Buscar

Leia o texto a seguir: O colonialismo denota uma relação política e econômica, na qual a soberania de um povo está no poder de outro povo ou nação,...

Leia o texto a seguir:

O colonialismo denota uma relação política e econômica, na qual a soberania de um povo está no poder de outro povo ou nação, o que constitui a referida nação em um império. Diferente desta ideia, a colonialidade se refere a um padrão de poder que emergiu como resultado do colonialismo moderno, mas em vez de estar limitado a uma relação formal de poder entre dois povos ou nações, se relaciona à forma como o trabalho, o conhecimento, a autoridade e as relações intersubjetivas se articulam entre si através do mercado capitalista mundial e da ideia de raça. Assim, apesar do colonialismo preceder a colonialidade, a colonialidade sobrevive ao colonialismo. Ela se mantém viva em textos didáticos, nos critérios para o bom trabalho acadêmico, na cultura, no sentido comum, na autoimagem dos povos, nas aspirações dos sujeitos e em muitos outros aspectos de nossa experiência moderna. Neste sentido, respiramos a colonialidade na modernidade cotidianamente.

Fonte: MALDONADO-TORRES, Nelson. Sobre la colonialidad del ser: contribuciones al desarrollo de un concepto. In: CASTRO-GÓMEZ, S.; GROSFOGUEL, R. (Orgs.) El giro decolonial. Reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Universidad Javeriana-Instituto Pensar, Universidad Central-IESCO, Siglo del Hombre Editores, 2007. p. 131.

 

Considerando o contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I.  Edward Said (1978) ressalta que o orientalismo desconstrói estereótipos, simplificações e falsas representações do Oriente, valorizando o multiculturalismo.

PORQUE

II.  O orientalismo não é apenas um campo de estudo acadêmico, mas também um conjunto de discursos, representações e práticas que moldaram a relação entre o Ocidente e o Oriente.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Grupo de escolhas da pergunta



A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Respostas

13 pessoas visualizaram e tiraram suas dúvidas aqui
User badge image

Ed Verified user icon

As asserções apresentadas na questão são: I. Edward Said (1978) ressalta que o orientalismo desconstrói estereótipos, simplificações e falsas representações do Oriente, valorizando o multiculturalismo. II. O orientalismo não é apenas um campo de estudo acadêmico, mas também um conjunto de discursos, representações e práticas que moldaram a relação entre o Ocidente e o Oriente. Agora, vamos analisar cada uma delas: I. Edward Said (1978) é conhecido por sua crítica ao orientalismo, que ele define como um conjunto de estereótipos e representações falsas do Oriente criadas pelo Ocidente. Portanto, a afirmação de que ele valoriza o multiculturalismo é falsa. II. A segunda afirmação é verdadeira, pois o orientalismo não se limita a um campo de estudo acadêmico, mas também se refere a um conjunto de discursos, representações e práticas que moldaram a relação entre o Ocidente e o Oriente. Dessa forma, a alternativa correta é: A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina