Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resenha
Filme Uma Lição de Vida (O Aluno) de 2010
Dirigido por Justin Chadwich, nascido em 6 de dezembro de 1968, ator de cinema e televisão, indicado a vários prêmios como diretor de cinema, já dirigiu vários filmes dentre eles: Amor e Tulipas, Mandela, dentre outros.
O filme relata uma história real que se passa em uma cidade do interior, durante a história Kimani Maruge (Oliver Litondo), tem lembranças que mostram todas as agressões e atrocidades sofridas por ele. Maruge era da tribo mau-mau, e sua tribo não aceitava o que os homens brancos estavam fazendo com suas terras e seu povo; todos viraram escravo. Por uma promessa, defendeu sua tribo enfrentando todas essas agressões, atrocidades e dificuldades, dentre elas vê sua família (filhos e esposa) serem assassinados em sua frente.
Com 84 anos, ele recebe uma carta da Presidência de seu país e resolve se matricular em uma escola com o objetivo de aprender a ler, após ouvir em um anúncio de radio sobre uma escola publica para todos. Não foi fácil começar a estudar, Maruge não foi aceito por sua idade, mesmo assim ele todos os dias pedia para professora Jane Obinchu (Naomie Harris) para estudar, um dia ela resolve aceitar ela em sua turma, com todo se esforço começou a assistir às aulas e se destacava diante às crianças da escola. Dias depois ele foi expulso da escola pelo supervisor da professora Jane e foi obrigado a ir para uma escola de adultos, mas essa escola não ajudou Maruge, pois era muito longe e ele não conseguia aprender, a Professora Jane decidiu colocar Maruge como seu auxiliar. 
Sua professora começou a sofrer ameaças e chegou até ser transferida para outra escola. Maruge vai até o presidente para que sua professora retorne a escola onde ele aprendeu a ler. Com a volta da professora ele cria coragem e pede a professora para ler a carta, pois ele ainda tinha muita dificuldade de compreensão. Ao ver do que se tratava a carta à professora pede para o outro professor da escola que era contra a permanência da Maruge na escola. O conteúdo da carta mostrava que Maruge foi um herói e que os quenianos só eram livres por causa dele.
Maruge teve sua luta e força de vontade reconhecidos, chegou a discursar na ONU e teve seu nome registrado no livro dos Record Guinness Book por ser o homem mais velho a entrar em uma escola e com sua atitude fez com que vários adultos procurassem as escolas para aprender a ler e escrever.
O filme mostra que independente das dificuldades ou até mesmo a idade nunca é tarde para aprender a ler e a escrever, sempre é tempo de estudar, entrar em uma escola. Tornando assim esse filme como um grande incentivo para alunos desmotivados mostra quão importante é o valor da educação e de aprender. Para os professores mostra que todo aluno é importante e que vale apena investir em seus alunos, principalmente naqueles que para muitos não tem valor algum.
Palonma de Ferreira e Almeida discente do curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Estado do Piauí – UFPI.

Mais conteúdos dessa disciplina