Buscar

Pesquisa em Serviço Social I_Atividade Avaliativa (2º bimestre) (2)

Prévia do material em texto

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR FRANCISCANO – IESF
Recredenciado pela Portaria do MEC Nº 725, de 20 de julho de 2016
publicado no D.O.U de 21 de julho de 2016
Curso: SERVIÇO SOCIAL Período: 5º
Disciplina: Pesquisa em Serviço Social I Data: 05 à 20/06/2020
Docente: M.ª Katiana Souza Santos
Aluno (a):_____________________________________________________________
1° Bimestre
2° Bimestre
2ª Chamada 
Prova Final
ATIVIDADE
	LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO:
	Esta atividade: 
1- Substitui a prova do 2º bimestre de 2020.1, dentro dos limites atribuídos pela Resolução D.G Nº 05 de 11 de maio de 2020;
2- Deve ser enviada pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA, obedecendo o cronograma de definido pela Coordenação de Curso e Docente;
4- Tem valor de 0 a 10 pontos;
5 - Comporá a nota bimestral para os dois momentos da avaliação (Peso 4 e 6);
6 – A atividade pode ser feita individual ou em dupla;
7 –Todos/as discentes devem depositar sua atividade no AVA no prazo estabelecido.
ATIVIDADE AVALIATIVA 
	Critérios para correção do texto
	Clareza, objetividade do texto, uso da norma culta, exposição lógica dos argumentos 
	1,0 ponto
	Formatação conforme as normas da ABNT (Fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, espaço simples)
	1,0 ponto
	Atendimento a todos os itens pedido na questão.
	8,0 pontos
1) Observe a citação: 
“Para Marx, ao contrário, o papel do sujeito é essencialmente ativo: precisamente para apreender não a aparência ou a forma dada ao objeto, mas a sua essência, a sua estrutura e a sua dinâmica (mais exatamente: para apreendê-lo como um processo), o sujeito deve ser capaz de mobilizar um máximo de conhecimentos, criticá-los, revisá-los e deve ser dotado de criatividade e imaginação”. (J. P. NETTO, 2011, p.25)
Elabore um texto dissertativo – argumentativo sobre a CONCEPÇÃO DE MÉTODO EM MARX, tendo como base o texto de José Paulo Netto e as discussões feitas no bimestre através das aulas remotas e chat. O texto deve trabalhar todos os itens abaixo, obrigatoriamente: 
- Concepção de história em Marx;
- Relação entre objeto e sujeito na pesquisa;
- A função dos instrumentos na pesquisa.
Mínimo de 30 linhas
 O estudo dessa concepção teórico metodológico de Marx apresenta inúmeras dificuldades, onde se derivam da sua própria complexidade e até mesmo as que se devem aos seus tratamentos de formas equivocadas a que a obra marxiana foi submetida. O método de Marx se iniciou efetivamente a sua trajetória teórica em 1841, e aos 23 anos, ao se doutorar em filosofia, mas foi entre 1843 e 1844, que se confronta de uma forma bem polemica contrariando a filosofia de Hegel, sobre a influência materialista de feurbach, que o mesmo começara a revelar o seu perfil de pensador original, foram tirados deste período os seus textos para a questão judaica e crítica da filosofia do direito de Hegel. Foi com o estimulo provocado pelas formulações do jovem Engels acerca da economia política que Marx vai direcionar as suas pesquisas para a análise concreta da sociedade moderna, que será aquela que se engendrou nas entranhas ordem feudal, e se estabeleceu na Europa ocidental.
 Concordo com a parte que fala sobre alguns equívocos relacionados à teoria social crítica, muitas delas decorrem de influências positivistas. Desses equívocos um que se destaca a uma apresentação simplista da obra marxiana. Entre eles, o autor destaca uma suposta irrelevância das dimensões culturais e simbólicas e um pretenso "determinismo" no pensamento de Marx. 
 Sobre o fato de que o método de Marx decorre de conhecimento existente, acumulado, acredito que, esse conhecimento é muito importante, embora Marx tenha partido criticamente dele. A teoria marxiana decorre especialmente de três linhas de pensamento: a economia política inglesa, o socialismo francês e a filosofia alemã. Algo que me chamou muita atenção foi sobre a parte que Paulo Netto esclarece o que é teoria para Marx. Para Marx teoria é uma das modalidades do conhecimento (outras são: a arte, conhecimento religioso, senso comum). O conhecimento teórico é o conhecimento do objeto tal como ele é em si mesmo. Teoria é uma reprodução no plano do pensamento, do movimento real do objeto pelo sujeito\pesquisador. Assim, o objeto tem existência objetiva, não depende do sujeito e o objetivo do pesquisador é ir além da aparência imediata, é buscar a essência do objeto (sua estrutura e dinâmica). Deste modo a relação entre sujeito e objeto não é uma relação de externalidade, pois o sujeito está implicado no objeto.
 Assim, o método da teoria social crítica dispõe de vários instrumentos de pesquisa questão comuns a várias concepções metodológicas diferentes, como análise documental, recolha de dados, diversas formas de observação, quantificação, etc. Ele fala que, a teoria é como se fosse o movimento real do objeto ,que é transposto para o cérebro de 1quem está pesquisando ,é o real reproduzido e interpretado no plano do ideal, do pensamento, e tem existência objetiva onde isso não depende do sujeito para existir, aonde vai além da aparência empírica, onde é necessário se ter conhecimento, e que essa aparência seja apenas um nível de realidade e, portanto, algo que é muito importante, onde não pode ser descartado. segundo o texto é aprender a essência, ou seja, a estrutura e a dinâmica do objeto.
 Para a Marx a aparência e a essências, são primordial e distintos, onde o pesquisador depois de alcançar a essência de o objeto irá capturar a sua estrutura e dinâmica, e essa reprodução de pensamento mediante a pesquisa, será viabilizada pelo método reproduzido nesse\plano de pensamento, e será reproduzido também no plano ideal a essência do objeto que investigou.
Mais adiante quando o autor fala que o objeto de pesquisa, deve se ter uma assistência, de uma existência objetiva, que não depende apenas da consciência do pesquisador, mas o objeto de Marx é a sociedade burguesa, são sistemas de relações que forma constituídas pelo homem, onde o produto dessas ações são recíprocos do homem. Onde todo pesquisador deve se esforçar para conhecer esse acervo e se apropriar dele para sua utilização que dará mais compromisso e seriedade a pesquisa, caso sejam utilizados o método nessa concepção, que, se usado na atualidade seria muito promissor em todos os sentidos. Pois a função dos instrumentos da pesquisa são as bases para onde quer chegar.

Mais conteúdos dessa disciplina