Buscar

Prévia do material em texto

RESPEITO AO CADÁVER
O cadáver humano não é uma “coisa”, pois se fosse podia ser utilizado, emprestado e até mesmo vendido, e também não é um “sujeito”, pois se fosse teria direitos e deveres certamente deveres configurados por lei.
Então porque vale o cadáver humano?
“...Vale por causa da pessoa de que é agora o corpo morto: o valor da pessoa que impregna de valor o seu cadáver.” (Joaquim Pinto Machado)
Valores do cadáver humano:
- Valor econômico = funerárias efloriculturas.
- Valor cultural = cemitérios (visitantes).
- Valor social = encontro de família alargada e amigos.
- Valor patriótico = “funeráis nacionais” – feriados.
- Valor ao serviço da vida = terapêutica (transplantes), procriação (inseminação), investigação (biomédica e clínica) e formação de profissionais de saúde.
FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE:
Alunos de medicina e médicos são aqueles que mais se beneficiam da utilização do cadáver humano. O cadáver humano tem uma enorme importância na formação do futuro médico.
“O cadáver humano é um ensinante, isto é, visto ser a fonte fundamental da aquisição do conhecimento anatômico...” (Joaquim Pinto Machado)
O cadáver humano devido a poder ser dissecado vai permitir ao estudante (medicina) conhecer ao pormenor todas as partes do corpo humano. Pois o médico deve ter todos estes pormenores em conta na sua relação interpessoal com o doente.
“O cadáver humano é um educador das atitudes que o futuro médico deve adotar e dos valores que deve assumir, enquanto servidor da vida humana e da sua qualidade. De fato, esse cadáver foi o corpo de uma pessoa – de uma pessoa de identidade própria, que pensou, sentiu, sofreu, amou – e o ter sido isso confere-lhe uma dignidade que deve ser respeitada...” (Joaquim Pinto Machado)
Respeito pelo cadáver:
Principalmente pelos estudantes (medicina), pois o cadáver permanece longos períodos na escola e vai ser utilizado por jovens (irreverentes).
Esse respeito exprime-se quer por instalações condignas, quer pelo modo como ele é manipulado, quer ainda pelo ambiente humano em seu redor.
Fonte pesquisada = internet:
www.scribd.com - A utilização do cadáver humano em medicina.

Mais conteúdos dessa disciplina