Buscar

Desafio Profissional Só Laranjas Anhanguera ADM

Prévia do material em texto

ANHANGUERA EDUCACIONAL
POLOS – CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD) 
DISCIPLINAS NORTEADORAS:ECONOMIA, TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS SOCIAIS, RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE, TEORIA DA CONTABILIDADE.
SÉRIE: 2ª
Aluno e RA
Desafio Profissional
Só Laranja
Cidade / Estado
2017
Aluno e RA
DESAFIO PROFISSIONAL
DISCIPLINAS NORTEADORAS:ECONOMIA, TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS SOCIAIS, RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE, TEORIA DA CONTABILIDADE.
SÉRIE: 2ª
Atividade Avaliativa Desafio Profissional Apresentada ao Curso Superior de Administração, ciências contábeis e ciências econômicas da Universidade Anhanguera, para Avaliação das Disciplinas Empreendedorismo, Comportamento Organizacional, Técnicas de Negociação, Gestão do Conhecimento e Desenvolvimento Pessoal e Profissional,para Compor Nota Sob Orientação dos Tutores (a) a Distância:
Prof.ª :
Cidade / Estado
2017
SUMÁRIO
RESUMO
As mudanças no clima organizacional estão afetando muito no desenvolvimento do mercado, mesmo assim elas se tornam muito importante para o crescimento das organizações. Tordos os temas relacionados a comportamento (mudança de padrões, hábitos relacionados à saúde, estilo de vida, crenças e atitudes, motivação para pratica, objetivando a utilização de pesquisas sobre o comportamento do ser humano). A Qualidade do ambiente de trabalho é o alvo que pode influencia muito a Liderançaessa que tem uma parte muito positiva na empresa que é responsável para gerir as pessoas e toma as decisões nas organizações. Mais sabemos que nem todos os lideres estão prontos para assumir as funções estabelecidas pela empresa precisando sim de um treinamento especifico para poder gerir tal função. 
No presente desafio vamos propor soluções no âmbito econômico, objetivando a nos cursando resolver e propor soluções de problemas a partir das disciplinas cursadas neste semestre. Os objetivos prepostos neste desafio usarão os meios de analises qualitativos e quantitativos isso por meio de analises de resposta constatou-se a não existente de ideias relacionadas pela análise de conteúdoque foi colocado as práticas de desenvolvimento com mais qualidade do ambiente de trabalho.
Ao fazermos o estudo com a empresa Só laranja identificamos que suas praticas de gestão com relação a produção esta relacionada a organização proposta. Segundo Frederick Taylor, que visa o relacionamento e o domínio aos métodos administrativos com base nos propícios da ORT. Esse estudo de casos é exploratório e o tratamento dos dados é predominantemente qualitativo, com base de quem esta realizando este desafio. A pesquisa e a bibliografia serão suficientes para podermos fazer um trabalho na estrutura da produção baseada nos princípios da ORT e na gestão da produção. Com os resultados proposto, podemos concluir que nem toda a organizaçãosendo elas de menor porte necessitam a utilização dos princípios propostos por Taylor e, por outro lado, as organizações que possuem uma estrutura maior já utilizam de certaforma consolida a área da produção, com a intervenção à partir dos pressupostos da ORT.
INTRODUÇÃO
O principal objetivo da Administração para as empresas é o aumento de seu lucro/rentabilidade para com seus proprietários. Todas as atividades empresariais envolvem recursos financeiros e orientam-se para a obtenção de lucros (Braga, 1995). Os proprietários investem em suas entidades e doravante pretendem ter um retorno compatível com o risco assumido, através de geração de resultados econômico-financeiros (lucro/caixa) adequados por um tempo longo, ou seja, durante a perpetuidade da organização.
O objetivo deste trabalho é mostrar como é importante O conceito de sustentabilidade no controle de qualidade dos produtos produzidos na empresa Só Laranja, produtos estes comercializados e com o foco no compromisso de entrega rápida junto aos nossos parceiros. 
Neste desafio irei apresentar um programa de sustentabilidade para a Empresa Só Laranjas, que será um desenvolvimento sustentável que está fundamentado em três dimensões:
A econômica, aquela que preza aumento da eficiência da produção e do consumo com economia crescendo em recursos naturais, com destaque para recursos flexível com as fontes de energia e os recursos perigosos e mal distribuídos na organização, como a água e os minerais, visando à melhoria nos processos. Relacionado a eco eficiência, que presumirde uma continua inovação da tecnologia que nos forçam a sair do ciclo fóssil de energia carvão, petróleo e gás e diminuir a nossa dependência de recursos físicosda economia.
O desenvolvimento sustentável verificar se o método usado no processo esta compatível com o material em que se assenta a economia, e como subsistema do meio natural. A produção e o consumo e uma forma de garantia que os ecossistemas possam manter sua autoreparação ou capacidade de resiliência.
A social. Uma sociedade sustentável supõe que todos os cidadãos tenham o mínimo para viver uma vida digna e que ninguém absorva bens, recursos naturais e energéticos que sejam prejudiciais a terceira pessoa. O significado é erradicar a pobreza e estabelecer o padrão de desigualdade aceitável, demarcando limites mínimos e máximos de acesso aos bens materiais. Em resumo implantar a velha e desejável justiça social.
METODOLOGIA
O desafio se deu início no estudo com a formação teórica sobre o tema, iniciando-se por uma pesquisa bibliográfica e análise preliminar sobre o tema da pesquisa. Foram expostas algumas metodologias de análise e melhoria de processos disponíveis e buscaram-se então os critérios de utilização de ferramentas da qualidade na metodologia de análise de falhas e melhoria de processos da empresa Só Laranja. 
Verificou-se a adequação Metodologia para Análise e Melhoria de Processos (MAMP) e por último o estudo de caso com a aplicação de análise da melhoria do processo a verificação da eficácia da aplicação. Etapas básicas: Realizar embasamento teórico de Metodologia de Análise e Melhoria de Processo; Expor metodologias envolvidas com Método para analise de melhoria de processo e comparação entre as mesmas; Relatar um estudo de caso; Criticar e concluir sobre a efetividade do processo de soluções de problemas.
Dentre os diferentes tipos de abordagem qualitativa, o que melhor se adapta ao presente trabalho é o método do estudo de caso, realizado em duas empresas com portes e realidades diferentes. Para Triviños (1987), o estudo de caso é uma categoria de pesquisa focada em uma unidade, com profunda análise de suas características, obtidas através da natureza e abrangência da unidade e do suporte teórico que servirá de orientação para o trabalho.
De posse das informações, foi utilizada a técnica de análise de dados qualitativos, buscando-se maior compreensão dos depoimentos coletados. 
De acordo com Gil (2010), a realização de uma pesquisa requer a descrição dos procedimentos que serão seguidos, abrangendo o tipo de pesquisa, o método, coleta de dados, abordagem, técnicas e recursos metodológicos. 
Na realização deste estudo, procurou-se primeiramente, efetuar uma pesquisa bibliográfica nas áreas de Gestão de Resíduos sólidos, pois essa é uma fase primária e fundamental para dar suporte aos objetivos que se deseja alcançar.
A análise do problema da geração de resíduos foi realizada no interior de São Paulo, a empresa tem um grande processamento diário de suco de laranja que chega aproximadamente há 15.000 t, ela chega a ser a maior fábrica de suco concentrado. Elaboramos um sistema alternativo para o aproveitamento dos resíduos sólidos e líquidos no processamento do suco. 
DESCRIÇÃO DOS RESULTADOS
Neste caso fizemos um analise do Sr.João Coutinho com um questionário de perguntas a fim de conhecer a sua gestão das tarefas executadas na empresa. O cargo desempenhado pelo Sr. João Coutinho, apresenta uma características de um gerente de produção. A partir do questionário de entrevista realizada como João, ele possui habilidadesRecurso humanos e gerenciais muito bem desenvolvidas, seja pela longa prática na área, ou seja, ela por ter realizado diversos cursos técnicos.
O Sr João Coutinho esta na empresa desde o seu inicio, seu primeiro cargo foi como operário, devido a sua dedicação recebeu um carga de confiança na empresa com autonomia para tomar quaisquer decisões em relação a sua área de atuação. Acompanha de perto todo o processo de trabalho, supervisionando e atuando diretamente na produção. No organograma da empresa representa muito bem as distribuições dos cargos na empresa apesar da desorganização dela. 
Observa-se que o João é responsável pela gestão da produção foi admitido na condição de operário e assumiu o cargo após conhecer o processo da empresa.A qualificação mínima e com salários reduzidos, diminuindo o custo de produção; os cursos realizados pelo entrevistado foram diluídos os empregados, minimizando custos com treinamento; em razão, principalmente, da simplicidade do processo, o número de erros na execução e refugos e rejeições é quase nulo; por fim, por ter um conhecimento profundo da produção e pelo número reduzido de funcionários, o Sr. João atua como supervisor, controlando toda a cadeia de produção da empresa Só Laranja.
As tarefas são definidas e divididas caso a caso. Cada operário realiza uma etapa do trabalho diferente um do outro, ficando as tarefas mais complexas para os mais experientes e as mais simples para os nomes experientes. Com a grande rotatividade dos operários, muito em razão da indefinição de tamanhos e formas dos produtos trabalhados, sendo que os produtos maiores e mais pesados geram uma fadiga desnecessária nos empregados, o que os faz deixar o emprego pouco tempo após serem contratados devido ao excesso de serviço.
Na empresa não há um sistema organizado visando à máxima eficiência do processo de produção, ela só atende a demanda exigida dentro do prazo estipulado pelo comprador. Segundo as regulamentações daOrganização Racional do Trabalho, visa evitar os movimentos imprestáveis, reduzindo a sua fadiga ao executa a tarefa na empresa. Observamosse houve o cuidado apenas com a economia de movimentos em relação material/maquina no local de trabalho, não sendo observadas as melhores práticas com o uso do corpo humano e nem nenhum método que melhore o desempenho com os equipamentos, ferramentas utilizada na produção da matéria prima.
Com relação a fadiga/stress não há qualquer mecanismo oferecido para melhoras ou redução, mesmo que os colaboradores trabalham 8 horas por dia com intervalo de 2 horas para o almoço, sem pausas. Por serem uma empresa pequena, e todos se conhecem e existe um laço de amizade e interação entre os colaboradores e administradores da organização. 
Por trabalha só por demanda a empresa tem uma certa dificuldade em realizar metas sobre produção, por isso a única remuneração oferecida aos é o salário mensal, fixo e sem benefícios do tipo de refeição, vale transporte e plano de saúde etc. O Sr João e seus colaboradores se mostra muito desestimulado com o que ganha devido a empresa não oferecer benefícios 
Com os conceitos economicusa Administração Científica conseguiu atingir alguns objetivos e identificar novas situações importantes para o processo de desenvolvimento da Administração. A cooperação dos operários foi obtida com planos de incentivos salariais e prêmios de produção. Os gestores da época pensavam que o salário era a única motivação do trabalhador. 
Todas as atividades exercidas na empresa são bastante simples, qualquer pessoa que tenha força de vontade de trabalha pode excrescera uma função de operário na empresa. Devido à carga horária e o serviço pesado poucos colaboradores quer permanecer por muito tempo nela, sendo assim a rotatividade é grande, já o processo de contratação não usar qualquer critério relacionando a área ou experiência exercida.
As condições ambientais são ruins, iluminação muito fraca, banheiros sujos e longes do local de trabalho, na empresa não existem um refeitório e em um local para repouso. O que a empresa acredita ter e oferece para o funcionário e um salário bom que esta na media para a função oferecida de operário.
Para podemos aditar algumas ações para aumentamos a produção da empresa. Em seguida vamos falar de três fatores negativos no processo. 
1 - Não existe nenhum mecanismo que facilite a recepção dos materiais entregues na empresa para serem galvanizados/zincados, fazendo com que muitas vezes, o colaborador utilize de muita força para pegar um grande peso do material, dessa forma acarretar que a fadiga venhainterferi na produtividade.
2 - Os salários são pagos de forma fixa, sem incentivos por metas de produção, não diferenciando dos que trabalham mais dos que fazem menos. Isso desmotiva o empregado mais produtivo.
A AÇÃO PROPOSTA: A Sugestão é pagar por produtividade individual, criar metas e ter um controle maior da produtividade, incentivando os colaboradores a melhora sua produtividade e desempenho.
3–Não existem um local de repouso para após o almoço para reduzir o stress e a fadiga, na sala de repouso pode conter jogos diversos etc. 
AÇÃO PROPOSTA: Sugere-se a adaptação de uma pequena sala de descanso, com sofá ou rede e televisão ou rádio para que os empregados, nos momentos de folga, tenham um local para descansar e confraternizar.
Passo 01
Neste primeiro passo você deverá auxiliar a Alpha Consultoria, calculando os custos totais – CT, custo marginal – CMg, Custo médio – Cme, custo fixo médio- CFMe e o Custo variável médio – CVMe, conforme apresentado na tabela abaixo. 
Após os cálculos deveremos apresentar um breve relatório de análise de custos e a respectiva identificação do custo médio de produção mínimo. 
	CUSTO DE PRODUÇÃO
	PT (Q)
	CFT
	CVT
	CT
	CMg
	CMe
	CFMe
	CVMe
	0
	30
	0
	30.000
	-
	-
	-
	-
	10.000
	30.000
	120.000
	150.000
	12
	15
	3
	12
	20.000
	30.000
	150.000
	180.000
	3
	9
	1,5
	7,5
	30.000
	30.000
	170.000
	200.000
	2
	6,66
	1
	5,66
	40.000
	30.000
	180.000
	210.000
	1
	5,25
	0,75
	4,5
	50.000
	30.000
	200.000
	230.000
	2
	4,6
	0,6
	4
	55.000
	30.000
	214.000
	244.000
	2,8
	4,43
	0,54
	3,9
	60.000
	30.000
	230.000
	260.000
	3,2
	4,33
	0,5
	3,83
	70.000
	30.000
	270.000
	300.000
	4
	4,28
	0,42
	3,85
	80.000
	30.000
	320.000
	350.000
	5
	4,37
	0,37
	4
	90.000
	30.000
	380.000
	410.000
	6
	4,55
	0,33
	4,22
	100.000
	30.000
	450.000
	480.000
	7
	4,8
	0,3
	4,5
	Nota: CFT = Custo fixo total; CVT= Custo variável total; CT= Custo total; CMg; Custo marginal; CMe = Custo médio; CFMe = Custo fixo médio; CVMe = Custo variável médio.
BREVE RELATORIO
Como solicitado Custo médio portando devemos pegar o valor total dividido pelo número de mercadorias produzidas, a quantidade que sai também é igual a soma das médias dos custos variáveis.
Mas também custos médios podem ser dependentes do tempo considerado porque podem oscilar na produção em curto prazo de tempo, como por exemplo custo médio a longo prazo que já dá para trabalhar mais tranquilo na produção e custo médio a curto prazo que já pode ter mais chance de erro na produção já que exige mais correria.
Produção mínima exige menos esforço e podemos trabalhar com mais perfeição já que as mercadorias são poucas e as vezes o prazo e longo ou curto.
Passo 02
Neste segundo passo, o diagnóstico organizacional da “SÓ LARANJAS”. Iremos propor melhorias para solucionar os problemas apresentados no âmbito administrativo produtivo da companhia:
Segundo Taylor estava voltado para eliminar os desperdícios nas indústrias americanas, comprovadamente um dos elementos importantes na formação dos preços dos produtos. 
O planejamento para resolver os possíveis problemas concernentes a essas atividades:
Estratégias de estoques · Níveis de estoque · Disposição de estoques · Métodos de controle
Estratégia de localização · Número, tamanho e localização das instalações. · Designação de pontos de estocagempara os pontos de fornecimento · Designação de demanda para pontos de estocagem ou pontos de fornecimento · Armazenagem público-privada
Estratégia de transporte · Modais de transporte · Roteirização/programação do transportador · Tamanho/consolidação do embarque.
Dessa forma podemos resolver o sistema de logística da empresa, Segundo Bowersox&Closs (2001, p. 20) afirmam que “dentro da empresa, o desafio é coordenar o conhecimento específico de tarefas individuais numa competência integrada concentrada no atendimento ao cliente”. 
Os estoques são gerenciados pelo gestor de produção também é extremamente importante para um orçamento organizacional, pois os estoques em demasia incorrem em altos custos de mão-de-obra, produtos obsoletos, entre outras consequências, o que acaba prejudicando o objetivo maior da logística. 
As decisões de transporte acabam envolvendo qual tipo de modal utilizar. Importa ver qual o tamanho do carregamento, qual roteiro e programação adotarem para realizar uma movimentação eficaz. Todas essas decisões possuem influência direta da distância entre a armazenagem até os clientes, sendo de responsabilidade dos profissionais logísticos definirem o melhor meio de movimentação dos bens.
Contudo, o real interesse empresarial em programar as atividades logísticas eficientemente não se restringe à redução dos custos, mas consiste, principalmente, em obter vantagem competitiva no momento em que proporciona aos clientes um serviço superior. Isso pode ser conseguido através de um contínuo aperfeiçoamento por parte de toda a organização. 
Assim, a responsabilidade operacional da logística está diretamente relacionada à disponibilidade dos insumos, dos produtos semi-acabados e dos estoques de produtos acabados nos locais onde são solicitados, na intenção permanente de realizar a entrega com o menor custo possível, satisfazendo os consumidores.
Passo 03
A proposta é um projeto social para a empresa, comunidade e colaboradores. Com a sugestão de uma opção de projetos sociais ambientais que beneficia a empresa “SÓ LARANJAS” e a sociedade.
Projeto Geração 2017 - Só Laranjas
O projeto geração 2017será realizado pelos nossos colaboradores, esse projeto de responsabilidade social será com a matéria da laranja, ele possibilitara a oportunidade de cidadania que terá a missão de melhorar a vida de famílias das comunidades circunvizinha da empresa quem será beneficiado é a associação Viver em Família para um futuro melhor. 
Responsabilidade Social
O Projeto Viver é baseadona estratégia de promover o desenvolvimento de famílias muito carentes da região, que visa alcança melhores condições de vida para essas famílias carentes. O seu desenvolvimento integrado e sustentável da família carente,a alternativa é reduzir os problemas sociais e econômicos de comunidades carentes circunvizinhas da empresa Só Laranja e a Associação.
O projeto é para pessoas de baixa renda visando o adolescente e jovem capacitando o mesmo com curso e oficinas para que o mesmo venha ter uma participação na sociedade. 
O projeto dará condições e habilidade ao adolescente ferramentas para ele alcança a sua própria transformação perante a sociedade. A elevação do sua autoestima, o fortalecimento de suas habilidades para que o mesmo alcance novos horizontes e que o mesmo venha realizar o seus sonhos para um futuro melhor, e que o mesmo adquira a sua própria dependência.
Acreditamos que com esse projeto a qualidade vida melhore e gere um futuro melhor para essas famílias carentes, o oferecimento de suporte técnico à escola a educação melhor, cursos de formação e profissionalizante, curso da área de saúde em geral e prevenções a doenças sexualmente permissíveis e cursos recicláveis etc. 
O projeto vem para fortalecer as lideranças dos distritos e da comunidade, dando subsídios e poder para que os mesmo tenham com o poder publico e iniciativa privada para que os mesmos tenha assistência a social, saúde, educação e habitação, saneamento básico etc. A parceria entre a associação geração 2017 e o projeto de responsabilidade social da empresa Só Laranja. Possibilita aos colaboradores e as famílias uma vida melhor. 
Responsabilidade e Ética 
Adotam um novo padrão de comportamento, pautado por ações impregnadas pelo zelo, respeito e comprometimento com o desenvolvimento humano, com o bem-estar. Com o senário atual de responsabilidade social empresarial e a associação Viver para um futuro melhor fez a implantação do projeto Geração 2017. 
Para Ashley (2003), no universo corporativo, as organizações têm se preocupado em desenvolver ações voltadas para as questões sociais. Ao questionarmos o porquê desta preocupação com a responsabilidade social, devemos analisar o cenário atual das empresas.
De acordo com Ashley (2003), os negócios assumem hoje dimensões muito complexas. Os fenômenos da globalização, das inovações tecnológicas e da informação apresentam-se como desafios aos empresários, já que alteram comportamentos e também servem como um novo paradigma na busca de melhor entendimento sobre as mudanças que estamos enfrentando.
A estratégia do Projeto Geração 2000 é estimular o desenvolvimento global de famílias carentes da nossa região circunvizinhas, para alcança e desenvolver melhores condições de vida para as famílias, reduzindo os problemas sociais e econômicos das comunidades. Serão definidas as práticas assistencialistas e programas para redução da pobreza, identificando e diagnosticando as suas necessidades e colocando como prioridades os problemas mais graves de pobreza, as ações serão elaboradas pelos nossos colaboradores que são voluntários nesse projeto eles negociarão quais serão as ofertas e quais as atividades que serão aplicadas a cada família. 
O projeto causará um grande impacto muito duradouro e consistente a cada família carentes ele proporcionará o desenvolvimento sustentável tanto para a família como para a empresa e sociedade em geral. Com esse incentivo proporcionará conquista grande e um conhecimento eterno para cada um. 
A Sustentabilidade é definida comoaçõesvoltadas para o meio-ambiente e a sociedade em geral, ela é capaz de satisfazer as necessidades básicas da sociedade sem prejudicar as oportunidades futuras da sociedade. Os investimentos da empresa são mínimos mais serão para alcançar resultados muitos satisfatórios para todos os envolvidos no projeto. 
O projeto a ser aplicado será:
Reciclagem de papel: É uma forma simples e ajude a diminuir o acúmulo de lixo nos aterros. Realização de uma cooperativa para reciclagem de papel. Todos os serviços e toda renda obtida no projeto será revertida para essas famílias carentes, gerando renda.
Educação: A alfabetização dos funcionários da própria empresa e membros da comunidade.
Hortas: A valorizar a alimentação saudáveldas famílias na produção de produtos orgânicos. E alimentos saudáveis no refeitório da empresa.
Os resultados obtidos são de grande valia para todos da sociedade e o projeto geração 2017 é um sucesso.
Passo 04
O gerenciamento de resíduos orgânicos e valorização de resíduos no processamento de suco de laranja, e propor ações que possa eliminar os problemas de descartes dos resíduos apresentados pela “SÓ LARANJAS”.
Reaproveitamento dos resíduos de laranja
A grande quantidade de resíduos de laranja gerados nas regiões produtoras e processadoras da fruta, o objetivo proporcionará alternativas para o aproveitamento dos resíduos produzidos pelaempresa no processamento de suco de laranja, visando à agregação de valor a tais resíduos e a minimização do impacto ambiental causado pelo acúmulo destes no ambiente (ABECITRUS, 2008).
Os açúcares solúveis da casca de laranja são glicose, frutose e sacarose. Os polissacarídeos insolúveis da parede celular da casca de laranja são compostos de pectina, celulose e hemicelulose. A pectina e as hemiceluloses são ricas em ácido galacturônico, arabinose, galactose e pequenas quantidades de xilose, ramnose e glicose (GROHMANN et al., 1995).
As soluções e alternativa parao problema do descarte de resíduossãoutilizadas como substrato para a produção de pectinases fúngicas, metano e para adsorção de corantes residuais. O valor energético contribuir para reduzir a dependência de energia comprada para geração de calor, vapor ou eletricidade. 
Os resíduos sólidos da laranja são convertidos em carvão vegetal e aos subprodutos da carbonização. Segundo (TIENNE et al., 2004).
Dos resíduos da laranja são extraídos óleos essenciais, retirados das cascas têm aplicações variadas nas indústrias farmacêutica e alimentícia. O d-limoneno é uma fonte puras de terpeno monocíclico (CORAZZA et al., 2001).
Com o farelo de polpa da laranja e de grande importância para o tratamento de resíduos sólidos e líquidos e é um grande complemento de ração animal na ração de bovinos e na dieta animal evidencia a importância das fibras na manutenção da motilidade ruminal e no estímulo à ruminação (CORAZZA et al., 2001). 
RESULTADOS
As sugestões para aproveitamento dos resíduos da laranja.
1ª Sugestão:Fazer tratamento dos resíduos sólidos e líquidos que são lançados no solo. A nossa legislação ambiental cuida e prevê multa para quem faz o uso de lançamento desses resíduos em solo. 
Os Resíduos que são lançados no solo são de cerca de 50% da sua total produção quer dizer que chegar a ser lançados por volta de 7.000tons de resíduos. 
2ª Sugestão:Fazer o tratamento dos ingredientes aplicado no processamento do suco da laranja. Esses resíduos líquidos para a estação de tratamento de efluentes até atingir os padrões da Legislação Ambiental. 
A destinação dos resíduos líquidos é destinada na fabricação de ração animal. Estes líquidos são proteínas, óleos essenciais, pectinas, açúcares, ácidos orgânicos para o animal. 
As alternativas a apresenta.
O processo de fabricação do suco de laranja é gerado vários subprodutos com diferentes aplicações no mercado interno e externo, incluindo a fabricação de produtos químicos e solventes, aromas e fragrâncias, cosméticos, complementos para ração animal e na indústria alimentícia (ABECITRUS, 2008). A busca de uma alimentação balanceada e de alimentos funcionais despertou o interesse na indústria dos produtos obtidos pelo processamento dos resíduos da indústria de sucos de laranja.
3 Alternativa: A utilização na fabricação de carvão vegetal a casca após a desidratação. 
4 Alternativa:A utilizações da fibras alimentares da casca de laranja é utilizadana membranas desidratadas. 
O resíduo líquido é tratadonotratamento biológico de efluentes Pirólise Carvão vegetal subprodutos da carbonização Mananciais Pirólise.
Passo 05
A partir dos dados da consultoria, foi apontado que a empresa “SÓ LARANJAS” possui informações importantes que permitirá o empresário ter uma visão gerencial e financeira da companhia, porém pela falta de conhecimento e tempo, João Coutinho não possui um Balanço Patrimonial estruturado e muito menos um Demonstrativo de Resultados relativos a produção do seu produto. Dados as informações levantadas pela Alpha Consultoria, o aluno deverá estruturar o Balanço Patrimonial da empresa e seu respectivo Demonstrativo de Resultado (DRE). Após a estrutura dos respectivos demonstrativos contábeis, para os anos de 2015 e 2016, o aluno deverá elaborar um relatório apresentando a evolução das principais contas apresentadas nos demonstrativos contábeis e dar um parecer final se a empresa está em melhor ou pior situação no ano de 2016.
	DRE
	2015
	2016
	(+)Receita Bruta
	 R$ 3.030.000,00 
	 R$ 3.333.000,00 
	(-) Deduções de Receitas 
	-R$ 30.000,00 
	-R$ 33.000,00 
	(-) Imposto sobre Venda
	-R$ 30.000,00 
	-R$ 33.000,00 
	(=) Receita Liquida
	 R$ 3.000.000,00 
	 R$ 3.300.000,00 
	(-)CMV
	-R$ 2.400.000,00 
	-R$ 2.568.000,00 
	(=) Lucro Bruto
	 R$ 600.000,00 
	 R$ 732.000,00 
	(-) Despesas Operacionais
	-R$ 360.000,00 
	-R$ 360.000,00 
	(=) Lucro Operacional
	 R$ 240.000,00 
	 R$ 372.000,00 
	(-) Resultados Não Operacionais
	-R$ 1.000,00 
	-R$ 5.200,00 
	(+) Receitas não Operacioanis
	 R$ 4.000,00 
	 R$ 2.800,00 
	(-) Despesas Não Operacionais
	-R$ 5.000,00 
	-R$ 8.000,00 
	(=) Lucro antes do IR
	 R$ 239.000,00 
	 R$ 366.800,00 
	(-)IR
	-R$ 65.725,00 
	-R$ 100.870,00 
	(=) Resultado do Exercicio
	 R$ 173.275,00 
	 R$ 265.930,00 
	Balanço Patrimonial
	Ativo
	2.015,00
	2.016,00
	Passivo
	2.015,00
	2.016,00
	Ativo Circulante
	1.455.000,00
	1.429.000,00
	Passivo Circulante
	1.300.000,00
	1.520.000,00
	Disponivel
	50.000,00
	44.000,00
	Fornecedor
	800.000,00
	900.000,00
	Aplicação Financeira
	45.000,00
	40.000,00
	Outras Obrigações
	200.000,00
	190.000,00
	Duplicatas a Receber
	950.000,00
	850.000,00
	EmprestimoBrancário
	300.000,00
	430.000,00
	(-) Duplicatas Descontadas
	-40.000,00
	-55.000,00
	Passivo Não Circulante 
	440.000,00
	235.000,00
	Estoque
	450.000,00
	550.000,00
	Financiamento 
	440.000,00
	235.000,00
	Ativo Realizavel a Longo Prazo
	5.000,00
	6.000,00
	Patrimonio Liquido
	500.000,00
	340.000,00
	Outros Créditos
	5.000,00
	6.000,00
	Capital + Reservas
	400.000,00
	250.000,00
	Ativo Permanente 
	780.000,00
	660.000,00
	Lucros Acumulados
	100.000,00
	90.000,00
	Imóveis
	180.000,00
	170.000,00
	 
	 
	 
	Maquina/Equipamentos
	350.000,00
	290.000,00
	 
	 
	 
	Veículos
	250.000,00
	200.000,00
	 
	 
	 
	Total
	2.240.000,00
	2.095.000,00
	Total
	2.240.000,00
	2.095.000,00
Observou-se com a DRE estruturada que o resultado do exercício aumentou 53,47%, representando um montante de R$92.655,00. Contudo ao compararmos com seu patrimônio liquido no Balanço Patrimonial, nota-se que este diminuiu 32%, principalmente nas contas de capital e reservas. Analisando o Passivo Circulante, percebeu-se que o empréstimo bancário aumentou R$130.000,00, ao confrontar com as contas do Ativo Circulante, observa-se que o montante adquirido pelo capital de terceiros pode ter sido utilizado para o aumento do estoque que elevou seu total em R$100.000,00.
Ao comparar as contas de duplicatas a pagar e duplicatas a receber, observou-se que a conta do passivo aumentou enquanto que a conta do ativo diminuiu, demonstrando que a empresa deve mais e que tem menos dinheiro a receber. Finalizado o parecer, verificou que a empresa não adquiriu nenhum ativo permanente, uma vez que seu montante diminuiu em 2016, essa redução do ativo permanente se dá pela depreciação dos bens. 
Conclui-se dessa maneira, que a empresa Só Laranja em 2016 mesmo possuindo resultados positivos do exercício maiores, apresenta está em uma situação financeira mais prejudicial. Pois observou-se que seu passivo cresceu ao longo do ano, enquanto que seu ativo diminuiu. 
CONCLUSÃO
Assim que o projeto foi descrito e todos os estudos foram feitos para a implantação da indústria, e também, realizado a fundamentação teórica, as análises de viabilidade mercadológica, técnica e econômico-financeira, foram importantes para esclarecer sobre sua aplicabilidade e aceitabilidade diante do mercado a atuar. 
Foi possível concluir, através da realização dos estudos, que o setor citrícola está em crescente movimento no estado do Paraná, muitos produtores.
A prática de Responsabilidade Social da empresa Só Laranja são ações de estratégicas que transforma seus processos em atividades a transparecia com o seu público. O objetivo é ampliar seu relacionamento entre a sociedade e a empresa é essencial.
O diferencial competitivo da empresae o aumento do fluxo econômico. A empresa Só Laranja vê as regas Responsabilidade Social como oportunidade. Além de dar ganhos em espécie ela valoriza a imagem diantedo Mercado, a fim de melhorar a práticas sociais a estratégia dos negócios.
A redução e valorização dos resíduosque são provenientes do processamento de suco de laranja são ótimas alternativas para uma redução sobre o impacto ambiental.O ganho com benefícios ambiental e econômico são grandes para a empresa. A viabilidade de implantação e avaliação dos custos e benefícios inseridos na estratégia desenvolvida para o desperdício. 
Sugerimos que novos estudos busquem a realização de pesquisas quantitativas sobre o assunto abordado: o número de empresas que possuem gerências especializadas no assunto; pesquisas direcionadas ao entendimento sobre o relacionamento entre os diversos elos das cadeias reversas; pesquisas sobre as fontes de iniciativas particulares para o tratamento dos produtos descartáveis ou retornáveis; pesquisas sobre outras formas de aplicação dos programas de gerenciamento, utilizado em países desenvolvidos, dentre outros temas que possam colaborar para um maior controle dos resíduos gerados na fabricação de suco e preservação do ambiente.
REFERÊNCIAS
ARREBOLA, Marcelo Correia. Responsabilidade Social: um novo paradigma estratégico de lucratividade e bem estar social. (Revista ANGRAD, Set./2004)
BROM, L. G.; Balian, J. E. Análise de investimentos e capital de giro: conceitos e aplicações. Saraiva; 2007.
CANATA, Ivana. Teoria da Contabilidade: Evolução Histórica da Contabilidade. AnhangueraPublicações: Valinhos, 2014.
CONCRETE, plain and reinforced. Chapman & Hall; 4th ed edition. 1931.Scientific management, comprising Shop management,:The principles of scientific management and Testimony before the special House committee. Harper. 1947.
CORAZZA, M. L; Rodrigues, D. G; Nozaki, J., 2001. Preparação e caracterização do vinho de laranja, Revista Química Nova. 24, 449-452.
IBGE, Censo Agropecuário 2006, http://www.ibge.gov.br/home/mapasite/mapasite.php#download, acessado em Agosto/ 2008. 
GESTÃO: Consolidação da nova cultura. Disponível em:http://www2.petrobras.com.br-Minisite Pegasoministração cientifica. São Paulo:
Atlas, 1995.
GREGORY, M. A.; RABASCO, E. E.; TOHARIA C. Princípios de economia. McGraw Hill; 1998.
FILHO, José Batista de Carvalho. Teorias da Administração: Conceitos Básicos da Ciência Administrativa. Caderno de Atividades. Valinhos: Anhanguera Educacional, 2015.
FILHO, José. Economia: Introdução à Economia. Caderno de Atividades. Anhanguera Publicações: Valinhos, 2014.
KANIGEL, Robert. The One Best Way: Frederick Winslow Taylor and the Enigma of Efficiency. The MIT Press. March 2005. Princípios de Administração cientifica. São Paulo: Atlas, 1995.
MENDONÇA, L.M.V.; Conceição, A.; Piedade, J.; Carvalho, V.D.;Theodoro, V.C.A, 2006. Caracterização da composição química e do rendimento dos resíduos industriais do limãoTahiti (Citruslatifolia Tanaka), Ciência e Tecnologia de Alimentos. 26, 870-874. 
MOREIRA, P.S.; Reis, R.B.; Lana, A.M.Q.; et al., 2004. Produção e Composição do Leite de Vacas Alimentadas com Polpa Cítrica em Substituição ao Milho, Anais da Reunião anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia. 41. 
OLIVEIRA, Luciane Rosa de; Camfild, Luis Henrique Ramos. Responsabilidade
social como ferramenta gerencial. Disponível em:http://www.unifra.br/cursos/administracao/tfg/Luciane%20Oliveira.htm#_ftn1
REDA, S. Y; Leal, E.S; Batista, E.A.C., Barana, A.C., Schnitzel, E., Carneiro, P, I, B., 2005. Caracterização dos óleos das sementes de limão rosa (CitruslimoniaOsbeck) e limão siciliano (Citruslimonon), um resíduo agroindustrial. Revista Ciência e Tecnologia de Alimentos. 25, 672-676. 
TAVARES, V. B; Siviéri, K; Ceron, C. R; Silva, R; Trabuco, E., 1998. Utilização de resíduo líquido de industria de processamento de suco de laranja como meio de cultura de Penicilliumcitrinum :depuração biológica do resíduo e produção de enzima. Revista Química Nova. 21, 722-725. 
TIENNE, L; Deschamps, M. C; Andrade, A. M., 2004. Produção de carvão e subprodutos da pirólise da casca e do bagaço de laranja (Citrussinensis), Revista Biomassa e Energia. 1, 191-197.
The birth of scientific management. McGraw-Hill. 1966.
The Principles of Scientific Management. Dover Publications. January 1998.
TESTIMONY of Frederick W. Taylor at hearings before Special Committee of the House of Representatives, January, 1912: A classic of management literature ... of the Taylor Society. Taylor Society. 1926.
Two papers on scientific management. G. Routledge. 1919.
SUSTENTABILIDADE. Disponível em: http: //pt. wikipedia.org/wiki/sustentabilidade
SHELDON, Oliver et ali. The Early Sociology of Management and Organizations. Routledge; Reprint edition. November, 2003.

Mais conteúdos dessa disciplina