Buscar

Prévia do material em texto

Componente - Educação Física
	3° bimestre
	Unidade Temática - Ginástica / Objeto do Conhecimento – Ginástica Geral
	
	Título da Aula 
	Aula 02 – Vamos brincar com a Ginástica?
	Ano
	4° ano
	Objetivos de aprendizagem
	· Experimentar e fruir a execução de elementos ginásticos de equilíbrio, apoios invertidos, saltos, giros e rolamentos, considerando os procedimentos de segurança; 
· Planejar e utilizar estratégias para a execução dos elementos ginásticos em contexto de brincadeiras e jogos.
	Conteúdo
	Ginástica Geral: RELEMBRANDO ALGUNS MOVIMENTOS GÍMNICOS
	Material necessário:
	Espaço aberto para movimentos.
RELEMBRANDO ALGUNS MOVIMENTOS GÍMNICOS 
Professor, no início da atividade, relembramos alguns movimentos gímnicos que os estudantes já experimentaram em anos anteriores. Para cada proposta de experimentação do movimento, colocamos uma sequência pedagógica priorizando a segurança dos estudantes e lembramos a importância de aumentar o nível de complexidade de acordo com a capacidade e limite de cada um. As atividades deverão ser realizadas na quadra ou em algum local onde os estudantes possam realizar os movimentos com segurança. Aos estudantes que já souberem ou tiverem grande facilidade na realização desses movimentos, pode-se solicitar que demonstrem e auxiliem os colegas com dificuldades. 
Professor, fique sempre atento à segurança de todos. Propomos que, no início de cada aula, você realize um aquecimento, que poderá ser por meio de alongamento. Escolha os movimentos de acordo com as características de suas turmas e com os elementos que serão trabalhados. Abaixo, sugerimos um vídeo para seu suporte, lembrando que o aquecimento serve para todos os movimentos gímnicos, independentemente do tipo de ginástica, e que se deve respeitar o limite de cada um.
BERGER GRÜNEWALD, S. Alongamento para ginástica rítmica - Sarah Berger Grünewald – HD. YouTube, 09 de junho de 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=IjLmxfy9ebs>. Acesso em: 22 abr. 2023.
Etapa 1 - Movimentos gímnicos
Professor, apresente aos estudantes figuras ou vídeos de movimentos gímnicos, por exemplo, uma criança realizando um giro, e pergunte se já realizaram esse movimento. Explore os diferentes movimentos, tais como saltos, giros, equilíbrios, acrobacias etc. Como variação, você poderá solicitar aos estudantes que apresentem um movimento que aprenderam na ginástica em anos anteriores. Observe quais movimentos os estudantes já conseguem fazer e quais não; aproveite para registrar e, caso seja necessário, adeque as atividades propostas às necessidades de sua turma. 
Professor, para as próximas atividades, é importante que você pontue aos estudantes que nem todos terão facilidade em realizar alguns movimentos gímnicos, mas cada um conseguirá participar das coreografias, independentemente de suas características físicas individuais, considerando-se o limite de cada um.
Etapa 2 - Retomando e vivenciando os elementos gímnicos
Professor, para esta atividade você poderá trabalhar algumas brincadeiras de equilíbrio, escolha a brincadeira de acordo com o perfil da turma. Importante manter o tempo didático para a roda de conversa ao final da aula para que os estudantes troquem ideias sobre estratégias, dificuldades, facilidades, sensações etc.
A seguir, algumas sugestões: 
Amarelinha - desenhe a amarelinha com linhas ou giz e desafie os estudantes a pularem em todas as casas com um pé só. No momento de pegar o objeto que jogou na casa, o estudante deverá fazê-lo com o corpo em posição de avião. 
Você pode fazer variações dessa brincadeira, mudando a forma de pegar o objeto na casa com outras posições. 
“Joquempô” - Com um giz ou uma fita crepe, desenhe, na quadra, um caminho cheio de curvas. Divida a turma em duas equipes; cada equipe deverá formar uma coluna em cada extremidade da trilha. 
Ao sinal do professor, o primeiro de cada coluna andará (não pode correr) na ponta dos pés, com os braços abertos nas laterais, pela trilha, o mais rápido que puder sem pisar fora da linha desenhada até encontrar o colega da outra equipe. Nesse momento, ambos deverão jogar uma partida de “joquempô”. Serão realizadas algumas adaptações para os movimentos da ginástica descritos a seguir: 
Como jogar? 
Para jogar o “joquempô”, alguns termos devem ser aprendidos e adaptados: 
1. Mão fechada - significa pedra. Substituir por: agachar e fechar o corpo. 
2. Mão aberta - significa papel. Substituir por: estender o corpo na ponta dos pés, com os braços abertos. 
3. Mão fechada com apenas os dedos indicador e médio estendidos, no formato em “V”. Substituir por: salto com as pernas afastadas. 
Algumas regras do jogo: para obter o resultado para pontuação, faz-se necessário seguir as orientações abaixo: 
1. A tesoura em competição com o papel será vencedora, pois ela o corta; 
2. O papel em competição com a pedra será vencedor, pois ele a cobre; 
3. A pedra em competição com a tesoura será vencedora, pois ela a quebra. 
O jogador vencedor do “joquempô” segue pela trajetória desenhada, enquanto o perdedor volta para o final da sua fileira, para outro jogador do início da fila encontrar o jogador da equipe contrária que venceu, ele e o adversário deverão novamente jogar o “joquempô”. 
Vencerá a equipe que alcançar a extremidade da trilha da equipe adversária. 
Professor, é possível incluir elementos de salto e equilíbrio na Corrida Joquempô.
“Pega-pega” - o pegador terá que pegar os participantes. 
Quando isso acontecer, deverão ficar “congelados” em uma perna só, com os braços em posição de avião, e só poderão ser descongelados quando forem tocados por outros participantes. 
Desafio - em pé, e com uma das pernas levantada para trás, abrir os dois braços para as laterais do corpo e manter o tronco do corpo o mais rente possível ao solo; contar quanto tempo consegue ficar na posição de avião. 
Rolamentos: Nesta atividade, coloque alguns colchonetes no chão e solicite aos estudantes que realizem rolamentos. Neste momento, observe-os e auxilie aqueles que necessitarem. Em seguida, proponha aos estudantes que realizem as seguintes atividades: rolamento lateral, primeiro para a direita, depois para a esquerda; 
• Solicite-lhes que realizem dois rolamentos em sequência; 
• Rolamento de costas; 
• Rolamento para frente e para trás.
Parada de mãos: 
Professor, a parada de mãos é um movimento presente nas Ginásticas. Nos anos anteriores, os estudantes vivenciaram esse movimento. É importante, neste momento, aumentar a complexidade. Solicite aos estudantes que realizem a parada de mãos na parede, saindo na parada rolo, ou seja, relaxando o pescoço, aproximando o queixo do peito, flexionando os cotovelos e deixando o corpo rolar para trás. 
Pontue a necessidade de estar atento à distância e aos limites do seu corpo. Depois, solicite-lhes que se organizem em duplas. Um realizará a parada de mãos, enquanto o outro dará “segurança”. Durante o movimento, o parceiro estará ao lado do executor, segurando suas costas e a parte da frente das coxas (quadríceps). O executor, a partir da posição em pé, apoia as duas mãos no solo, elevando as pernas para o alto, equilibrando-se de forma que o corpo forme um ângulo de 180º em relação ao solo, ou seja, esteja na posição invertida.
· Ambos os estudantes devem refletir sobre as percepções do exercício completo e, se possível, trocar as posições. 
· Solicite aos estudantes que realizem uma sequência com rolamentos e parada de mãos. Como sugestão, realizar uma parada de mãos e, em seguida, realizar um rolamento para frente; realizar um rolamento para frente e uma parada de mãos seguida de outro rolamento para frente.
Professor, caso um estudante não esteja seguro em receber o apoio de outro colega, você mesmo deverá auxiliá-lo.
Estrela: 
1 - Exercício de “coelhinho”: apoiando as duas mãos no chão, a partir da posição agachada, os estudantes jogam as pernas para cima (dobradas), invertendo o corpo para a posição “de cabeça para baixo”, tentando se equilibrar, voltando, posteriormente, à posição inicial.Os braços devem sempre se manter esticados, as mãos paralelas e as pernas unidas. 
2 - Com a mesma dinâmica do movimento anterior, os estudantes devem tentar passar as pernas por cima de algum obstáculo; como sugestão, pode ser uma corda estendida amarrada em dois cones ou um colchão enrolado, indo de um lado para outro. O apoio das mãos passa a ser lateral. 
3 - Igual à proposta 2, porém tentando passar com as pernas estendidas, sendo uma por vez. Deve-se observar e pontuar que cada estudante possui um lado dominante no qual ele encontra maior facilidade do movimento (alguns estudantes terão mais facilidade em coordenar primeiro o movimento da perna direita, mas outros terão mais facilidade com a perna esquerda). 
Observe os estudantes durante a realização dos movimentos. Identifique em quais movimentos eles apresentaram facilidade e as estratégias utilizadas ao realizá-los. Assim, na conclusão da aula, os estudantes podem socializá-las.

Mais conteúdos dessa disciplina