Buscar

Prova Online - DEFICIENCIA INTELECTUAL, FISICA E PSICOMMOTORA

Prévia do material em texto

Prova Online
Disciplina: 100040 - DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, FÍSICA E PSICOMOTORA
DEFICIENCIA INTELECTUAL, FISICA E PSICOMOTORA
QUESTÃO 1
Há indicações de que esse problema é um impedimento congênito ou hereditário, com um contexto neurológico, e pode atingir crianças e adultos. Apresenta algumas características como:
- Problemas de diferenciar entre o lado esquerdo e direito.
- Falta de senso de direção (para o norte, sul, leste, e oeste) e pode também ter dificuldade com um compasso.
- A inabilidade de dizer qual de dois números é o maior ou menor.
- Inabilidade em apreender e recordar conceitos matemáticos, regras, fórmulas, e sequências matemáticas.
De que distúrbio neurológico estamos nos referindo?
 
a )
 Discalculia.
b )
 Disgrafia.
c )
 TODA (Transtorno do Déficit de Atenção).
d )
 Hiperatividade.
e )
 Dislexia.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 2
Existem algumas ações que são desenvolvidas quando um aluno(a) não corresponde às expectativas de aprendizagem para o ano em que está estudando, elas são chamadas de intervenções pontuais. Em que consiste essa prática escolar desta modalidade específica?
a )
 Orienta-se o professor auxiliar para que registre todas as suas ações em sala de aula. A cada dois meses, analisa-se os resultados e redireciona-se esta ação.
b )
 Às vezes constatamos que é necessário chamar o responsável da criança para uma conversa. Essa ação tem ajudado muito a coordenação pedagógica e aos professores, pois é possível conhecer melhor a realidade das crianças envolvidas.
 
c )
 Elaboração de um "Caderno de Intervenção Pontual" e, nele, são registrados: data, conteúdo, atividade desenvolvida e uma breve reflexão escrita do que percebe quando o aluno está fazendo determinada atividade.
d )
 A Coordenação pedagógica conversa com os professores sobre a clareza que eles devem ter de não abandonar os alunos com dificuldades de aprendizagem, e que é preciso saber dar o remédio que cada um precisa num determinado momento escolar.
e )
 Ás vezes as crianças não têm um adulto para orientá-las nas tarefas de casa, ou para motivá-las a ler o livro que a professora enviou. Problemas familiares também refletem na aprendizagem das crianças e nas questões psicomotora dos alunos.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 3
Muitas são as causas das deficiências físicas. Podem ocorrer situações traumáticas durante a gestação, durante e pós o parto ou ainda no transcorrer da vida. Consideramos então que as causas da deficiência física podem ser de caráter:
a )
 Leve ou recuperável.
b )
 Encefálica, medular ou espinhal.
 
c )
 Hereditário, congênito ou adquirido.
d )
 Espinhal, congênita ou moderada.
e )
 Temporária, moderada ou definitiva.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 4
Quais são denominados os grupos em que se dividem as tecnologias assistivas?
a )
 Horticultura física; desenvolvimento de hardware; programas especiais de inclusão escolar.
 
b )
 Adaptações físicas ou órteses; adaptações de hardware; softwares especiais de acessibilidade
c )
 Suplementação alimentar física; adaptações neurológicas; computadores e softwares.
d )
 Adaptações físicas ou próteses; adaptações de softwares; programas de inclusão escolar.
e )
 Fisiculturismo compensatório; hardware e software pré escolhidos; acessos especiais para o mercado de trabalho.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 5
Na visão de Negrine (1995, p. 17) a criança na fase de alfabetização é todo movimento, pois muitos estudos revelam a forte relação entre as atividades escolares e o seu desempenho neuromuscular, dada à importância da psicomotricidade no processo de ensino e aprendizagem nessas classes.
Este desenvolvimento neuromuscular é adquirido de que forma na vida da criança?
a )
 Com o processo de ensio e aprendizagem.
b )
 A criança como agente passiva, isto é, ela apenas recebe e acumula informações previamente estabelecidas pelo educador, sendo apenas capaz de codificar e decodificar as informações.
 
c )
 Como atividades físicas - brincadeiras de correr, chutar, pular, pegar e arremessar.
d )
 Com a vivência corporal e a linguagem simbólica que são imprescindíveis.
e )
 Por meio dos elementos constitutivos da psicomotricidade que nos faz compreender os esquemas cognitivos necessários.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 6
A LDBEN - Lei nº 9.394/96 visualiza a educação especial como uma modalidade da educação escolar, que deva ser disponibilizada pelo governo, porque é responsabilidade do Estado, e deve acontecer preferencialmente no sistema de ensino regular. Dessa forma, confirma a gratuidade de uma modalidade de serviço em seu artigo 4º.
Que tipo de serviço público é esse?
a )
 Disponibilizar currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específica, para atender às suas necessidades especiais.
b )
 A aceleração para concluir em menor tempo o programa escolar para os superdotados.
c )
 Um conjunto de alternativas, estratégias e serviços educacionais e de saúde à disposição do estudante com necessidades especiais.
d )
 O atendimento educacional e de saúde especializado, na rede regular de ensino.
 
e )
 O atendimento educacional especializado, na rede regular de ensino.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 7
Complete a frase: O educador deve orientar os seus alunos no sentido de acolher e compreender as limitações do colega deficiente objetivando a interação social de todos. Nesse sentido os jogos
a )
 nos fazem e permitem refletir sobre a importância de sermos uma sociedade mais aberta e que em análise mais ampla e direta autoriza mais facilmente a inclusão das pessoas com algum tipo de deficiência.
b )
 fazem uma ponte entre um mundo cada vez mais informatizado e a real necessidade dos deficientes aderirem a esse mundo sob pena de não saberem competir e interagir entre eles no mundo virtual.
 
c )
 facilitam muito o convívio entre os alunos na classe e os recursos pedagógicos devem ser adaptados para que haja participação também dos alunos com limitações motoras.
d )
 adquirem um sentido fundamental na ingerência e controle de todo e qualquer tipo de aluno deficiente.
e )
 dependem das habilidades motoras de cada um, pois são necessárias as adaptações a cada situação.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 8
Sabemos que o profissional psicomotricista é tão fundamental quanto o professor alfabetizador, ou seja, ambos devem ser parceiros num processo fundamental para a vida escolar de qualquer indivíduo.
O resultado da união destes profissionais deve ser uma aprendizagem significativa, mobilizando simultaneamente a motricidade, a inteligência e a afetividade.
É dessa forma que as crianças expressam seus sentimentos, se interagem com o mundo e com os outros e constroem estruturas mentais do pensamento abstrato. A psicomotricidade não é o único aspecto essencial para a aprendizagem da leitura e da escrita, mas é fundamental para este processo
No entanto, fazemos algumas observações sobre a adoção das metodologias utilizadas pelos professores, seja qual for à experiência proposta e o método adotado ele deverá:
a )
 Oferecer atividades e oportunidades para que a criança comunique, o que está sentido, crie e se expresse emocionalmente e fisicamente, para o crescimento pessoal, pedagógico e na construção da sua vida futura.
b )
 Estar consciente do que exatamente está almejando e onde pretende chegar com a sua orientação terapêutica e pedagógica, ele deverá submetê-la a uma forte avaliação psicomotora a fim de diagnosticar o grave problema da criança.
 
c )
 Levar em consideração as funções psicomotoras (esquema corporal, lateralidade, equilíbrio, etc.) que pretende reforçar nas crianças com as quais está trabalhando.
d )
 Levar em consideração qualquer exercício ou atividade proposta, uma função psicomotora não se encontra associada a outras.
e )
 Levar em consideraçãoo histórico familiar da criança e propor um programa de sessões com objetivo de suprir as dificuldades aparentes.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 9
O professor deve constantemente analisar sua prática em sala de aula, verificando as modificações necessárias no seu planejamento, buscando reajustá-lo de forma a atender às demandas educacionais dos estudantes, lembrando que cada caso é um caso e tem que ser observado/analisado de uma maneira específica.
Para tanto, há varias estratégias metodológicas e didáticas que o professor poderá estabelecer em sala de aula para o desenvolvimento da sua prática com aluno deficiente intelectual.
Assinale abaixo uma dessas estratégias, nos seguintes aspectos:
a )
 Nas demandas e necessidades de aprendizagem significativa em sala de aula e na casa do alunado.
b )
 No que se refere ao que o aluno e sua família sabem e o que está prestes a aprender neste processo pedagógico.
c )
 Nas dramatizações com músicas, teatros e leituras.
 
d )
 Nas características pessoais; nos interesses e peculiaridades pertinentes.
e )
 Na realidade familiar e social do alunado.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 10
Na Idade Média, entre os séculos IV e XV, com a difusão da doutrina cristã que explicava os fatos relacionados aos acontecimentos da vida cotidiana em sociedade, a forma de visualizar a deficiência modifica-se de forma lenta e tímida, passou-se então, a ter uma certa tolerância ao convício com esses indivíduos.
Um exemplo clássico desta prática, neste contexto retirado da literatura especializada, demonstra-se bem esse comportamento.:
a )
 História da raça ariana.
b )
 História da Revolução Industrial.
c )
 História do holocasto.
d )
 História do Menino-lobo.
 
e )
 História do Corcunda de Notre Dame.
Ver justificativa da resposta

Mais conteúdos dessa disciplina