Buscar

Leia o texto a seguir: “De acordo com Roger Bastide, o “antigo” só pode reviver adaptando-se às novas condições de existência, e isso não significa...

Leia o texto a seguir:

“De acordo com Roger Bastide, o “antigo” só pode reviver adaptando-se às novas condições de existência, e isso não significa uma ruptura com traços culturais africanos. Pelo contrário, a adaptação “é o símbolo mais tocante da fidelidade” (Bastide, 1974: 40). A sobrevivência de aspectos culturais pressupõe necessariamente a plasticidade. No contato entre diferentes referências culturais, o processo de adaptação é seletivo, ou seja, empresta-se a outrem, ou então o que pode combinar com as normas ancestrais, o que se banha em um mesmo clima geral, místico ou de festa, ou ainda o que permite uma melhor adaptação, o que é útil (Bastide, 1974: 179). Foi assim com as adaptações religiosas, com o calendário das festas religiosas, com a língua, a culinária entre outros aspectos”.

Fonte: MEDEIROS, P. M.. Rearticulando narrativas sociológicas: teoria social brasileira, diáspora africana e a desracialização da experiência negra. Sociedade e Estado, v. 33, n. 3, p. 709–726, set. 2018.

 

Considerando o texto, avalie as afirmações abaixo:

I.  O sincretismo religioso é um reflexo da resiliência, da força e da capacidade de adaptação cultural dos africanos escravizados.

II.  O sincretismo contribuiu com a formação de religiões afro-brasileiras distintas, que desempenharam papel significativo na vida religiosa do país.

III.  O sincretismo religioso no Brasil ocorreu apenas entre o catolicismo e o protestantismo, as duas religiões predominantes na cultura mundial no período colonial.

IV.  A cozinha brasileira é resultado de uma mistura de influências indígenas, europeias, africanas e asiáticas, tendo o peixe papel essencial na aglutinação cultural.

É correto apenas o que se afirma em:

Grupo de escolhas da pergunta



I e II.


I, III e IV.


I, II e III.


II e III.


I e IV.

Respostas

13 pessoas visualizaram e tiraram suas dúvidas aqui
User badge image

Ed Verified user icon

O texto apresenta a ideia de que a adaptação é fundamental para a sobrevivência de aspectos culturais, e que essa adaptação não significa uma ruptura com traços culturais africanos. Além disso, o processo de adaptação é seletivo, emprestando-se o que pode combinar com as normas ancestrais, o que se banha em um mesmo clima geral, místico ou de festa, ou ainda o que permite uma melhor adaptação, o que é útil. Com base nisso, podemos avaliar as afirmações apresentadas: I. O sincretismo religioso é um reflexo da resiliência, da força e da capacidade de adaptação cultural dos africanos escravizados. - Correto, pois o texto menciona que a adaptação é fundamental para a sobrevivência de aspectos culturais. II. O sincretismo contribuiu com a formação de religiões afro-brasileiras distintas, que desempenharam papel significativo na vida religiosa do país. - Correto, pois o texto menciona que houve adaptações religiosas que contribuíram para a formação de religiões afro-brasileiras distintas. III. O sincretismo religioso no Brasil ocorreu apenas entre o catolicismo e o protestantismo, as duas religiões predominantes na cultura mundial no período colonial. - Incorreto, pois o texto não menciona o protestantismo e sim que houve adaptações religiosas. IV. A cozinha brasileira é resultado de uma mistura de influências indígenas, europeias, africanas e asiáticas, tendo o peixe papel essencial na aglutinação cultural. - Correto, pois o texto menciona que a culinária é um dos aspectos que sofreu adaptações e misturas culturais. Portanto, a alternativa correta é: I, II e IV.

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina