Buscar

Plano de Aula II - Raiele

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PLANO DE AULA
Discente: 
	I. Tema: Jogos com nomes (crachás)
	II. Dados de identificação:
Série: 1º Ano
Duração: 1 aula.
	III. Objetivos: 
-Escrever o nome do colega em um crachá trabalhando a escrita. 
-Ler o nome de um amigo no crachá.
-Relacionar o crachá com o dono do crachá. 
-Observar sílabas iniciais, medias e finais no jogo. 
	IV. Conteúdos: Análise Linguística/Semiótica.
	V. Habilidade(s) da BNCC: (EF01LP02): Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética- usando letras/grafemas que representem fonemas.
	 VI. Procedimentos metodológicos (detalhar etapas): 
· Iniciar a aula propondo a brincadeira “Suco gelado, cabelo arrepiado”. As crianças ficam em uma roda e todos cantam a música e passam uma bola; Quando a bola cair, deve-se verificar a letra que estava sendo recitada; Quem deixou a bola cair deve dizer o nome de algum amigo ou amiga que começa com aquela letra, se não tiver um amigo (a) cujo nome inicie com aquela letra, pode-se dizer o nome de alguém fora do círculo dos amigos da escola. Depois disso, dizer que tem um novo desafio para ele que envolve uma caixa surpresa e os seus nomes. Perguntar: Alguém sabe o que é uma caixa surpresa? Alguém já brincou? Como foi essa brincadeira? Por que será que essa caixa tem o nome de “caixa surpresa”? Permitir que as crianças manuseiem a caixa, mas com ela lacrada - apenas para aumentar o suspense. Então, desafia-los: Vamos montar uma “caixa surpresa” com os nossos nomes? Em seguida, que as crianças formam duplas e com o apoio do “painel de nomes” escrevem o nome do amigo da dupla em um crachá. Depois, agrupar as crianças pela sua hipótese de escrita. Nesse agrupamento será feito de forma que crianças que possuem hipóteses próximas se ajudarão e não um fará pelo outro. Assim, os estudantes com hipóteses pré-silábicas devem ficar com os de hipótese silábica; os alunos com hipótese silábica alfabética com os de hipótese alfabética; ou ainda, os com hipótese alfabética iniciantes com os com hipótese alfabética mais experientes .Após a escrita, a criança que escreveu entrega o crachá para o seu amigo (dono do nome) para que ele faça a revisão: Pedir para que a criança leia o nome e conferir se todas as letras do seu nome estão lá. Caso a criança não domine a escrita do próprio nome, perguntar a ela, onde tem escrito o seu nome para consulta (painel dos nomes, nas etiquetas dos cadernos e livros, etc) incentiva-lo a buscar. O dono do nome faz a conferência do seu nome: Caso esteja correto, entrega para a última revisão. Caso esteja errado, devolve ao amigo que o escreveu e aponta onde precisa ser consertado / reescrito. Após a constatação de que os nomes estão corretos, guardar os crachás na caixa surpresa. Preparar três fichas onde estará escrito em cada uma delas: 1ª SÍLABA; SÍLABAS DO MEIO; ÚLTIMA SÍLABA; Utiliza-las a cada vez que um crachá for sorteado.
	VII. Recursos didáticos: Caixa de sapato reutilizada, folha de papel A4, lápis e borracha, painel com nomes, fichas feitas de papel A4. 
	VIII. Avaliação: A avaliação se dará pela participação dos alunos na brincadeira e na observação para ver se cada criança conseguirá desenvolver a habilidade solicitada.
	IX. Bibliografia: https://novaescola.org.br/planos-de-aula/fundamental/1ano/lingua-portuguesa/atividade-de-revisao-simplificada-jogo-com-nomes-crachas/3079
	X. Anexos (se houver):

Mais conteúdos dessa disciplina