Buscar

Relatório de Estágio em Enfermagem

Prévia do material em texto

CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL – CEDUP ERNESTO ANTONIO DEBASTIANI
CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM
ADRIELI FERNANDES MACIEL DA SILVA
RELÁTORIO DE ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO
ABDON BATISTA (SC)
2024
CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL – CEDUP ERNESTO ANTONIO DEBASTIANI
CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM
ADRIELI FERNANDES MACIEL DA SILVA
REÁTORIO DE ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO
Relatório de estágio supervisionado na Unidade Básica, saúde, apresentado ao curso de técnico em enfermagem, como requisito parcial para obtenção do diploma de Técnico em Enfermagem. 
Orientadora: Enfermeira Ana Carla Pereira
ABDON BATISTA (SC)
2024
Sumário
1.Introdução.........................................................................................................4
1.1.0 Identificação do aluno e da empresa .........................................................5
1.1.1 Identificação do aluno ................................................................................5
1.1.2 Identificação da empresa: Unidade Básica de Saúde............................... 5
2.1.0 Objetivos ................................................................................................... 6
2.1.1 Objetivo Geral ........................................................................................... 6
2.1.2 Objetivos específicos................................................................................. 6
3.1.0 Desenvolvimento ...................................................................................... 7
3.1.1 Recpção.....................................................................................................7
3.1.2 Triagem......................................................................................................7
3.1.3 Curativo......................................................................................................8
3.1.4 Sala vacina/Imunizaçao..............................................................................8
3.1.5 Farmácia.....................................................................................................8
4. Considerações finais .....................................................................................9
5. Referências ...................................................................................................10
 1. INTRODUÇÃO
 Realizou-se o estágio supervisionado de observação sobre a orientação de uma enfermeira, com formação em enfermagem, no município de Anita Garibaldi (SC), na Unidade Básica Saúde (UBS) Dr. Clovis Cechin. A função do estágio e a observação com acompanhamento diário dos setores de prestações de serviços de saúde. Neste local tem pessoas capacitadas entre eles auxiliares de enfermagem, técnicos de enfermagem, e médicos. 
 O presente relatório se destina ao repasse de informação sobre as atividades desempenhadas pelos profissionais de saúde, apresenta as experiências e ações desenvolvidas no campo de atuação de cada pessoa capacitada para a devida função, em acompanhamento do estágio. 
 
1.1 Identificação do aluno e da empresa 
 1.1.1Identificação do aluno 
Aluno(a): ADRIELI FERNANDES MACIEL DA SILVA 
Endereço: Pedro Alves Guimarães 
Cidade: Anita Garibaldi
Estado: Santa Catarina
Celular: (49)999250712 
E-mail: adrieli.fernandes@gmail.com
1.1.2 Identificação da empresa Unidade Básica Saúde 
 O estágio supervisionado ocorreu na Unidade Básica de Saúde Dr.cechin, situada na rua: Guilherme Altair e Espíndola-n*124- Bairro Borges, na cidade de Anita Garibaldi/SC, Cep:88590-000, seus meios de contato são E-mail: secretariasaude@anitagaribaldi.sc.gov,br, telefone(49)3543-6271. 
	
 2. Objetivos 
 2.1 Objetivo Geral 
 
 Obter conhecimento de como funciona uma unidade básica de saúde no município, que maneira e administrada seu funcionamento, e quais são seus setores de serviços, relatar as situações, o estágio supervisionado de observação apresentando em cada observação especifica de casa setor. 
2.2 Objetivos Específicos 
· Descrever as experiências e aprendizado obtidas durante p estágio; 
· Conciliar com o conteúdo escolar que aprendemos em sala de aula; 
· Apresenta a importância do processo de cuidado no atendimento e tratamento do paciente na Unidade Básica de saúde.
 1.DESENVOLVIMENTO 
 Durante o período de estagio realizou-se o acompanhamento e observação de diferentes salas, recepção, triagem, farmácia, sala de vacilas/imunização, sala de curativos. As especificações observadas em cada local estão descritas nos itens a seguir. 
 3.1.1 RECEPÇÃO 
 A recepção Observamos as pessoas chegarem para obter informações sobre horários de suas consultas, trocarem suas receitas vencidas, marca consulta, nesta sala também fazem o agendamento de exames e consultas para outras cidades, autorização de exames laboratoriais, checagem da lista de espera do SUS para saber em que lugar na fila de espera o paciente se encontra. 
 Na recepção também são fitos o agendamentos de exame para preventivo, testes rápidos (Sífilis, HIV, Hepatite B e C), todos com sigilo garantido. Observamos que as pessoas que morram no interior chegam para marca consultas fora do dia que eles abrem a agenda para agendamentos de consulta, são orientadas a volta no dia q abrem a agenda, nos casos do paciente precisar de consulta no dia e orientado passar com o enfermeiro(a). 
 3.1.2 TRIAGEM
 Na sala de triagem, a demanda e o fluxo são grandes, pois lá concentra-se, pacientes que já estavam agendados para consulta médica, antes da consulta e necessário passa por a triagem para fazer uma avaliação onde afere-se os sinais vitais: temperatura, peso, altura, aferição de pressão arterial, em alguns casos fazem o exame HGT (diabetes). Em crianças o protocolo é um pouco diferente pois é anotado na fixa da criança e muitas vezes na caderneta de vacinação, peso, altura, temperatura.
 Pacientes que chegam no dia e foram encaminhados por livre demanda ou atendimento de urgência e emergência, são passados para consultas médicas, alguns casos o próprio enfermeiro faz o atendimento e libera o paciente, observamos que na sala da triagem a outra sala onde são aplicadas algumas medicações, aplicadas elas por um técnico de enfermagem ou por um enfermeiro. 
 
 3.1.3 CURATIVO
 Sala de curativo: Observa-se que fluxo de paciente varia muito durante a semana, são atendidos pessoas com várias necessidades alguns feridas crônicas, outros com fratura, queimaduras, cortes, troca de bolsa colostomia, cirurgias, lavagem de ouvido, e pequenas cirurgias como de unha encravada. 
 Neste ambiente tem três salas uma para atendimento dos pacientes, outra para o expurgo, e a para esterilização de matérias usados nos atendimentos, alguns curativos são os diários, semanais, alguns são por vários meses no mesmo paciente pelo grau da doença do mesmo.
 Trabalham nessa sala técnica de enfermagem e enfermeiro, quando tem procedimento de pequenas cirurgias o médico quem vem fazer e a técnicas e a enfermeira (o) auxiliam. Todos os procedimentos realizados ficam anotados para controle.
 3.1.4 SALA VACINA/ IMUNIZAÇÃO
 Para trabalhar nesta de vacinas e preciso ter cursos específicos e revitalização frequente, neste local trabalham duas enfermeiras, são duas salas a primeira sala é onde são acolhidos os pacientes, para fazer anotações caderneta e no sistema, também e armazenado os dados em cadernos, elas precisam ter acompanhamento, repassar para as agentes de saúde, estar atentas dos programas do governo, fazer controle das vacinas, verificar lotes, validades, entrada e saída todo início e fim de mês.
Na segunda sala fica armazenada as vacinas em temperatura de 2 a 8 graus, é retiradauma quantidade de vacinas para ser usada no dia para não abrir a geladeira constantemente para evitar aquecimento e perda do material, nesta sala é aplicada todas as vacinas, são armazenadas as seringas e agulhas utilizadas ali. 
 3.1.5 FARMÁCIA BÁSICA
 Na farmácia são feita a retirada das medicações, com a receita encaminhada do médico ou enfermeiro, dentista, as medicações são entregue apenas com as receitas em mãos, toda saída de medicações e feita com muito controle, alguns remédios com mais saída são para hipertensão, diabetes, e antibióticos, anticoncepcional. 
 A pessoa responsável pela farmácia é uma farmacêutica formada, ela e responsável por organizar as medicações, distribuir a medicação, controlar estoque, ver validades, receber medicações vencidas e descartar, fazer pedidos de medicamentos em falta, na farmácia também são adquiridos os medicamentos que vêm por via judicial, pois estes medicamentos fazem parte da atenção secundária da saúde, e muitos tem um valor maior. 
 4. CONSIDERAÇÕES FINAIS
 
 A observação dos serviços prestados de forma presencial, reforça o conteúdo escolar e prepara para as situações de aprendizado que virão em sequência as orientações e procedimentos e procedimentos práticos trouxeram noção de como proceder corretamente.
 Os diferentes setores de aprendizados fizeram na atuação do estágio real, noção do serviço de saúde, e de história de necessidades das pessoas que necessitam dos serviços da Unidade Básica de Saúde.
 Foi um estágio muito rico em conhecimento e aprendizado o qual levaremos para a vida. Agradeço toda equipe da unidade básica de saúde aos colegas de 
 Estágio a professora orientadora Ana Carla Pereira. 
 5. REFERÊNCIAS 
BRASIL;	
https://www.anitagariladi.sc.gov.br/estruturaorganizacional/hotsite/index/codHotsite/5643

Mais conteúdos dessa disciplina