Buscar

Avaliação Final Currículo e Didática na Educação dos Surdos

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Shirley Pereira de Holanda (1626633)
	
	Disciplina:
	Currículo e Didática na Educação dos Surdos (LBR103)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:448388) ( peso.:4,00)
	Prova:
	9384397
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Quando se fala de artefato cultural na comunidade surda, tem-se o aspecto linguístico em que se percebe a língua materna e a libras. A libras não é uma linguagem e sim sistema linguístico com regras. Disserte sobre a definição da libras e o processo pelo qual ela acontece.
	Resposta Esperada:
Para que a mensagem do emissor seja melhor compreendida pelo sujeito surdo, é necessário mais do que amplo vocabulário. Na maioria das vezes, o bom emissor da mensagem reúne várias habilidades na emissão da mensagem, principalmente, expressões faciais e corporais. A fluência na Libras é o resultado de uma soma de vocabulário mais a expressão facial e corporal do emissor da mensagem. Ter um vocabulário vasto, porém sem expressão facial, significa não ser fluente.
	2.
	É necessário entender o Currículo moldado pelos professores. Diante disso, sabemos que essa questão implica em uma série de questões, uma delas é a mediação, entre o currículo moldado pelo docente e o currículo que é de obrigação de normas e leis educacionais. Com base nessa analise, podemos considerar uma das formas de mediação. Disserte sobre como podemos mediar, inserir o aluno no currículo moldado, e como podemos refletir sobre essa didática.
	Resposta Esperada:
Essa ideia de mediação, transferida para a análise do desenvolvimento do currículo na prática, significa conceber o professor como um mediador decisivo entre o currículo estabelecido e os alunos, um agente ativo no desenvolvimento curricular, um modelador dos conteúdos que se distribuem e dos códigos que estruturam esses conteúdos, condicionando, com isso, toda a gama de aprendizagens dos alunos.
Dessa forma, os professores podem refletir sobre a sua didática (atuação docente) e a ação educativa que será organizada no trabalho pedagógico a partir da realidade social, cultural e escolar. Exemplos de currículo moldado pelos professores são os projetos político-pedagógicos elaborados efetivamente por cada instituição, os projetos educativos formulados pelos professores em períodos determinados e o planejamento das práticas, que pode ser individual ou coletivo.
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina