Buscar

Tipos de Empreendedorismo no Brasil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Matéria – Empreendedorismo 
PESQUISA SOBRE TIPOS DE EMPREENDORISMO NO BRASIL
Quais os principais tipos de empreendedorismo?
1. Empreendedorismo Individual
O empreendedorismo individual é uma tendência recente que visa permitir que um profissional possa empreender por conta própria no mercado nacional. No geral, existem duas maneiras de fazer isso: tirando um MEI (Microempreendedor Individual) ou abrindo uma EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada).
Na prática, trata-se de um tipo de empreendedorismo com menor escala de ação, mas fácil de começar e de operar no mercado. Para quem tem a oportunidade de trabalhar como profissional liberal, é uma ótima maneira de começar um negócio e ganhar mais dinheiro.
2. Empreendedorismo Informal
A taxa de desemprego no Brasil tem caído, mas isso não significa que empregos formais estão sendo gerados. Segundo os dados do IBGE, a queda no desemprego está ligada ao fato das pessoas estarem empreendendo informalmente. São cerca de 40,9% da população trabalhando informalmente.
Na prática, o empreendedorismo informal é aquele em que o empreendedor pratica uma atividade econômica sem formalização governamental, como os vendedores ambulantes, barracas de rua e outras ações do tipo. Não é o tipo de atividade econômica ideal, pois conta com menos estabilidade ou proteção. O ideal é que o empreendedor informal tente se formalizar e tornar-se um empreendedor individual.
3. Empreendedorismo de Franquias
Uma das vantagens de abrir uma franquia é que você está empreendendo com um modelo de negócio que já foi testado e com o apoio de uma empresa que conta com importante know-how para facilitar as coisas. Por Isso, em teoria, esse é um dos tipos de empreendedorismo mais fácil de ser executado, pois conta já com processos bem definidos.
No entanto, isso não significa que a vida de um empreendedor de franquias seja tranquila. Pelo contrário: a atividade conta com desafios e obstáculos próprios.
4. Empreendedorismo Cooperativo
Quando muitos empreendedores individuais se unem para criar um modelo de negócios, eles passam a atuar em um tipo de empreendedorismo diferente: o cooperativo. Na prática, consiste no apoio mútuo de vários profissionais para que, juntos, possam alcançar melhores oportunidades de negócio, usando conceitos de economia colaborativa.
Um exemplo seria quando diversos profissionais da área da Publicidade, como um redator, planejador, revisor, designer, social media e editor de vídeo, se unem para atender clientes maiores do que poderiam caso empreendessem individualmente. Para dar certo, é preciso ter muita organização, responsabilidade e boa capacidade de comunicação.
5. Empreendedorismo Social
Dentre todos os tipos de empreendedorismo, o social é um dos mais diferentes. Seu objetivo é causar um impacto positivo na sociedade, seja em que área for. Pode ser uma empresa de tecnologia que visa melhorar o trânsito ou um projeto que ofereça atendimento psicológico para uma comunidade carente.
O grande desafio desse tipo de empreendedorismo é focar o trabalho em realizar um impacto positivo, ao mesmo tempo que consegue reunir recursos financeiros para manter o projeto em funcionamento, seja via patrocínios, seja com o recebimento de doações.
6. Empreendedorismo Digital
Uma das razões para o crescimento do empreendedorismo no Brasil e no resto do mundo é o cenário digital. Com as novas tecnologias, como computação em nuvem, e a presença massiva da Internet e de smartphones, foram criadas as condições para que empreendedores pudessem desenvolver serviços e produtos digitais.
Uma das características do empreendedorismo digital é que ele é muito versátil e atende tanto lojistas (com e-commerces), quanto produtos de conteúdo (com infoprodutos, vídeos e podcasts), com aplicativos e outros serviços no meio (como o Uber, Netflix e outros).
2- QUAIS AS NOVAS FORMAS DE EMPREENDEDORISMO?
Empreendedorismo social
O principal objetivo do empreendedorismo social é causar impacto social. Ou seja, melhorar as condições de vida de uma determinada comunidade e para a sociedade como um todo.
Empreendedorismo corporativo ou Intraempreendedorismo
Podemos dizer que um intraempreendedor é um empreendedor dentro de uma organização. E as características e habilidades necessárias neste caso são as mesmas. Por exemplo :
· Paixão
· Criatividade
· Motivação
A diferença principal é que o intraempreendedor não é um empresário e não assume os riscos do negócio.
O intraempreendedor é um funcionário remunerado para promover inovações nos produtos, bens e serviços para o sucesso da empresa. A tendência é que tenha um perfil renovador da cultura organizacional encontrando novas formas de realizar antigos processos.
Exemplo de empreendedorismo corporativo
Gmail do Google
Não é novidade que o Google permite que os funcionários dediquem parte do tempo para criarem projetos individuais, estimulando o empreendedorismo corporativo. O que talvez você não saiba é que o Gmail foi fruto de um destes projetos.
Com seu desenvolvimento iniciado em 2001 por Paul Buchheit, o Gmail se tornou a primeira plataforma online para envio de emails onde era permitido que o usuário mantivesse todas as mensagens. Isto dentro do limite inicial de 1GB.
O Gmail também foi um dos serviços pioneiros a oferecer um sistema de pesquisa dentro das mensagens.
Empreendedorismo de negócios
Basicamente, o empreendedorismo de negócios está associado à criação de novas empresas. Aqui, o foco está em se tornar competitivo, conquistar novos clientes e manter o aumento dos lucros constante.
Nesta modalidade, o negócio procura sempre atender uma necessidade do mercado. Muitas vezes, o objetivo é alcançado através da inovação de algum processo já existente.

Mais conteúdos dessa disciplina