e estava com as finanças apertadas, então ela não poderia aceitar a bicicleta como um presente, mas tinha interesse em comprar a bike – para poder andar com sua filha aos finais de semana no parque próximo de sua casa, ela expressou esse sentimento de que a compra proporcionaria bons momentos com a filha e deixou claro em sua comunicação com ele que ela realmente era a melhor pessoa para comprar a bike, fazendo a oferta com um valor, mas o Marcelo queria dar a bike para ela, mas então disse que só aceitaria mediante a seguinte concessão, um valor menor de R$100,00 e ele ainda levaria a Bike com os pneus enchidos até a casa dela, isso ele não abriria mão. 
Ela aceitou a oferta e ficou com uma ótima bicicleta para passeios aos finais de semana com sua filha, embora se trate de uma negociação entre pessoas de vinculo afetivo e não abrange contratos firmados e etc, podemos perceber que houve legitimidade da negociação nos seguintes aspectos, estava em ótimo estado a bike adquirida e embora tenha sido vendida por um valor baixo, ainda assim, a quantia serviu para pagar o caminhão da mundança do Marcelo, ficando feliz em ter fechado a venda com sua namorada. 
No final, a abordagem de venda do Marcelo teve ganhos mútuos, ele se desfez de algo que não tinha utilidade, recebeu por isso, ajudou sua namorada adquirir um item com baixo custo e que proporcionaria momentos alegres com a filha dela, fortalecendo o relacionamento duradouro, estavél e feliz.

Mais conteúdos dessa disciplina