Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

QUESTÃO 1: O amadurecimento de linfócitos é o processo pelo qual os progenitores nos órgãos linfóides centrais, como o timo e a medula óssea, se diferenciam em linfócitos maduros, que se localizam nos tecidos periféricos. Sobre esse processo, assinale a alternativa INCORRETA:
a) Os receptores de superfície específicos são estimulados a iniciar o programa de expressão sequencial de genes que leva a célula em desenvolvimento a se tornar B ou T.
b) Durante o processo de amadurecimento de linfócitos ocorre um rearranjo dos receptores de antígenos e expressão das proteínas receptor e eventos de seleção que eliminam as células potencialmente perigosas que reconhecem autoantígenos.
c) Ocorre proliferação dos progenitores e das células imaturas fornecendo uma grande quantidade de células de células que poderão gerar linfócitos úteis.
d) A diferenciação das células T e B em subpopulações funcionais e fenotipicamente distintas fornece a especialização que é característica da resposta imune inata.
e) Rearranjo e Expressão dos genes do receptor de antígeno, resulta em uma enorme diversidade do reportório de células T e B maduras.
QUESTÃO 2: Tolerância imunológica é definida como a não responsividade a um antígeno, induzida pela exposição prévia a este antígeno. A auto tolerância é o mecanismo que impede que o nosso sistema imunológico seja responsivo aos antígenos próprios, evitando a ocorrência de doenças autoimunes. A obtenção de tolerância é dependente de fatores estão associadas aos antígenos. Dos fatores abaixo, qual NÃO está relacionado com o desenvolvimento de tolerância:
a) Os antígenos devem ser apresentados por células apresentadoras de antígeno com alto nível de coestimuladores.
b) Os antígenos devem estar presentes em altas doses.
c) É necessário que os antígenos permaneçam por períodos prolongados no organismo.
d) Os antígenos têm como porta de entrada a via oral e via intravenosa.
e) Os antígenos devem estar presentes nos órgãos linfóides geradores.
QUESTÃO 3: No processo de desenvolvimento ou amadurecimento de linfócitos T ou B é sintetizado um conjunto de receptores de antígenos que é nominado de repertório imunológico, na formação desses receptores ocorre uma recombinação gênica com formação de aproximadamente 10² diferentes receptores. Sobre esse evento é INCORRETO afirmar que:
a) O repertório imunológico que permite que o sistema imune adquirido tenha as características de especificidade e diversidade.
b) Nos possuímos no nosso DNA milhares de genes diferentes para que seja possível a síntese de diversos receptores existentes nos linfócitos.
c) Nesse processo de síntese dos receptores há uma combinação de éxons da região V(D)J, conhecido como recombinação V(D)J, que permite a geração de milhares de receptores diferentes para antígenos.
d) Cada clone gerado terá uma combinação V(D)J específica.
e) Após a síntese dos receptores dos linfócitos, eles devem ser testados e eliminados caso o seu receptor tenha alta avidez no reconhecimento de antígenos.
QUESTÃO 4: As clamídias são bactérias intracelulares obrigatórias de células eucarióticas, responsáveis por uma variedade de infecções em humanos em algumas espécies de animais. Em humanos, as infecções por Chlamydia triachomatis geralmente estão localizadas na superfície de epitélios ou mucosas, e são frequentemente assintomáticas, podendo persistir por longos períodos se não tratadas. Em termos de resposta imune em humanos, observa-se a produção de anticorpos neutralizantes de eficácia moderada, específicos para as principais proteínas do envelope externo, enquanto o interferon (IFN) é clamidiostático e, paradoxalmente, pode exercer tanto uma função tardia para clamídia, causadas pela infecção persistente ou reinfecção, são importantes no desenvolvimento de sequela graves características do tipo tracoma cicatricial ou salpingite crônica. Proteínas clamídias de choque térmico dotadas de intensa homologia com proteínas humanas equivalentes, podem ser os alvos principais nas respostas imunopatologicas e sua expressão é estimulada por IFN em infecções persistentes. No trecho do artigo acima, aparece uma reação de hipersensibilidade, essa reação é mediada por:
a) Fagócitos.
b) Anticorpos da classe IgG e IgM.
c) Anticorpos da classe IgE.
d) Resposta imune celular.
e) Formação de complexos imune.
QUESTÃO 5:
QUESTÃO 6:
QUESTÃO 7:
QUESTÃO 8:
QUESTÃO 9: A recombinação VDJ ou recombinação somática é o mecanismo de recombinação genética que ocorre no DNA, sendo um processo aleatório de rearranjo de segmentos gênicos. Para ocorres a recombinação VDJ são necessárias 2 enzimas, RAG1/2 que reconhece regiões de DNA palindrômicas. Na célula B em desenvolvimento 
a) Diversidade.
b) Memória.
c) Apresentação de antígeno.
d) Inflamação.
e) Reação cruzada.
QUESTÃO 10:
QUESTÃO 11: Antígenos T- dependentes (proteicos) e T- independentes (não proteicos) ativam linfócitos B a secretarem anticorpos específicos. Uma criança com deficiência congênita na molécula CD40L (Síndrome da hiper – IgM), será vacinada com uma bactéria acentuada. Assinale a alternativa que descreve como será a resposta humoral a antígenos proteicos e não proteicos contra a bactéria desta criança.
a) Normal para ambos os antígenos.
b) Deficiente em células de memória para antígenos proteicos e normal para antígenos não - proteicos.
c) Deficiente em células de memória para antígenos não proteicos e normal para antígenos proteicos.
d) A criança não responderá a essa vacinação.
e) Essa síndrome não permite a sobrevivência desta criança.
QUESTÃO 12:

Mais conteúdos dessa disciplina