Buscar

A musicalização é uma importante ferramenta no ensino aprendizagem da criança na educação infantil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A musicalização é uma importante ferramenta no ensino aprendizagem da criança na educação infantil (MACEDO; PETTY; PASSOS, 2005).
 De acordo com o Referencial Curricular para a Educação Infantil (BRASIL, 1998), o ponto de partida para a musicalização está em proporcionar vivencias com as quais as crianças possam ouvir, cantar, brincar de roda, brinquedos rítmicos, que são atividades que estimulam e desenvolvem o gosto pela atividade musical. A Música é parte do cotidiano infantil, em todas as atividades ela se faz presente dando suporte para a aprendizagem, ensinando valores morais e éticos entre outras inúmeras funções relacionadas com a mesma, tendo em vista as rotinas desenvolvidas nas creches e outras instituições que atendam crianças.
 Por meio da música, a criança pode se expressar, brincar, entrar em contato com as vivências familiares, desenvolver seu vocabulário. Também ajuda a estabelecer uma boa linguagem falada e escrita. Assim, a prática musical favorece o desenvolvimento da criança nos aspectos atenção, memorização, raciocínio lógico, fazendo com que aprendam a interagir umas com as outras (BRÉSCIA, 2003). 
A música pode possibilitar, no imaginário da criança, a passagem para um mundo desconhecido. É da própria natureza da música nos encantar com fantasias e imaginações, ou seja, tudo isso pode ocorrer com o simples fato de ouvi-la. Ela surge por meio dos sons e está inserida no cotidiano das pessoas: na fala, nos objetos que se utiliza no dia a dia, no movimento, entre outros exemplos.
 O ensino da música pode favorecer o desenvolvimento da criança, auxiliando-a nas situações cotidianas de falar, cantarolar, explorando os sons que pode produzir. Ela pode fazer inúmeros experimentos imitando os sons e nessas situações vai adquirindo conhecimento de mundo. “A linguagem musical é excelente meio para o desenvolvimento da expressão, do equilíbrio, da autoestima e autoconhecimento, além de poderoso meio de integração social” (BRASIL, 1998, p.49). 
Na educação infantil, o ensino da música vem como forma de compreensão de mundo. Ao nascer, a criança vai se desenvolvendo, com a ação de falar, cantarolar, explorando assim esse universo sonoro com sons que podem ser produzidos por ela própria. Pode, por exemplo, explorar algum objeto como um chocalho, até mesmo uma bexiga rasgada, sem que seja necessária a orientação de um adulto, pois por si
10 mesma percebe a produção dos sons dependendo da maneira que o manuseia. E, simultaneamente, acompanha cantarolando, fazendo seu ritmo e sua melodia.
 Esses são os primeiros passos da criança em relação à música, ou seja, por meio dos sons e movimentos que são produzidos por ela mesma, pois é um ser que vive em constante interação com o corpo. Por meio das diversas experiências que participa envolve-se com os sons, ritmos que seu próprio corpo pode produzir.
A criança não é um ser estático, ela interage o tempo todo com o meio e a
música, tem esse caráter de provocar interação, pois, ela traz em si.
ideologias, emoções, histórias, que muitas vezes se identificam com as de
quem ouvem (GONÇALVES; SIQUEIRA; SANCHES, 2009, p. 02).
 Dessa maneira, a música não precisa ser usada apenas relacionada aos conteúdos; cabe ao professor proporcionar situações de musicalidade, estimulando e orientando as crianças a partir do som e do ritmo que ouvirem. A música tem como finalidade auxiliar o professor em suas tarefas diárias e ajudar o aluno em seu desenvolvimento intelectual, motor e social. Também ajuda a combater a agressividade, pois canaliza o excesso de energia e desenvolve o espírito de iniciativa, além de ser um grande benefício para a formação e o desenvolvimento do equilíbrio e da personalidade da criança.
 A criança que consegue desenvolver pouco a pouco a apreciação sensorial aprende a gostar ou não de determinados sons e passa a reproduzi-los. A boa música harmoniza o ser humano no que diz respeito aos pensamentos, sentimentos e ações. Para Gainza (1998), a música é um importante elemento, pois mobiliza e contribui para a transformação e o movimento.
 A música está inserida em nosso cotidiano, e na escola transforma o ambiente, cabendo ao professor fazer uso dela. Pode, também, ajudá-lo na rotina diária, e ao aluno no seu desenvolvimento. Por ser importante ferramenta de comunicação, quando utilizada na escola, mais precisamente na educação infantil, pode contribuir para a oralidade das crianças, e para atingir vários objetivos propostos pelo professor.
 Por meio da música podemos estimular os sentimentos nos seres humanos. No ambiente escolar, as atividades musicais estão ligadas à dança, aos gestos e à escuta. Ao se propor a discussão da parceria entre música e educação infantil, destacamos que ela deva ser trabalhada de maneira que as crianças possam
11 expandir a criatividade, a imaginação e explorar os sons, facilitando o seu desenvolvimento. Para Chiarelli (2005), a música é importante para o desenvolvimento da integração social da criança e a harmonia pessoal, facilitando a integração e a inclusão. 
Vimos que a música está inserida nos mais variados momentos: no ninar, no comer, nas cantigas, sempre iniciados pelo adulto. No ambiente escolar, o professor deve ser um elo entre a música e a criança, aproveitando o conhecimento prévio que a criança possui. Portanto, no ensino da música devemos priorizar objetivos que estimulem a criatividade, a socialização, a imaginação, entre outros.
BRASIL. Lei Federal n. 8069, de 13 de julho de 1990. ECA - Estatuto da Criança e
do Adolescente.
______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação: Lei nº 9.394/96. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Ministério da Educação e do Desporto,1996.
 _______. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. (volumes 1 e 2). 
BRÉSCIA, V. L. P. Educação Musical: base psicológica e ação preventiva. São Paulo: Átomo, 2003.
GONÇALVES, A. R.; SIQUEIRA, G. M.; SANCHES, T. A importância da música na
educação infantil com crianças de 5 anos. Lins, 2009. Disponível em:http://www.unisalesiano.edu.br/. Acesso em: 16 ago. 2013.
LOUREIRO, Alicia Maria Almeida. O ensino de música na escola fundamental. Campinas: Papirus, 2012.

Mais conteúdos dessa disciplina