Buscar

2 UNIDADE DE FUNDAMENTOS CONSTITUCIONAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ATIVIDADE DE MULTIPLA ESCOLHA 2 - UNIDADE
1)Os princípios fundamentais estão dispostos nos primeiros artigos da Constituição Federal de 1988 e visam definir e caracterizar a coletividade política e o Estado e enumerar as principais opções político-constitucionais. 
I - São alguns dos princípios fundamentais a soberania; a cidadania; a dignidade da pessoa humana; os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e o pluralismo político.
II - Que todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos da Constituição.
III - São Poderes da União, dependentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.
IV - Que constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: I - construir uma sociedade livre, justa e solidária; II - garantir o desenvolvimento nacional; III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.
Nesse sentido é correto afirmar que:
A)Apenas I e II estão corretas.
B)Apenas III está correta.
C)Apenas I e III estão corretas.
D)Apenas I, II e IV estão corretas.
E)Todas as afirmativas estão corretas.
QUESTAO 2 DE 4 ATIVIDADE DE MULTIPLA ESCOLHA
2)A Constituição Federal Brasileira vigente foi promulgada no dia 5 de outubro de 1988, durante o governo do presidente José Sarney e é conhecida por "Constituição Cidadã".
Levando em conta essa publicação, é incorreto afirmar que:
A)Das sete constituições, quatro foram promulgadas por assembleias constituintes, duas foram impostas e uma aprovada pelo Congresso por exigência do regime militar.
B)As constituições anteriores são as de 1824, 1891, 1934, 1937, 1946 e 1967.
C)As constituições anteriores são as de 1822, 1890, 1934, 1937, 1945 e 1967.
D)Na história das constituições brasileiras, há uma alternância entre regimes fechados e mais democráticos, com a respectiva repercussão na aprovação das Cartas, ora impostas, ora aprovadas por assembleias constituintes.
E)A Constituição Federal Brasileira vigente trata-se da sétima adotada no país e tem como um de seus fundamentos a liberdade e os direitos do cidadão e a manutenção do Estado como república presidencialista
QUESTAO 3 DE 4 ATIVIDADE DE MULTIPLA ESCOLHA
3)A palavra constituição vem do latim constitutio e significa construir, edificar e organizar, o que traz uma ideia de estrutura, de organização de algo. No contexto jurídico e político, a constituição representa o modo pelo qual uma sociedade organiza e estrutura a base de sustentação do Estado.
Nessa proposição, o constitucionalismo moderno tem, entre outras características básicas e essenciais:
A)Que “Estado ditatorial” se refere ao regime político que permite ao povo, uma efetiva participação no processo de formação da vontade pública.
B)Que o constitucionalismo moderno define Estado como “a sociedade necessária em que se observa o exercício de um governo dotado de soberania a exercer seu poder sobre uma população em um determinado território, onde cria, executa e aplica o seu ordenamento jurídico, visando interesses privados suportados pela aplicação do direito como condição universal de obediência social”.
C)A concepção da constituição de estatuto jurídico de determinada sociedade e seu suporte lógico e superior ao restante do ordenamento jurídico de outras sociedades.
D)Que “Estado autoritário” também chamado de autocracia, tirania, despotismo, totalitarismo, ou autoritarismo, nele uma pessoa, uma junta, um comitê, uma assembleia ou um partido centraliza em suas mãos todo o poder político. 
E)O povo, a população, a massa anônima, não tem qualquer participação. O detentor do poder é chamado de ditador.
F)Que “Estado de direito” é o regime jurídico que autolimita o poder de governo ao cumprimento das leis que a todos subordinam.
QUESTAO 4 DE 4 ATIVIDADE DE MULTIPLA ESCOLHA
4)A administração pública é construída sobre princípios da legalidade, da moralidade, da impessoalidade, da publicidade e da eficiência. O administrador deve ter sua atividade funcional atada às leis, delas não podendo se afastar ou desviar, sob pena de desvio de finalidade e atos ilícitos.
I - O princípio da legalidade impõe ao administrador a obrigação de fazer, ou deixar de fazer, exatamente aquilo que a lei estabelece de forma determinada
II – O princípio da impessoalidade na administração pública exige de o administrador público saber diferenciar as demandas por suas qualidades político partidárias.
III - O princípio da moralidade impõe ao administrador agir de maneira ética, com probidade, considerando que o interesse público se sobrepõe ao interesse particular.
IV – O princípio da publicidade estabelece critérios para o sigilo de documentos e informações oficiais.
V - O princípio da eficiência trouxe da administração privada as noções de eficiência, eficácia, resultados, controle, avaliação e cumprimento de metas.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente os princípios da administração pública:
A)II, IV, V
B)I, III, IV
C)I, II, III
D)I, III, V
E)I, II, IV

Mais conteúdos dessa disciplina