Buscar

História e Regulamentação da Odontologia

Prévia do material em texto

Junto com a chegada dos portugueses ao Brasil, houve intensa participação de padres e jesuítas na educação. Houve a criação de locais de ensino, e os primeiros cursos superiores do Brasil se originaram a partir disso (PEREIRA, 2012)
Em 25 de Outubro de 1884 foi oficializado o primeiro curso de Odontologia no Brasil através de um decreto do Governo Imperial, assinado por D. Pedro II para o ensino da profissão no Rio de Janeiro e na Bahia. O curso de Odontologia passou então a oferecer uma correta formação aos cirurgiões- dentistas. 
Os três primeiros dentistas que se registraram no país foram Luiz Antunes Carvalho em 1852, Emilio Salvador Ascagne em 1859 e Theotônio Borges Diniz em 1860. Nos dias atuais, segundo dados publicados pelo Conselho Federal de Odontologia, o Brasil é o país com mais cirurgiões-dentistas do mundo, contando com mais de 330 mil profissionais.
O símbolo da Odontologia faz referência ao cajado de Asclépio, filho do Deus Apolo na Mitologia Grega. Asclépio foi criado pelo centauro Kiron, com quem aprendeu Medicina, e tinha grande habilidade como curandeiro, tornando- se o Deus da Medicina e da cura. Esse símbolo foi estabelecido como sendo o símbolo oficial da Odontologia pelo Conselho Federal de Odontologia, através do documento “Consolidação das Normas para Procedimentos nos Conselhos de Odontologia”. Também foram estabelecidas as proporções que devem ser utilizadas nas dimensões do símbolo e as cores, entre outras coisas. O símbolo da Odontologia é muito parecido com o símbolo da Medicina adotado pela American Medical Association no início do século XX, apenas com a diferença dos limites em volta do bastão. 
 Identificar as normas relacionadas a criação e regulação do exercício profissional, códigos de ética etc.
 Apresentar e discutir as atribuições (o que pode fazer), os limites e espaços de atuação (onde e como pode atuar) da profissão de saúde de acordo com a legislação que a regulamenta.
 Disputas com outras profissões: Discuta possíveis área de conflito entre as profissões de saúde relacionadas ao tema da sua pesquisa.
 As medidas regulatórias e a construção da Diretriz Curricular (DCN) da odontologia como profissão de saúde
	 Odonto: 2002
Fontes de Pesquisa: Neste item o grupo deverá realizar pesquisas em sites de entidades representativas das profissões, tais como: associações, sindicatos e conselhos profissionais a fim de reunir um conjunto de informações relativas ao marco legal que define as possibilidades de exercício profissional e a sua interface com outras profissões.
A Odontologia é um campo antigo da área da saúde que é focada no estudo e tratamento do sistema estomatognático (músculos, articulações, dentes, lábios, língua, bochechas, glândulas, artérias, veias e nervos). São conjuntos de práticas que foram desenvolvidas ao longo do tempo e que visam o cuidado dos tecidos que se encontram na área bucal e em parte do crânio, da cara e do pescoço. Ela surgiu por meio da necessidade do ser humano de lidar com a dor, e posteriormente, curar suas enfermidades.
 É possível compreender analisando o percurso histórico da Odontologia no Brasil e no mundo que sua trajetória foi marcada por diversas transformações, desde a concepção do campo da Odontologia como um conjunto de práticas que visam cuidar dos dentes até a conquista da autonomia como ramo do conhecimento ministrado por instituições de ensino superior. Inicialmente o curso de Odontologia era vinculado ao curso de Medicina, sendo separada e regulamentada em 
   A duração do curso de Odontologia é de 5 anos, e após a formação como cirurgião dentista o profissional pode fazer especializações em áreas específicas como ortodontia, periodontia, endodontia, implantodontia, entre outras. Só é permitido o exercício da profissão após obter o registro do Conselho Regional de Odontologia.
Conforme especificado nas Diretrizes Curriculares da Odontologia (DCN), durante a sua formação a instituição de ensino superior deve desenvolver algumas competências específicas para o exercício da profissão como: desenvolver e realizar ações de promoção, prevenção e interceptação ao tratamento das doenças e agravos bucais, conhecer e respeitar o Código de Ética Odontológica, aplicar os princípios de biossegurança na prática odontológica.
Para a regularização da profissão, foi criado o “Código de Ética Odontológica” aprovado pela Resolução CFO-118/2012, e que substitui a Resolução anterior de 2003. Nele é estabelecido que o profissional Dentista tem como deveres zelar pela saúde e dignidade do paciente, comunicar aos Conselhos Regionais sobre atividades que caracterizem o exercício ilegal da Odontologia e que sejam de seu conhecimento, resguardar o sigilo profissional e a privacidade do paciente, entre outros. Na resolução também são estabelecidos os Direitos Fundamentais do profissional Dentista e toda a regulamentação da profissão.
image1.png
image2.png
image3.png