Buscar

Radiologia Forense e Procedimentos

Prévia do material em texto

Áreas da radiologia e procedimentos
Pesquisado por: Gleiciane Silva Vasconcelos
Radiologia Forense
Historicamente, a aplicação da radiologia forense foi introduzida imediatamente um ano depois da sua descoberta, em 1895, pelo alemão Wilhelm Conrad Röntgen que, no ano seguinte, demonstrou a presença de balas de chumbo na cabeça de uma vítima ferida na guerra. Esse fato foi o pioneiro a ajudar a esclarecera causa da morte.
A radiologia forense é a utilização da radiologia para fins jurídicos e sociais, onde é possível:
· Usar na solução de crimes;
· Documentar provas que garantam culpabilidade ou inocência;
· Ou apenas provar a existência de um fato.
 Os procedimentos da radiologia forense foram definidos pelo Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia - CONTER, como pertencentes à área do Radiodiagnóstico. 
O indivíduo com formação em Medicina, após se formar deve buscar um curso de Medicina Legal ou outro na área forense como fazem os médicos e dentistas, que investem e depois se transformam em médico-legista e perito odonto-legal.
Já os Tecnólogos em Radiologia, podem tornar-se peritos criminais e usar seus conhecimentos de imagens para ajudar na esfera jurídica. Isso tudo, após o concurso, é claro, estadual ou federal.
Quem tem interesse pela área investigativa, pode encontrar carreiras promissoras nos órgãos de segurança e fiscalização. 
A área de Medicina Legal, Perícia Criminal e Investigação Forense, tornou-se excelente atrativo empregatício para profissionais de diversas áreas. A utilização do conhecimento científico para fins jurídico social capacita todo profissional que deseja trabalhar como perito criminal na esfera Estadual, Federal, particular ou perito não oficial de fórum, seguradoras e empresas aéreas.
Densitometria Óssea
Método mais moderno, aprimorado e inócuo para se medir a densidade mineral óssea e comparado com padrões para idade e sexo.
O exame de densitometria óssea quantifica a densidade mineral dos ossos e a partir dele é possível verificar a perda de massa óssea ou corporal e identificar indivíduos com maior risco de fraturas, e analisar se as quantidades de massa magra e gordura estão adequadas ou não.
O exame e realizado expondo o paciente à radiação mínima. A duração é de 10 a 15 minutos e a pessoa fica deitada sobre uma mesa.
Não há contato de partes do aparelho com o paciente e nem necessidade de se entrar em um “tubo”, como acontece na ressonância magnética. 
As partes mais afetadas na osteoporose são: o fêmur, a coluna espinhal, a pelve e o antebraço. Partes de interesse na obtenção das imagens para diagnóstico são principalmente o fêmur (colo e extremidade proximal) e a coluna lombar. Também é usado o antebraço não dominante (1/3 distal) e em condições especiais o corpo inteiro. Crianças sempre farão o corpo inteiro.
O paciente necessita de preparo para o exame sendo jejum de cálcio e outros metais pelo menos um dia antes do exame. O exame leva aproximadamente 15 minutos. A osteoporose pode ser controlada com base nos resultados obtidos com a densitometria.
 A exposição à radiação é baixa, tanto para o paciente como para o próprio técnico.
Mamografia
O exame de mamografia serve para identificar nódulos, manchas e outras alterações nos seios que possam indicar a presença do câncer de mama. Ele é fundamental para detectar a doença ainda em estágio inicial, o que facilita o tratamento e aumenta as chances de cura da paciente, usando técnicas de baixa tensão para garantir que as interações fotoelétricas produzam o contraste anatômico, por essa razão, o tubo deve possuir alvo de molibdênio ou ródio para redução de raios-x entre 15 e 22 keV.
Por isso, são essenciais técnicas que minimizem as doses e aperfeiçoem a qualidade das imagens: 
· Tubos especiais;
· Dispositivos de compressão e ampliação;
· Sistemas detectores e controles da exposição;
· Receptores de imagens especiais;
· Procedimentos de controle de qualidade;
· Cooperação entre técnicos, radiologistas e físicos.
Há, basicamente, dois tipos de exame: o convencional e o digital.
· Convencional: o exame é realizado com um filme processado depois que a mama é exposta aos raios-X;
· Digital: a mamografia digital transforma os raios-X em um sinal elétrico e transmite esse sinal para um computador.
Ambos são confiáveis, embora o convencional precise de mais cuidado no armazenamento do filme, caso apareça artefatos, o exame deverá ser repetido. No caso do exame digital, o radiologista pode ajustar a imagem de uma maneira que facilita a investigação pelo médico.
Há requisitos que influenciam nas doses e na visibilidade dos detalhes da imagem, tais como: 
· Fonte de raios-x, filtro, energia, material alvo;
· Geometria de irradiação distâncias, ponto focal, compressões;
· Processo de interação contraste do objeto, espalhamento;
· Sistema receptor de imagem velocidade, contraste, resolução, ruído.
A mamografia deve ser realizada com compressão para eliminar as variações de exposição que alcançam o receptor de imagem pela eliminação das variações de espessuras, minimizar a dose do paciente, melhor resolução ou definição dos contornos próximos ao filme, dentre outros fatores.
Fontes:
http://radiologia.blog.br/diagnostico-por-imagem/conheca-a-area-da-radiologia-forense
https://www.google.com/search?rlz=1C1EJFA_enBR782BR782&biw=1920&bih=937&tbm=isch&sa=1&ei=dP8lXZDLJq3Z5OUPppihkAY&q=pericia+criminal+radiologia+forense&oq=pericia+criminal+radiologia+forense&gs_l=img.3...3469.9291..9476...0.0..0.185.2543.0j19......0....1..gws-wiz-img.......0i67j0j0i24j0i10i24.2ipZTTcoWGY#imgdii=qS71Aul9qwsfWM:&imgrc=-QPiKn7HORBd_M:
https://www.google.com/search?rlz=1C1EJFA_enBR782BR782&biw=1920&bih=937&tbm=isch&sa=1&ei=BO8lXdOAJ4-a5OUPucWryAM&q=radiologia+forense+exames&oq=radiologia+forense+exames&gs_l=img.3...35701.36787..36978...0.0..0.159.816.0j6......0....1..gws-wiz-img.......0i24.JfYarphWcHE#imgdii=BYEkaDrdv3alQM:&imgrc=i55mygoH42UFNM:
https://www.google.com/search?rlz=1C1EJFA_enBR782BR782&biw=1920&bih=937&tbm=isch&sa=1&ei=BO8lXdOAJ4-a5OUPucWryAM&q=radiologia+forense+exames&oq=radiologia+forense+exames&gs_l=img.3...35701.36787..36978...0.0..0.159.816.0j6......0....1..gws-wiz-img.......0i24.JfYarphWcHE#imgdii=ABNwrtFTo-QDCM:&imgrc=nFKDrw2qZSV2cM:
https://www.ativosaude.com/saude/densitometria-ossea/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Densitometria_%C3%B3ssea
https://www.google.com/search?rlz=1C1EJFA_enBR782BR782&tbm=isch&q=radiologia+por+Densitometria+%C3%93ssea+exames&chips=q:radiologia+por+densitometria+%C3%B3ssea+exames,online_chips:corporal&sa=X&ved=0ahUKEwikku3fyqrjAhW9IbkGHQvFCZ0Q4lYIKigA&biw=1920&bih=937&dpr=1#imgrc=x7mjcvXRciTiPM:
https://blog.drconsulta.com/entenda-como-funciona-o-exame-de-mamografia-na-pratica/
image3.jpeg
image4.jpeg
image5.jpeg
image1.jpeg
image2.jpeg