Buscar

Prévia do material em texto

ADMINISTRAÇÃO
PESQUISA DE MERCADO
Aracaju/2013
PESQUISA DE MERCADO
Edvânia Maria dos Santos
Fellipe Carvalho Da Silva
Manuela Nascimento Guimarães Santos
Renata da Silva Lima
Reginaldo Santos da Paixão
Thaiane Andrade Lima
Trabalho apresentado à disciplina de Pesquisa de Mercado atende a solicitação do Prof.ª Eduardo onde houve uma pesquisa quantitativa realizada na faculdade Estácio Fase. 
Aracaju/2013
APRESENTAÇÃO
Este relatório apresenta o resultado consolidado correspondente à pesquisa realizada na Instituição de Ensino Estácio Fase, 
 
EMPRESA PESQUISADA
INTELBRAS fundada em 1976 no Estado de Santa Catarina, uma empresa industrial com um capital 100% nacional, que atua na área de Tecnologia. Á Intelbras se encontra líder no mercado brasileiro de centrais telefônicas, telefones Fixos e centrais condominiais. 
A sua família de produtos está dividida nas linhas de Telecomunicações, Redes e Segurança eletrônica, com presença em todo o território nacional e em diversos países na América Latina e África.
Seus produtos são ofertados em aproximadamente 9 mil pontos de venda de varejo e em 10 mil revendedores corporativos.
A Intelbras conta com Quatro Fábricas. A primeira e Matriz na Cidade de São José, no Estado de Santa Catarina. Á segunda filial também no Estado da matriz na Cidade Sertão do Maruim, Á terceira na Zona Franca de Manaus no Estado da Amazônia. Á Quarta filial na Cidade de Santa Rita do Sapucaí no Estado de Minas Gerais. 
Á matriz e a Segunda fábrica produzem, exporta e abastece os Estados próximos da região Sul e Sudeste e alguns países da América do Sul próximos á região sul. 
A filial de Manaus produz, exporta e abastece os Estados e países próximos da região Norte e Continente Africano.
A filial de Minas Gerais produz e abastece os Estados da região Nordeste e Oeste do País. 
Portfolio Intelbras
Arranjo Físico por Linha:
Neste tipo de arranjo as máquinas, os equipamentos ou as estações de trabalho são colocados de acordo com a sequência de montagem, sem caminhos alternativos para o fluxo produtivo. O material percorre um caminho previamente determinado dentro do processo. Este arranjo permite obter um fluxo rápido na fabricação de produtos padronizados, que exigem operações de montagem ou produção sempre iguais. Neste tipo de arranjo, o custo fixo da organização costuma ser alto, mas o custo variável por produto produzido é geralmente baixo, caracteriza-se como um arranjo físico de elevado grau de alavancagem operacional. É um arranjo muito utilizado pela indústria e também por algumas organizações prestadoras de serviço.
Quando se fala em arranjo em linha, não se trata necessariamente de uma disposição em linha reta. Uma linha de produção retilínea tende a ficar muito longa exigindo áreas de longo comprimento, o que nem sempre é possível.
Para contornar este problema é comum que os engenheiros projetem linhas em forma de U ou S ou outra forma de circuito diferente, que possa ser exigível em função das instalações prediais de que a empresa pode dispor.
A Intelbras decidiu utiliza-se do arranjo físico por linha por ser uma estratégia de operação, a sua produção é fortemente realizada de forma linear através de seus funcionários. Ambos ficam sentados, conforme na Figura acima, enfileirados em uma esteira onde os produtos de acordo com a linha que está sendo fabricado vão passando e os mesmos são montados pelos funcionários. 
A produção da Intelbras reflete-se na quantidade de produtos ano/produzido, que chega a ser de um milhão e meio. Esse volume se dá devido à empresa trabalhar com alto volume de produção visando minimizar custo através deste arranjo.
As localizações das fábricas estão em pontos estratégicos para melhor atender aos seus Clientes fornecedores, traduzindo assim em rapidez gerando flexibilidade para o seu objetivo final que é o cliente. 
A Intelbras atua fortemente na qualidade e confiabilidade perante seus os clientes, através de assistência técnica em todas as Capitais, além de trabalhar com trocas expressas de alguns produtos, essa atividade é realizada através de uma comunicação via saque com a fábrica, com o número que vem na caixa do produto. Ex: Os radiocomunicadores. 
Vantagens do arranjo físico por produto
· Baixo custo unitário do produto devido ao grande volume de produção.
· Os baixos custos de treinamento devido à rotina e à simplificação das operações
· Manuseio simplificado de materiais 
· Alta produtividade
· Baixa quantidade de estoques de produto em processamento.
Desvantagens do arranjo por produto
· Altamente repetitivo, afetando o moral e a motivação de empregados.
· Rigidez no sistema, trazendo um grau considerável de inflexibilidade a variações no projeto do produto ou processo.
· Altos custos associados a quedas na demanda.
O arranjo por processo na empresa Intelbras é mais utilizado na linha de montagem de Telefonia, é realizado conforme a figura. 
O produto vem da linha de produção já montado e passa pelos processos:
1. Colocação de acessórios do tipo Cabo do fone e Cabo telefônico
2. Introdução do Manual do Produto
3. Embalagem do Produto
4. Inspeção de qualidade
5. Supervisão Final
Vantagens do arranjo físico por processo
· Atende a produtos diversificados em quantidades variáveis ao mesmo tempo: este tipo de arranjo permite que mais de um tipo e modelo de produto possam ser fabricados simultaneamente. Enquanto um produto está passando por um processo em determinado local, é possível que outro produto diferente esteja recebendo outro processamento, na mesma planta fabril:
· Menor investimento para instalação do parque industrial: quando equipamentos similares são agrupados, os custos de instalação geralmente diminuem. Por exemplo, determinados equipamentos ou operações exigem um sistema de exaustão de ar ambiente. Se eles forem agrupados, um único sistema poderá servir a diversas máquinas.
· Maior margem do produto: na verdade, a maior margem de contribuição não advém do tipo de arranjo físico, e sim do tipo de produto, de maior valor agregado, que, geralmente, se produz neste tipo de arranjo.
Desvantagens do arranjo físico por processo
· Dificuldade de balanceamento: devido à constante alteração do produto, a dificuldade em programar e balancear o trabalho é maior, além de se exigir que essas atividades sejam executadas em intervalos curtos de tempo, às vezes até diariamente. Isto costuma gerar estoques em processo mais elevados para compensar as diferenças de processamento;
· Exige mão-de-obra qualificada: por um lado, isto é tido como vantagem e, por outro lado, podem ser consideradas desvantajoso, empresas brasileiras acostumadas a lidar com folhas de pagamento de baixo valor, quando comparadas às empresas dos países mais desenvolvidos. 
· Baixos resultam na necessidade de maior quantidade de preparos de máquinas, proporcionalmente ao tempo que estas são mantidas em operação.
 
Arranjo Físico Celular
O arranjo físico do tipo celular procura unir as vantagens do arranjo físico por processo, com as vantagens do arranjo físico por produto. A célula de manufatura consiste em arranjar em um só local, conhecido como célula, máquinas diferentes que possam fabricar o produto inteiro. O material se desloca dentro da célula buscando os processos necessários, porém o deslocamento ocorre em linha. Alguns gerentes de produção que se referem ao arranjo celular como “mini linhas de produção”.
Arranjos físicos do tipo celular podem ser encontrados em vários tipos de organizações, não se restringindo apenas à área industrial. Os exemplos a seguir se referem a diversas aplicações do arranjo celular:
Não visualizamos o arranjo físico celular na empresa Intelbras.
Vantagens do Arranjo Físico Celular	
· Aumento da flexibilidade quanto ao tamanho de lotes por produto.
· Diminuição do transporte de material: as distâncias percorridas pelo material em uma célula deprodução são, geralmente, menores que o caminho percorrido pelo material em um arranjo físico por produto ou por processo.
· Diminuição dos estoques: a diminuição dos lotes mínimos de fabricação, por si só, reduz o estoque médio do produto fabricado.
· É mais fácil organizar o entrosamento entre os funcionários de uma mesma célula, tanto pela proximidade física que acontece nas mini linhas de produção, como pela facilidade de treinamento e rotação de tarefas entre os trabalhadores.
Desvantagens do Arranjo Físico Celular
· Específico para uma família de produtos: via de regra, uma célula é preparada para um único tipo ou família de produto. A célula e seus equipamentos tendem a ficarem ociosos quando não há programação de produção para aquela célula especifica, mesmo que existam recursos produtivos na célula que pudessem estar sendo utilizados;
· Dificuldade em elaborar o arranjo: a dificuldade e a complexidade na elaboração de um arranjo físico celular é maior que a dos arranjos por processo e por produto
CONCLUSÃO
Através da pesquisa realizada, podemos constatar o andamento dos arranjos por Produto e por Processo dentro da indústria Intelbras, considerando-se esta como bem estruturada e focada em realizar produtos de alta tecnologia e qualidade para seus clientes, conhecemos também quer á empresa atua com capital de 100% Brasileiro e isso é muito para nós, em virtude de estarmos na era tecnológica bem representados e cada vez mais ganhando mercados em outros Países e Continente.
O entrave quer encontramos na pesquisa foram do tipo. Algumas empresas como á citada na pesquisa não disponibilizam facilmente de materiais com Vídeos e Fotos de como realizam suas atividades dos arranjos citados. Infelizmente não foi possível apresentar nenhuma proposta de melhoria para a empresa, devido não termos realizado visita na fabrica as informações contidas nessa pesquisa foram realizadas através da comunicação com á empresa via e-mail e ligações telefônicas. 
Mais foi muito valida toda pesquisa, tivemos á oportunidade de aprender a analisar esses arranjos dentro da empresa. 
REFERÊNCIAS:
CORRÊA; Henrique L, Carlos A. ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES. 2º ed. São Paulo Atlas, 2004.
INDÚSTRIA; INTELBRAS S/A. Santa Catarina, 2013.
E-mail; http://www.ebah.com.br 2013.

Mais conteúdos dessa disciplina