Buscar

Causas do Abandono Escolar

Prévia do material em texto

Universidade Católica de Moçambique
Instituto de Educação à Distância
Tema do trabalho: Elaboração do Quadro Teórico
Nome do Estudante: Bento Moisés Balane
Código:708203768
Curso: Licenciatura em Ensino de Desenho
Ano de frequência: 1°
Turma: Única
Disciplina: MIC I
2º Trabalho
Docente: Marcos Francisco Balate
Chimoio, Julho de 2020
Índice
Resumo	5
Introdução	6
Objectivos da pesquisa	6
Geral:	6
Específicos:	7
Justificativa	7
Problematização	7
Hipóteses	8
CAPÍTULO I: FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA	9
1.1. Educação e abandono escolar	9
1.1.1.Educação	9
1.1.2.Tipos de educação	9
1.1.3Educação e família	10
1.1.4.Abandono escolar	10
1.2.Causas do abandono escolar em Moçambique	10
1.2.1. Causas externas do abandono escolar	11
1.2.2.Causas internas do abandono escolar	11
1.3.Consequênciasdo abandono escolar	12
CAPÍTULO II: METODOLOGIAS DE PESQUISA	12
2.1.Metodologias	12
2.1.1.Tipos de modelos de pesquisa	12
2.1.2.Modelos de pesquisa	13
2.1.3 .Técnicas de pesquisa	13
2.1.4.Métodos de abordagens	13
2.1.6.Métodos ou técnicas de análise de dados	14
2.1.6.1.Análise de dados	14
2.1.6.2.Interpretação dos dados	14
2.1.7.Descrição da população delimitação e amostra	14
2.1.8. Descrição do local de estudo	15
CAPITULO III: APRESENTAÇÃO ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS	16
3.1. Falta de acompanhamento dos alunos pelos pais e encarregados de educação face ascausas do abandono escolar	16
3.4. Consequências do abandono escolar dos alunos	17
Conclusão	18
Referências bibliográficas	19
Resumo
O presente trabalho versa das causas do abandono escolar no Distrito de Mabote, tendo como objectivo geral, analisar as causas de desistências escolares, caso Escola Primária do 1o e 2o Graus de Bovanane. Para compreender este fenómeno da desistência naquela instituição optou se pelo estudo do tipo exploratório numa abordagem do tipo qualitativa por considerarmos a melhor para alcançar os objectivos previstos dos quais: (i)Identificar as principais causas de abandono; (ii) Explicar a relevância da permanecia do aluno na escola; (iii) Descrever as consequências do abandono escolar, (iv) Propor alternativas para a superação do problema. Face a esta pesquisa, levanta-se a seguinte a questão de partida: Que factores contribuem para o abandono escolar na Escola Primária do 1º e 2º Graus de Bovanane? Este trabalho é relevante para os pais e encarregados de educação, num momento em que as respostas assim como as conclusões vão contribuir positivamente para a sociedade, sobre tudo na melhoria do processo de ensino e aprendizagem e na redução do analfabetismo no seio das populações. No que toca as técnicas de pesquisas usadas consistiram a pesquisa bibliográfica que obedeceu a selecção de obras bibliográficas, artigos científicos, Inquéritos, observação directa, com este método foi feita uma observação directa extensiva visando fazer o estudo dos alunos que abandonam a escola. Dos resultados obtidos do estudo, concluímos que a falta do acompanhamento dos alunos por parte dos encarregados de educação, falta de interesse por parte dos aos alunos, longas distâncias que os alunos percorrem de casa para escola, gravidezes precoces e a falta do conhecimento do valor da educação constituem as causas do abandono escolar.Para manter os alunos dentro da escola os professores devem organizar ciclos de interesse para a sua permanência nas escolas
Palavras-chave: Abandono escolar, educação, Processo de ensino e aprendizagem.
Introdução
A presente monografia versa sobre Causas do abandono escolar no Distrito de Mabote, visando abordar teoricamente as razões das desistências escolares na localidade de Mussengue concretamente da Escola Primária do 1o e 2o Graus de Bovanane. Este trabalho visa propor, ou seja, procurar os possíveis mecanismos para compreender as causas do abandono escolar na Escola Primária de Bovanane, de modo a garantir possíveis estratégias para a mitigação deste problema, e como sendo um estudo local, opta-se em referenciar aquilo que é o papel da educação para a sociedade local, trazendo aquelas que são as consequências que este problema pode causar para a própria escola, localidade, Distrito e no país em geral. Verificamos com facilidade que actualmente embora as taxas de escolarização tenham atingido valores bastante elevados para a população em idade escolar, é ainda acentuado o insucesso traduzido pelas elevadas taxas de abandono no ensino básico, pois é um fenómeno negativo para o indivíduo e para a sociedade, e a sua ocorrência tem consequências na vida dos jovens por via de falta de competências pessoais e de qualificação para a vida profissional
As desistências são uma realidade no país e constituem uma grande preocupação para as estruturas educacionais, pais e encarregados de educação. Um dos grandes problemas encontrados no ensino é o abandono dos alunos antes mesmo do final de ano lectivo,numa altura em que os actores da educação estão preocupados com a erradicação do analfabetismo,é inconcebível que crianças do ensino primário abandonem a escola antes mesmo de concluir pelo menos o ensino básico que afinal de contas é gratuito este cenário tem acontecido no segundo e terceiro trimestre não se percebendo a real causa motivadora do abandono escolar e isso tem influenciando negativamente no plano do governo. O caso referido neste trabalho será a base de estudo na Escola primária do 1º e 2º Graus de Bovanane no Distrito de Mabote.Em relação a organização do trabalho o mesmo encontra-se organizado da seguinte maneira, delimitação do problema a justificativa e os objectivos. De seguida fundamentação teórica, as metodologias, análise e interpretação dos resultados, e por fim a conclusão e sugestões.
Objectivos da pesquisa
Geral:
· Analisar as causas das desistências escolares no distrito da Mabote sobretudo na localidade de Mussengue caso da Escola Primária do 1o e2o Graus de Bovanane, 2015-2019.
Específicos:
· Identificar as principais causas de abandono na EP1/2 de Bovanane ;
· Explicar a importância da permanecia do aluno na escola;
· Descrever as consequências do abandono escolar;
· Propor alternativas para a superação do problema. 
Justificativa
Surgiu a vontade de escrever sobre o tema em 2015 no âmbito das práticas pedagógicas tendo notado que há uma necessidade de abordar o assunto visto que a Escola Primária do 1o e 2o grau de Bovanane reclamava pelas elevadas desistências que verificavam-se, também o fraco interesse por parte dos alunos juntamente com os pais e encarregados de educação em optar pela escolaridade.
Quanto a sua relevância, acredita-se que o trabalho possa ser útil no estudo das causas das desistências em escolas primárias, e espera-se que o trabalho sirva como um material de apoio no âmbito de resoluções de problemas relativos as desistências nas escolas primárias.
Do ponto de vista social este trabalho pode contribuir mostrando para a sociedade aquelas que são as vantagens da escolarização e os seus benefícios.
Do ponto de vista científico quanto no profissional a pesquisa pode ser usada de material de auxílio na construção de ideias sobre como minimizar este problema.
Do ponto de vista pessoal o trabalho vai ajudar em como superar este problema de desistência no local de trabalho.
Problematização
O nível de acesso no EP1/2 de Bovanane é muito alto, mas as taxas de conclusão não apresentam o mesmo grau de sucesso. A proporção dos alunos que concluem o ciclo completo do ensino primário (1ª a 7ª classes) permanece baixas.
Durante o estagio pedagógico realizado no ano 2019 naquela escola constatou-se que do universo dos 408 alunos que aescola dispunha no inicio do ano já haviam desistido 65 alunos o que correspondia a 15.9% sendo que a classe com mais índices de desistência foi a 2ª classe com 18 alunos, seguida pela 6ª e 7ª classe com 15 alunos para cada e por fim a 3ª 4ª e 5ª classe com nove, cinco etrês respectivamente.
Falando mesmo neste sentido das desistências escolares, e encarregados de educação sendo os responsáveis pela motivação da criança nas actividades da escola,deviam de certa forma mostrar o mínimo interesse na assistência dos seus filhos, isto porque a escola reclama pela não recepção de nenhum encarregado de educação para a assistência dos seus filhos. Face a este problema, levanta-se a seguinte questão de partida: Que factores contribuem para o abandono escolar na Escola Primaria do 1º e 2º Graus de Bovanane?
Hipóteses
H1:A falta de acompanhamento dos alunos pelos pais encarregados de educação e do incentivo por parte dos professores contribui para o abandono escolar;
H2:As distâncias percorridas pelos alunos para a escola, contribuem para o abandono escolar dos alunos;
H3: Gravidezes, Casamentos prematuros e a falta de conhecimento sobre o valor da educação tanto pelos pais/encarregados de educação assim como pelos alunos contribuem para o abandono escolar.
CAPÍTULO I: FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O capítulo em abordagem, vai trazer conceitos chaves deforma a alcançar os resultados da inquietação assenta no primeiro objectivo específico de modo também a assimilar através de várias literaturas que versam acerca das causas que de alguma maneira têm-se notado como decisivos no acto do abandono dos alunos nas escolas primárias, definir-se-á Educação, de seguida trazer os tipos de Educação de modo a compreender a origem da Educação, causas do abando escolar em Moçambique, consequências que o abandono escolar pode causar nos seres humanos e no desenvolvimento do nosso país, sobretudo no âmbito cognitivo e no aspecto socioeconómico.
1.1. Educação e abandono escolar
1.1.1.Educação
Tem sido abundante considerar educação como um processo de adquirir experiências que actuam sobre a mente e o seu físico, também como PARISI(1985: 123) acrescenta queessas experiências influenciam o comportamento em termos de ideias ou acções, enquanto outros poderão ser rejeitados e não assimilados. 
Da mesma forma NERICE (1989:264), considera a educação como um processo de capacitação do indivíduo no sentido de, orientá-lo a agir conscientemente mediante as diversas situações do quotidiano, correlacionando aprendizagens anteriores com o intuito de garantir a fácil integração de cada indivíduo, com isso não excluindo as necessidades indivíduas nem colectivas. 
1.1.2.Tipos de educação
No que tange ao nível de formalização, podemos encontrar situações educativas: formais, não-formais e informais. Conforme COLLETA (1996: 45) “afirma que os critérios de diferenciação das diferentes situações educativas passam pelo grau de intencionalidade, deliberação e estruturação”. Assim, tema ver com o grau de planificação, com a intenção, e com a formalização das actividades ou processos educativos.
Geralmente, a diferença entre formal, não formal e informal é estabelecida tomando por base o espaço escolar. “Assim, acções educativas escolares seriam formais e aquelas realizadas fora da escola não formais e informais” MARANDINO; SELLES; FERREIRA, (2009:133).
1.1.3Educação e família
O intercâmbio entre a escola e a família é essencial para o sucesso escolar, uma vez que “a acumulação de esforços no mesmo sentido favorecerá e potenciará o desenvolvimento do aluno” Nobre e Soveral, (1995: 13).
 Torna-se necessário ajudar famílias mais pobres ou com pouca cultura de escolarização a perceber o papel fulcral da escola, bem como a interiorizar a função da família nesta interacção constante e sistemática, como parte do “sistema sociopolítico em que ambas se inserem e que coloca a família numa posição hierarquicamente inferior à da escola” Relvas, (1996: 122).
1.1.4.Abandono escolar
Entende-se como abandono escolar, um processo segundo a qual uma criança, por razões sejam elas internas ou externas decide-se livrar dos estudos. Razões internas segundo KELLY (1994: 73), refere-se quando uma escola não estiver em condições de receber os seus alunos podendo ser por deficiência ou outros problemas do aluno. Quanto às razões externas, para mesmo autor referem-se asquestões sociais que contribuam para o abandono escolar.
Na mesma ordem de ideias KELLY e citado por LEMMER, (1994:82), afirma que as desistências e abandono podem ser classificados em duas vastas categorias que são: causas externas e as causas relacionadas com a escola a primeira categoria inclui problemas financeiros e economia obrigações familiares pressões de grupos de companheiros. A segunda inclui o currículo irrelevante ou métodos de ensino fracos horários escolares inflexíveis, professores gestores e outro pessoal escolar com falta de sensibilidade e de cuidado, e Como resultado de todos estes elementos acima descritos os alunos acabam abandonando a escola”.
1.2.Causas do abandono escolar em Moçambique
Quanto as causas do abandono escolar podemos encontrar duas classificações principais, as causas externas e causas internas ou causas relacionadas com a escola. A questão do abandono escolar no país, torna um ponto de reflexão para vários autores a título de Caetano (2013: 05), conforme deixa o seu parecer frisando que o abandono escolar em Moçambique, geralmente acredita-se ser uma questão aliada a pobreza que assola o país associado a baixo financiamento que tem vindo a receber e que muitas vezes não suporta o custo de recrutamento e formação de novos professores necessário para cobrir o défice, exemplo dos residentes em zonas rurais, abandonam mais frequentemente do que os seus colegas urbanos. 
Ainda na mesma linha de pensar, KELLY (1994:84), afirma que falta de escolas, as grandes distâncias entre a escola e casa têm sido apontadas como um dos factores impulsionadores do abandono escolar. Por exemplo, no distrito de Nicoadala no povoado de Nhafuba o ensino lá existente vai até a 7ª classe, depois de concluir este nível, e para dar continuidade, os alunos são obrigados a percorrerem mais de 25 km ou mais e em muitos casos os pais e encarregados de educação não possuem condições para suportar o ensino dos seus educando. O mais agravante é que no distrito em causa, as escolas não possuem lar para os estudantes. 
1.2.1. Causas externas do abandono escolar
CAETANO (2013: 15), afirma que devido às semelhanças dos argumentos, as causas externas muitas das vezes confundimos com as causas socioeconómicas. Afirma ele que as crianças que vivem na pobreza têm menores probabilidades de completar a escolaridade. O estudo mostra que algumas famílias não têm possibilidade para pagar as propinas escolares, livros e materiais, transportes e uniformes. Aparentemente, algumas crianças abandonam por vergonha da sua relativa pobreza, que se reflecte nas roupas e na falta de almoço.
Em famílias rurais e de baixo rendimento as raparigas são necessárias em casa para tomarem conta dos irmãos mais novos e fazerem os trabalhos domésticos e tarefas na agricultura. É também habitual em escolas por todo mundo e Moçambique não foge a regra que as raparigas sejam excluídas quando engravida. Como forma de sublinhar a não introdução do ensino bilingue referida anteriormente, o autor aponta aqui nos factores externos que os alunos com conhecimento limitado da língua portuguesa encontram-se muitas vezes em risco de fracasso educativo, devido aos desafios que enfrentam na sala de aula, particularmente quando não são disponibilizados prontamente programas bilingues com o Português como segunda língua.
1.2.2.Causas internas do abandono escolar
Conforme a classificação feita por KELLY e LEMMER (1994:89) anteriormente, fica claro que as causas internas referem-se os casos de a escola não estar em condições de responder as necessidades básicas dos alunos o que possibilita o maior índice do abandono escolar. Segundo Baptista(2011: 44)refere a impossibilidade de a escola receber os alunos que sofrem de algumas deficiências físicas, psicológicas, etc. o exemplo disso ele busca dados obtidos na Escola Primária de Bovanane onde cerca de 12 alunos que frequentavam as classes de 3a, 4a e 5a respectivamente teriam abandonado os seus estudos devido a falta de condições na escola para atender necessidades dos alunos em alusão.
1.3.Consequênciasdo abandono escolar
Várias sãoas consequências resultantes do abandono escolar, que têm afectado de uma forma negativa o desenvolvimento do nosso país. Para os alunos que não completam a escolaridade básica formal as possibilidades de obter um emprego são mais restritas ou quase impossível de sonhar com um emprego formal. As pessoas que não conseguem prosseguir com os estudos ou que abandonam a escola estarão em desvantagem no mercado de trabalho na medida em que a economia da província e dos pais em geral estará crescendo, porque existirá maior competitividade e especialização no mercado de emprego.
CAPÍTULO II: METODOLOGIAS DE PESQUISA
Neste capítulo referente as metodologias de pesquisa, serão abordados os seguintes pontos: tipos de modelos de pesquisa; técnicas de pesquisas a serem usadas; descrição da população e amostra; delimitação de amostra em forma de tabela; métodos de abordagens a serem usadas; o método de análise de dados e a descrição do local em estudo.
2.1.Metodologias
Metodologia seria um conjunto de métodos, isto é, um estudo dos caminhos para se chegar a um determinado fim, com o objectivo de analisar as características dos vários métodos tais como: avaliar capacidades, limitações e criticar os pressupostos quanto a sua utilização. Não obstante, é também entendida como metodologia, uma forma de conduzir a pesquisa ou um conjunto de regras para o ensino de ciência e arte. Para terminar, pode-se dizer metodologia é a explicação detalhada e exacta de toda a acção desenvolvida no acto da realização de um trabalho de pesquisa.
2.1.1.Tipos de modelos de pesquisa
Existem diferentes tipos de modelo de pesquisa que se enquadram de acordo com os vários propósitos, objectivos e procedimentos que o pesquisador deseja utilizar como método científico do seu estudo, MARCONI & LAKATOS (2003:220). Afirmam que para saber qual o modelo mais adequado, o investigador precisa levar em consideração a finalidade do seu trabalho, a abordagem que deseja usar, entre outras características que condizem com o seu objecto de estudo. São vários os modelos de pesquisa como o modelo de investigação básica, o modelo de Pesquisa Aplicada, modelo de pesquisa descritiva, o modelo de pesquisa exploratória e o modelo de Pesquisa Explicativa.
2.1.2.Modelos de pesquisa
A pesquisa científica possui diversas modalidades, cada qual desenvolvido por um ou mais métodos. Entre suas modalidades, há dois tipos que são gerais e abrangem outras formas de pesquisar: a pesquisa qualitativa e a pesquisa quantitativa. Nestas duas modalidades, mostram-se aplicações e diferenças, além da possibilidade de interligação entre as duas: (MARICONI & LAKATOS, 2003:221).
2.1.3 .Técnicas de pesquisa
Técnica é um conjunto de preceitos ou processos de que se serve uma ciência ou arte; é a habilidade para usar esses preceitos ou normas, a parte prática. Toda ciência utiliza inúmeras técnicas na obtenção de seus propósitos MARICONI & LAKATOS (2003:174).
São avançadas 4 técnicas de pesquisa a destacar:
· Documentação indirecta;
· Documentação directa;
· Observação directa intensiva e
· Observação directa extensiva.
2.1.4.Métodos de abordagens
Segundo ANDRADE (2001:130-131), são tidos como métodos de abordagens“aqueles que possuem carácter mais geral. Estes métodos são responsáveis pelo raciocínio utilizado no desenvolvimento da pesquisa, ou seja, são procedimentos gerais, que norteiam o desenvolvimento das etapas fundamentais de uma pesquisa científica. Dentre os métodos de abordagem, destacam-se: método indutivo dedutivo e o dialéctico”
Indutivo é um método responsável pela generalização, isto é, parte-se de algo particular para uma questão mais ampla, ou seja, geral. Ao contrário do método indutivo, este tipo de método parte de algo geral para particular. Essencialmente, os raciocínios dedutivos se caracterizam por apresentar conclusões que devem, necessariamente, ser verdadeiras caso todas as premissas sejam verdadeiras e se o raciocínio apresentar uma forma lógica valida MEZZAROBA e MONTEIRO(2003:65).
2.1.6.Métodos ou técnicas de análise de dados
A análise de dados busca compreender o significado dos dados colectados e facilitar a compreensão das hipótesesuma vez manipulados os dados obtidos os resultados, o passo seguinte é a análise e interpretação dos mesmos, constituindo-se ambas no núcleo central da pesquisa. 
Para BEST citado por MARICONI & LAKATOS (2003:167), "representa a aplicação lógica dedutiva e indutiva do processo de investigação". A importância dos dados está não em si mesmos, mas em proporcionarem respostas às investigações. 
A análise e interpretação são duas actividades distintas, mas estreitamente relacionadas e, como processo, envolvem duas operações: Análise e Interpretação.
2.1.6.1.Análise de dados 
De acordo com TRUJILLO citado por MARCONI & LAKATOS (2003:167). Análise é a tentativa de evidenciar as relações existentes entre o fenómeno estudado e outros factores. Essas relações podem ser "estabelecidas em função de suas propriedades relacionais de causa-efeito, produtor-produto, de correlações, de análise de conteúdo etc.
2.1.6.2.Interpretação dos dados
É a actividade intelectual que procura dar um significado mais amplo às respostas, vinculando-as a outros conhecimentos. Em geral, a interpretação significa a exposição do verdadeiro significado do material apresentado, em relação aos objectivos propostos e ao tema. Esclarece não só o significado do material, mas também faz ligações mais amplas dos dados discutidos. Na interpretação dos dados da pesquisa é importante que eles sejam colocados de forma sintética e de maneira clara e acessível. 
2.1.7.Descrição da população delimitação e amostra
Entende-se como População pessoas que se podem apresentar como seres animados ou inanimados, que apresentam pelo menos uma característica em comum. 
Como população para o presente estudo, teremos alunos, professores da Escola Primária do 1º e 2º Graus de Bovanane e pais encarregados de educação.
Como modalidade de selecção da amostra, usaremos a de conveniência este tipo de amostra consiste em seleccionar elementos que satisfazem aquelas que são as condições de estudo, neste caso para o presente estudos eleccionar-se-ão 7professores 25 alunos da Escola Primária do 1º e 2º Graus de Bovanane e 10 pais e encarregados de educação.
Ademais, a escola apresenta um número total de 7 professores que leccionam desde o 1º e 3º ciclo, um chefe de secretaria e um técnico auxiliar. Em relação aos alunos, a escola apresenta um número total de 320 alunos, dos quais 148 são raparigas e172são rapazes, esses alunos encontram-se distribuídos na escola desde a 1ª classe ate a 7ª classe.
Tabela 1: População e amostra
	Designação 
	População
	Amostra
	Alunos 
	320
	25
	Professores 
	7
	7
	Corpo não docente 
	2
	_____
	Pais encarregados de educação 
	10
	10
	Total
	339
	42
2.1.8. Descrição do local de estudo
A Escola Primária do 1º e 2º Graus de Bovanane é uma escola do ensino primário localizada na Província de Inhambane, Distrito de Mabote, Posto Administrativo de Zinave, na Localidade de Mussengue. Dista 14 km da Vila Sede de Mabote Distrito do mesmo nome.
Tem como infra-estruturas que garantem o seu funcionamento 04 (quatro) salas de material convencional e 01 (uma) sala de material misto. Possui igualmente 01 (uma) secretaria construída de material misto, 01 (um) armazém construído a material misto, 05 (cinco) latrinas melhoradas, 03 (três) urinóis construídos a material local, 01 (uma) bomba manual de água, 01 (um) tanque para a captação de água das chuvas e um quintal de vedação de estacas (micose).
Durante o período de 2015-2019, a Escola primária do 1º e 2º Graus de Bovanane tem verificado um crescimento no que diz respeito aos alunos matriculados por ano, e nesse crescimento a equidade de género está presente apesar de ainda ter muito a fazer para atingir números iguais de rapazes e raparigas dentro das salas de aula. As desistências têm contribuído para o fraco aproveitamento pedagógico, a medida que os alunos vão saindo da escola durante o ano lectivo. Abaixo umquadro que mostra como esse período se caracterizou:
Tabela 2: Alunos inscritos e desistentes no período de 2015-2019
	Ano/classe
	Alunos no início
	Desistência 
	% Desistente
	Alunos fim
	
	
	H
	M
	HM
	H
	M
	HM
	H
	M
	HM
	H
	M
	HM
	2015
	1ª -7ª 
	123
	145
	368
	23
	23
	46
	6.25
	6.25
	12.5
	100
	122
	322
	2016
	1ª-7ª 
	133
	165
	298
	33
	25
	58
	11
	8.4
	19.4
	100
	140
	240
	2017
	1ª -7ª 
	154
	122
	376
	17
	23
	40
	4.5
	6.1
	10.6
	104
	99
	336
	2018
	1ª -7ª 
	142
	244
	386
	25
	19
	44
	6.4
	4.9
	11.3
	98
	119
	342
	2019
	1ª -7ª 
	165
	243
	408
	31
	34
	65
	7.5
	8.3
	15.9
	131
	209
	343
CAPITULO III: APRESENTAÇÃO ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS
O presente capítulo vai trazer a apresentação, análise e interpretação dos dados recolhidos na Escola Primária do 1º e 2º Graus de Bovanane. Os dados serão apresentados de forma a esclarecer a real situação da escola segundo os seus intervenientes directos, os professores, alunos e pais encarregados de educação 
3.1. Falta de acompanhamento dos alunos pelos pais e encarregados de educação face ascausas do abandono escolar
De acordo com os dados colhidos do questionário feito aos professores, alunos e pais encarregados de educação sobre as causas o abandono Escolar de alunos chegou se a seguinte conclusão 
Dos 7 professores inqueridos, 6responderam positivamente o que equivale a 85.7%afirmam que a falta de interesse pela escola, falta de acompanhamento dos alunos pelos pais e encarregados de tem sido as causas de desistência,1 professor correspondente a 14% afirmou a pobreza como causa do abandono. Ainda na mesma questão dos 25 alunos questionados 21 correspondentes a (84%) afirmaram a falta de interesse e a falta de acompanhamento dos alunos pelos pais como sendo as reais causas do abandono escolar. Dos 25 alunos 4apontaram a pobreza correspondente a 16%. Os pais encarregados quando questionados 8 pais o que corresponde a (80%) coincidirão com as respostas dos professores e alunos ao apontarem a falta de interesse e falta de acompanhamento dos alunos pelos pais e encarregados de educação e 2 que equivale a (20%) apontaram as actividades de agricultura e pastagem do gado.
Tabela 3: Falta de acompanhamento dos alunos pelos pais e encarregados de educação
	Professores 
	%
	Alunos 
	%
	Pais e encarregados de educação 
	%
	Total 
	%
	6
	85.7
	21
	84
	8
	80
	35
	83.3
3.4. Consequências do abandono escolar dos alunos
De acordo com os dados colhidos do questionário feito aos professores, alunos e pais encarregados de educação para responder um dos objectivos da pesquisa no que concerne as consequências do abandono escolar do aluno, deram as seguintes respostas:
7 Professores que correspondem 100% a afirmaram que o aluno que abandona tem como consequências: menor sucesso no mercado de trabalho e envolvimento nas actividades criminosas e consumo de drogas. Dos 25 alunos, 23queequivalem a 92% apontaram menor sucesso no mercado de trabalho envolvimento nas actividades criminosas e consumo de drogas sendo que 2alunos correspondentes a 8% apontaram a prostituição. No tocante aos pais e encarregados de educação, dos 10 inqueridos todos afirmaram que tem como consequência menor sucesso no mercado de trabalho e envolvimento nas actividades criminosas e consumo de drogas correspondendo a 100%.
Tabela 6: Consequências do abandono escolar dos alunos
	Professores 
	%
	Alunos 
	%
	Pais e encarregados de educação 
	%
	Total 
	%
	7
	100
	23
	92
	10
	100
	40
	95.2
Conclusão
De acordo com o estudo feito na Escola Primária do 1º e 2º Graus de Bovanane e das análises dos dados recolhidos conclui se que a falta de acompanhamento dos alunos pelos Pais e encarregados de educação, falta de interesse por parte dos alunos contribui para o abandono escolar também as distâncias longas que os alunos percorrem de casa para escola influenciam no abandono escolar, as gravidezes e casamentos prematuros param alunos do 3º ciclo que apresentam uma idade avançada e que estas gravidezes partem da diversão nocturna ilimitada. Estas hipóteses foram confirmadas pelos professores alunos e pais encarregados de educação.
Para além das hipóteses traçadas também foram apontadas outras causas do abandono como é o caso das actividades de agricultura e pastagem de gado, pobreza que esta tem feito algumas crianças abandonarem para se dedicar as actividades remuneráveis como forma de ajudar os pais.
De acordo com o estudo feito, conclui-se que os alunos que abandonam a escola correm o risco de não se enquadrar no mercado de trabalho, envolvendo se nas actividades criminosas e de consumo de drogas. Por falta de interesse que os alunos têm pela escola e pela falta do conhecimento do valor da educação alguns alunos inqueridos não viram a importância de permanecer na escola. 
Sugestões
Aos professores da EP1/2 de Bovanane
· Realizações de palestras com o intuito de demonstrar aos alunos a importância da escola;
· Um sistema de controlo mais eficiente que não se limita somente nas chamadas diárias dentro das salas de aulas, mas também do controlo do aproveitamento do aluno;
· Os professores devem encorajar os alunos mais fracos a se interessar pela escola, motivá-los a esforçar-se mais e a ganhar interesse pela escola.
· Sempre que se verificar mudanças de comportamento e de aproveitamento de um certo aluno os professores deviam aproximar aos encarregados de educação, para saber o que esta acontecendo e juntos ajudar o aluno;
· Criação de ciclos de interesse.
Referências bibliográficas
ANDRADE, Bila. Métodos de abordagens para uma pesquisa científica. 2a edição. São Paulo. 2001.
BAPTISTA, Afonso. Inclusão escolar dos alunos com necessidades educativas especiais. 2ª edição, Maputo,2011. 
CAETANO, Ildefonso Age. Causas do abandono escolar. 2013. In: https://www.webartigos.com/artigos/o-abandono-escolar-em-mocambique/103984
COLLETA, Fernando. Tipos de Educação, Lisboa.1996.
DURKHEI, Sociologia, educação e moral. Porto, Portugal: Rés editora. 2001.
GIL, AntónioCarlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4ª Edição. São Paulo Atlas,1974.
KNECHTEL, Maria do Rosário.Uma abordagem teórico-prática Metodologia da pesquisa em educação dialogada. Curitiba: Intersaberes, 2014.
LAKATOS, EVA MARIA. Fundamentos de metodologia científica. Marina de Andrade Marconi, Eva Maria Lakatos. - 5. Ed. - São Paulo: Atlas 2003.
LEMMER, Eleonor.Educação Contemporânea questões e tendências globais,1ª Edição, texto Editores, Maputo – Moçambique,2005.
LIBÂNEO, J. C. O processo de ensino na escola. São Paulo: Cortez, 1994.
MEZZAROBA, Orides Monteiro. Manual de metodologia de pesquisa no direito,4ª edição.Rev.Actual São Paulo. Saraiva 2008. (2003:71).
NATRIELLO,A. As consequências do abandono escolar: LEMMER, Eleonor,EducaçãoContemporânea questões e tendências globais,1ª Edição, texto Editores, Maputo – Moçambique,2005.
PARISI, Mário. Fundamentos de Educação. 2a edição. São Paulo. 
PIAGET, Jean. Psicologia e pedagogia. São Paulo: Summus, 1984
Janosz, M. &Blanc. M. (2000). Abandono escolar na adolescência: Factores comuns e trajectórias múltiplas . Revista Portuguesa de Pedagogia , 34 (1,2,3), 341-403. 
Jorge, I. (2007). Abandono escolar precoce e desqualificado . Correio da Educação nº305. Lisboa: ASA.
19

Mais conteúdos dessa disciplina