Buscar

Antropologia e educação são assim parentes muito próximo são herdeiras de uma mesma matriz do pensamento a humanidade- literária cujo projeto quer ...

Antropologia e educação são assim parentes muito próximo são herdeiras de uma mesma matriz do pensamento a humanidade- literária cujo projeto quer pensar e falar sobre o homem numa perspectiva de desenvolvimento integral e formativo. A respeito da relação entre antropologia e educação analise os intes abaixo I. No quadro da ciência humanas e socias antropologia e educação necessariamente cruzam caminhos ambas tomam o homem como ser racional e simbólico como base comum de reflexão. II. A consciência de que a igualdade esta presente no cotidiano da escola e na sala de aula aponta para a necessária reflexão sobre pelo menos duas questão importante na relação que se constroem em seu interiro. III. Cultura e um instrumento utilizado pelos antropólogos e teórico da educação com objetivo de aprender o significado das ações e representações sociais desenvolvidas pelas pessoas e seus rituais, mitos, festas, rotinas, enfim, no curso da vida social. IV. A ação educativa na escola torna-se uma complexa rede de interações lugares onde se instrutura processos de produção de conhecimento e de inter-relações entre dimensões politicas culturas, institucionais e instrucionais. V. Quando o professor tratar de temáticas como cultura, etnia gênero e outras nas praticas e nas pesquisas educacionais e escolares especificamente , não e necessário eleger novas categorias de investigação e analise com identidade alteridade relativização multiculturalismo e multilateralismo rituais mitos etc. É correto apenas afirmar
I. No quadro da ciência humanas e socias antropologia e educação necessariamente cruzam caminhos ambas tomam o homem como ser racional e simbólico como base comum de reflexão.
II. A consciência de que a igualdade esta presente no cotidiano da escola e na sala de aula aponta para a necessária reflexão sobre pelo menos duas questão importante na relação que se constroem em seu interiro.
III. Cultura e um instrumento utilizado pelos antropólogos e teórico da educação com objetivo de aprender o significado das ações e representações sociais desenvolvidas pelas pessoas e seus rituais, mitos, festas, rotinas, enfim, no curso da vida social.
IV. A ação educativa na escola torna-se uma complexa rede de interações lugares onde se instrutura processos de produção de conhecimento e de inter-relações entre dimensões politicas culturas, institucionais e instrucionais.
V. Quando o professor tratar de temáticas como cultura, etnia gênero e outras nas praticas e nas pesquisas educacionais e escolares especificamente , não e necessário eleger novas categorias de investigação e analise com identidade alteridade relativização multiculturalismo e multilateralismo rituais mitos etc.
a) I, III ,V
b) I ,II, IV
c) I, III, IV
d) I,II,III
e) II,IV,V

Essa pergunta também está no material:

Objetivo da Antropologia
5 pág.

Antropologia I Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

Respostas

1 pessoa visualizou e tirou sua dúvida aqui
User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada afirmativa: I. No quadro da ciência humanas e sociais, antropologia e educação necessariamente cruzam caminhos, ambas tomam o homem como ser racional e simbólico como base comum de reflexão. Verdadeiro, pois tanto a antropologia quanto a educação têm o ser humano como objeto de estudo e reflexão. II. A consciência de que a igualdade está presente no cotidiano da escola e na sala de aula aponta para a necessária reflexão sobre pelo menos duas questões importantes na relação que se constroem em seu interior. Falso, pois a igualdade não é necessariamente um tema central nesse contexto, e a afirmativa não está clara em relação às duas questões importantes mencionadas. III. Cultura é um instrumento utilizado pelos antropólogos e teóricos da educação com o objetivo de compreender o significado das ações e representações sociais desenvolvidas pelas pessoas e seus rituais, mitos, festas, rotinas, etc. Verdadeiro, pois a cultura é fundamental para a compreensão das práticas sociais e educacionais. IV. A ação educativa na escola torna-se uma complexa rede de interações, lugares onde se estruturam processos de produção de conhecimento e de inter-relações entre dimensões políticas, culturais, institucionais e instrucionais. Verdadeiro, pois a escola é um ambiente complexo onde ocorrem diversas interações e processos educativos. V. Quando o professor aborda temas como cultura, etnia, gênero, entre outros, nas práticas e pesquisas educacionais e escolares, não é necessário eleger novas categorias de investigação e análise, como identidade, alteridade, relativização, multiculturalismo, rituais, mitos, etc. Falso, pois a inclusão dessas novas categorias de análise é fundamental para uma compreensão mais ampla e crítica das questões abordadas. Portanto, os itens corretos são I e III. A alternativa que contém esses itens é: a) I, III, V.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina