Buscar

Diante da confissão da prática do crime de furto por Rodrigo, qual a principal tese defensiva em relação à tipificação da conduta a ser formulada p...

Diante da confissão da prática do crime de furto por Rodrigo, qual a principal tese defensiva em relação à tipificação da conduta a ser formulada pela defesa técnica?

a) A principal tese para a tipificação da conduta seria a necessidade de realização de exame de local e a constatação do rompimento de obstáculo por prova pericial, nos termos do artigo art. 158 do CPP, não sendo suficiente a simples afirmação dos policiais, no sentido de que Rodrigo narrou que tinha subtraído os cigarros, pois essa confirmação foi apenas quanto à subtração, e sequer compareceram ao estabelecimento para verificar se, de fato, houve tal rompimento. Assim, diante da ausência de comprovação pericial da qualificadora, o crime praticado foi de furto simples.
b) Em caso de acolhimento da tese defensiva, com a consequente desclassificação da conduta de Rodrigo de furto qualificado para furto simples, não poderá ser o acusado de imediato condenado, devendo o magistrado abrir vista para que o Ministério Público se manifeste sobre a possibilidade de oferecer proposta de suspensão condicional do processo, pois a pena mínima passou a ser de 01 ano de reclusão. É o que dispõe o artigo 383, § 1º, do CPP, bem como o enunciado 337 da Súmula do STJ, que permite que, em caso de desclassificação ou procedência parcial, seja oferecida proposta de suspensão condicional do processo, ainda que encerrada a instrução.

Essa pergunta também está no material:

Caderno de Questões OAB Penal
219 pág.

Oab Faculdade UNICFaculdade UNIC

Respostas

2 pessoas visualizaram e tiraram suas dúvidas aqui
User badge image

Ed Verified user icon

A principal tese defensiva em relação à tipificação da conduta a ser formulada pela defesa técnica, diante da confissão da prática do crime de furto por Rodrigo, é apresentada na alternativa: a) A principal tese para a tipificação da conduta seria a necessidade de realização de exame de local e a constatação do rompimento de obstáculo por prova pericial, nos termos do artigo 158 do CPP, não sendo suficiente a simples afirmação dos policiais, no sentido de que Rodrigo narrou que tinha subtraído os cigarros, pois essa confirmação foi apenas quanto à subtração, e sequer compareceram ao estabelecimento para verificar se, de fato, houve tal rompimento. Assim, diante da ausência de comprovação pericial da qualificadora, o crime praticado foi de furto simples. Portanto, a principal tese defensiva seria a necessidade de comprovação pericial do rompimento de obstáculo para a tipificação do crime como furto qualificado, caso contrário, seria considerado furto simples.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina