Buscar

Trabalho 1 de É Empresarial-Ilíada

Prévia do material em texto

Nome: Celuzia Alberto
ID: 23059 Turma: AEco 
1)R: A personagem principal da Ilíada é o Aquiles. 
2)R: As outras personagens humanas que se destacam no enredo são: Agamemnon , Páris, Helena, Menelau, Heitor, Pátroclo, Criseida, Briseis, Odisseu(Ulisses), Príamo (pai de Heitor) e Pária.
3)R: Aquiles, o personagem principal enfrenta imensos obstáculos, desafios e dilemas éticos,  o grande obstáculo que fez com ele se ausentasse da guerra foi o facto de ter sido traído, de modo afrontoso e intencional,  por Agamemnon (tomou como sua, a prometida de Aquiles, Briseis), também teve como obstáculo enfrentar o exército de Tróia igualmente bem preparado e com vantagem, o desafio enfrentado, ao meu ver, foi o de ir para a guerra já com toda aquela pressão e certeza de que esta só seria ganha com a presença do mesmo, já o dilema ético assenta no momento em que ele decide se continuava a “violar” o corpo de Heitor, seu inimigo e assassino de seu melhor amigo (Pátroclo) ou se atendia ao clamor de um pai que só queria dar um enterro digno ao seu filho, Heitor. As demais destacadas personagens interagem com Aquiles da seguinte forma:
Aquiles e Argamenon, Argamenon, irmão de Menelau  e comandante supremo dos aqueus precisava de Aquiles para vencer a guerra, porém ainda assim o traiu, fazendo-o abandonar a guerra.
Aquiles e Pátroclo, companheiro de batalha e melhor amigo de Aquiles, foi a sua morte que fez com que Aquiles com sede de vingança  retornasse à guerra entre Gregos e Troianos, foi por causa dele que Heitor foi morto e teve o seu corpo humilhado, Aquiles castigou o assassino do seu amigo. 
Aquiles e Heitor, príncipe de Troia, filho de Príamo, irmão de Páris e o melhor guerreiro troiano, foi assassinado em campo de batalha e humilhado depois de morto pela personagem principal devido ao facto de ter assassinado o melhor amigo do mesmo.
Aquiles e Príamo, rei de Tróia que através da sua súplica amoleceu o coração vingativo de Aquiles para que lhe devolvesse o corpo do seu filho, Heitor para ter um funeral digno.
Aquiles e Páris, filho do rei Príamo de Troia e que se apaixona por Helena, responsável pela flechada que acerta o calcanhar de Aquiles, vingando assim a morte de seu irmão Heitor.
4)R: A personagem principal lidou com os seus obstáculos, desafios e dilemas éticos baseado nos seus sentimentos e de outrem:
Obstáculos, movido pelo sentimento de raiva, ou seja, o que o fez ignorar o obstáculo de ter sido atraiçoado por Agamemnon e voltado à guerra foi o assassinato de seu melhor amigo e de igual modo foi isto que o fez cumprir com  a sua predestinação, trazendo a vitória aos Gregos.
Quanto aos Desafios, foram vencidos indo à luta, acreditando nele mesmo, pois já sabia que apesar do que diziam os oráculos ele era realmente um grande herói e guerreiro.
Os Dilemas Éticos, foram solucionados devido a empatia que ele teve para com o pai de Heitor, ou seja, só se colocando no lugar de um pai vendo o corpo do seu filho a ser “violado”, ele refletiu e por livre e espontânea vontade entregou ao pai o corpo de seu filho para que este lhe desse um enterro digno, deixando de lado assim toda a ira, sentimento de vingança e soberba que lhe tinham cegado ao ponto de agir de modo anti ético, desrespeitando um morto.
5)R: Imensas conclusões com relevância ética podem ser retiradas da Ilíada como:
1ª Aprender a perdoar por mais que alguém nos tenha feito um grande mal.
2ª A lealdade demonstrada pelas personagens de Ilíada é surreal, pois se nota que muitas brigas foram compradas e não criadas pelas próprias pessoas que vão à guerra, era literalmente “mexeu com um, mexeu com todos”.
3ª O amor de um pai, que o tornou destemido e fez com que se despisse da sua posição real para enfrentar o inimigo e pedir o corpo de seu filho, que ao meu ver, causou-me imensa melancolia ao ler uma obra.
4ª O valor da amizade verdadeira, pois quando um amigo realmente nos ama não vê esforços para nos estimar e honrar, passando até por cima de si mesmo para salvaguardar o amigo.
5ª A redenção, pois, nós até podemos errar, porém, aquando de uma autorreflexão e correção devemos reconhecer o que fizemos, arrepender-nos e nunca mais repetir tal acto.
6ª Não devemos viver a vida comprando a briga dos outros, pois isto gera um emaranhado de confusões e inimigos.
7ª Os nossos interesses ou sentimentos não devem prevalecer em detrimento dos interesses/sentimentos dos outros.
8ª A empatia move montanhas e muda o coração das pessoas.
9ª O amor pela pessoa amada não pode ser cego nem doentio ao ponto de fazermos atrocidades em nome dele.

Mais conteúdos dessa disciplina