Buscar

Leia o texto a seguir: “Racismo reverso é como chamamos a sustentação, que coloca em nível de simetria ofensas direcionadas contra pessoas brancas ...

Leia o texto a seguir:

“Racismo reverso é como chamamos a sustentação, que coloca em nível de simetria ofensas direcionadas contra pessoas brancas e não brancas, dizendo que “o racismo” - descrito em termos demasiadamente abstratos, discursivamente apartados da prática em realização - faria vítimas de “qualquer lado”. É importante notar que, se os efeitos do racismo contra as populações negras são refletidos conjunturalmente, a partir de uma breve consideração na sentença sobre o passado do país (que não nomeia, mas faz pressupor tratar da escravização), quanto ao contexto das ofensas contra pessoas brancas essa conjuntura é apagada, bastando a consideração demográfica de plano. A mais rasa reflexão sobre branquitude, na linha do que apresentamos como ‘lugar de privilégios simbólicos, subjetivos, objetivo, isto é, materiais palpáveis que colaboram para construção social e reprodução do preconceito racial, discriminação racial “injusta” e racismo’ (CARDOSO, 2010, p. 611), faria ecoar a tautologia do raciocínio levantado”.

Fonte: FERNANDES, Luciana C.; CRUZ, Flávia M. Azedo Judicial: Discursos e práticas “antirracistas” que aparelham a branquitude. Revista Direito e Práxis, v. 13, n. 1, p. 142–169, jan. 2022.

 

Considerando o contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I.  O racismo é entendido como uma ideologia e uma prática que justifica a dominação e a exploração de determinados grupos raciais pelo Estado.

PORQUE

II.  O racismo está enraizado em privilégios e poder estrutural que beneficiam grupos dominantes. A inversão dessa dinâmica não seria equivalente a racismo reverso.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Grupo de escolhas da pergunta



As asserções I e II são proposições falsas.


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.


A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Respostas

14 pessoas visualizaram e tiraram suas dúvidas aqui
User badge image

Ed Verified user icon

O texto apresentado discute a ideia de "racismo reverso", que é a noção de que pessoas brancas também podem ser vítimas de racismo de forma simétrica às pessoas negras. O texto argumenta que essa ideia é equivocada, pois o racismo é uma ideologia e prática que justifica a dominação e exploração de determinados grupos raciais pelo Estado, e está enraizado em privilégios e poder estrutural que beneficiam grupos dominantes. Analisando as asserções apresentadas: I. O racismo é entendido como uma ideologia e uma prática que justifica a dominação e a exploração de determinados grupos raciais pelo Estado. II. O racismo está enraizado em privilégios e poder estrutural que beneficiam grupos dominantes. A inversão dessa dinâmica não seria equivalente a racismo reverso. A asserção I é verdadeira, pois o racismo é uma ideologia e prática que justifica a dominação e exploração de determinados grupos raciais pelo Estado. Já a asserção II também é verdadeira, pois o racismo está enraizado em privilégios e poder estrutural que beneficiam grupos dominantes. No entanto, a asserção II não é uma justificativa da I, mas sim uma complementação da mesma. Portanto, a opção correta é: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina