Buscar

Relatório de Atividade Prática

Prévia do material em texto

SENAR
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL
RELATÓRIO DE ATIVIDADE PRÁTICA DA DISCIPLINA DE BEM-ESTAR ANIMAL, DESENVOLVIDA NO 2° SEMESTRE DO CURSO TÉCNICO EM ZOOTECNIA
LUIZ NAZARENO DE SOUZA
Polo Mossoró/RN
Mossoró/RN
outubro/2022
SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO ….......................................,,,,,,.............................................nº 3
CARACTERIZAÇÃO DO CONTEXTO ............................................................nº 4
 Caracterização do sistema de produção animal utilizado na propriedade..... nº 4
 Categorias ou fases de produção ....................................................................nº 4
 Fatores que afetam a produção animal ............................................................nº 4
 Escrituração Zootécnica ...................................................................................nº 5
 Noções de Manejo ............................................................................................nº 6
 CONCLUSÃO …................................................................................................nº 7 
REFERÊNCIAS …............................................................................................nº 8
ANEXOS........................................................................................................nº 9
APRESENTAÇÃO
	A Fazenda Umari está localizada em Upanema/RN, região semiárida do sertão nordestino. A cidade fica a 240 km de Natal/RN e possui uma história incrível contada pelo filho do proprietário da fazenda e gestor da mesma Anderson Fernandes. A propriedade foi fundada em 2003 pelo empresário Antônio Fernandes Sobrinho (Fernando, como ele gosta de ser chamado), pai de Anderson, e natural de Campo Grande/RN (a 26 km da Umari).
	Segundo ele, foi em 2005 que Fernando efetivamente passou a produzir leite, investindo em genética, equipamentos e galpões. Assim, a fazenda foi expandindo e hoje produz diariamente 5 mil litros de leite por dia com 180 animais em lactação (média de 27 a 30 litros por vaca), com o objetivo de alcançar os 10 mil litros. “Produzimos leite muito focados na qualidade e consequentemente na saudabilidade da matéria-prima oferecida aos consumidores. Também, somos fortes em genética e conhecidos pela venda de animais machos, tanto que hoje temos fila de espera até junho do que ano que vem para a compra de bezerros machos recém nascidos e touros Gir puros de origem (PO). 
	Com a venda desses machos, também conseguimos liberar uma área de pasto e acrescentar uma nova renda para a fazenda, a venda de feno. Fazemos controle do Gir Leiteiro pela ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) e do Girolando pela Associação Brasileira dos Criadores de Girolando e graças a Deus estamos evoluindo e crescendo”.
	
2
CARACTERIZAÇÃO DO CONTEXTO
1. Caracterização do sistema de produção animal utilizado na propriedade
	A Fazenda Umari é formada por 90 hectares, dos quais 76 são irrigados e destinados à produção de volumoso para os animais. São 46 hectares destinados ao pastejo rotacionado de Mombaça, Tanzânia e Tiftón 85, com lotação média de 14 unidades animal por hectare. Outros 30 hectares são destinados ao plantio de milho, usado para a produção de silagem, com produtividade superior a 50 toneladas por hectare. Atualmente o rebanho da fazenda é composto por 407 fêmeas, das quais 174 vacas estão em lactação, com média de produção de 21,5 kg de leite por dia. São 47 secas, 69 novilhas e 117 fêmeas em crescimento.
2. Categorias ou fases de produção 
	A fazenda elegeu o Ideagri como software para monitorar os números da fazenda “O Ideagri é uma ferramenta fundamental no monitoramento dos índices zootécnicos e, sobretudo, na tomada de decisões da Fazenda Umari.
	Como o objetivando obter animais cada vez amis lucrativos para o sistema da produção da Fazenda Umari. “O plano genético está ajustado em: produção 20%, saúde 40%, e conformação 40%”, explica o técnico de leite da Alta, Mário Magalhães.
	A definição dos cruzamentos teve fundamental importância no sucesso. Hoje, em parte do animais Gir Leiteiro, são utilizados sêmen de touros Holandeses, Nas vacas ½ e ¾ GO são trabalhados touros Holandeses; já nas fêmas 7/8 GO touros Girolando 5/8 GO; resultando, desse acasalamento, animais ¾ GO.
	“Desde então, temos lançado mão dos melhores touros da bateria da Alta, com foco no Plano Genético da fazenda. Entre os touros utilizados podemos citar: GO-Impacto, GO-Quincas e GO-Arpoador, GO-Imperador, HO-Meteor, HO-CEO, HO-Echelon, HO-Airnet, HO-Haley, HO-Jake e Ho-Murdock”, finaliza Anderson Fernandes.
3. Fatores que afetam a produção animal	
	A fazenda atingiu a marca este ano de CCS de 122 cél/ml e CBT (Contagem Bacteriana Total) de 2.000 em um tanque e 4.000 em outro, examinados pelo LABOLEITE. “A nossa meta é ficar com CCS sempre abaixo de 100 cél/ml. Importante frisar que em 2018 nossa CCS alcançou 1.300.000 cél/ml”.
	Um desafio é clima, que de janeiro a junho é caracterizado por alta umidade e precisamos controlar a questão para poder emprenhar os animais e controlar a mastite, já que chove muito na região, o que gera problemas na areia das camas do free stall. Quando o inverno se prolonga, a areia fica úmida e não sendo necessário o uso de cal virgem. As camas são limpas três vezes ao dia e todas essas ações visam amenizar a alta ocorrência da doença. Mesmo assim, essa época não deixa de ser desafiadora por conta do estresse, reprodução e saúde dos animais, porém, estamos conseguindo superar bem”.
	A Fazendo Umari atravessou um sério problema com mastite de janeiro a junho. De acordo com Anderson: “Choveu muito e não conseguimos controlar a umidade da areia. Se hoje nós temos de 3 a 4 casos de mastite por mês, passamos a ter essa quantia por dia. Foi um surto mesmo. Realizamos um tratamento intensivo e com muito monitoramento, vencemos a batalha. E 2020, ficamos mais preparados: construímos um galpão para estocar a maior quantia possível de areia seca a fim de usarmos no inverno e com isso, evitamos um novo surto. Vivendo e aprendendo, sempre”.
	Ainda foi citado que os produtos da empresa são considerados os top do mercado e na Umari eles comprovam isso. “As linhas apresentam muito eficiência, sem contar o diferencial da consultoria técnica, que no nosso caso. Ele trouxe o laboratório para fazer a cultura na fazenda. Ele nos treinou, nos capacitou, nos acompanha, fazemos cultura pós parto e ao menor grumo encontrado. Na verdade, mesmo que o animal não tenha inchaço e grumos, fazemos a cultura. Com isso, fomos melhorando a qualidade e inclusive, acabamos descartando algumas animais com mastite crônica e com outros problemas sanitários. Assim, fomos limpando os lotes e renovando o nosso plantel. Estamos mantendo essa conduta e procurando melhorar cada vez mais”, finalizou.
4. Escrituração Zootécnica
	A escrituração zootécnica (coleta de dados), que será a base para o cálculo do custo de produção e dos índices zootécnicos dos sistemas produtivos. Na fazenda elegeu Ideagri é o software para monitorar os números da fazenda “O Ideagri é uma ferramenta fundamental no monitoramento dos índices zootécnicos e, sobretudo, na tomada de decisões da Fazenda Umari”.
	A parceria com a Alta teve início em 2013, objetivando obter animais cada vez amis lucrativos para o sistema da produção da Fazenda Umari. “O plano genético está ajustado em: produção 20%, saúde 40%, e conformação 40%”, explica o técnico de leite da Alta, Mário Magalhães.
	A definição dos cruzamentos teve fundamental importância no sucesso. Hoje, em parte do animais Gir Leiteiro, são utilizados sêmen de touros Holandeses, Nas vacas ½ e ¾ GO são trabalhados touros Holandeses; já nas fêmas 7/8 GO touros Girolando 5/8 GO; resultando, desse acasalamento, animais ¾ GO.
5. Noções de Manejo
	A Fazenda Umari é formada por 90 hectares, dos quais 76 são irrigados e destinados à produção de volumoso para os animais. São 46 hectares destinados ao pastejo rotacionado de Mombaça,Tanzânia e Tiftón 85, com lotação média de 14 unidades animal por hectare. Outros 30 hectares são destinados ao plantio de milho, usado para a produção de silagem, com produtividade superior a 50 toneladas por hectare. Atualmente o rebanho da fazenda é composto por 407 fêmeas, das quais 174 vacas estão em lactação, com média de produção de 21,5 kg de leite por dia. São 47 secas, 69 novilhas e 117 fêmeas em crescimento.
	Os animais estão cercados de cuidados especiais desde o dia do nascimento. Após a “cura” do umbigo, recebem quatro litros de colostro. A colostragem segue durante as primeiras 48 horas. Após esse período, recebem seis litros de leite por dia, mais um concentrado específico durante os primeiros 60 dias. Dos 60 dias até os 100 kg de peso vivo, cada bezerra recebe quatro litros de leite por dia mais o concentrado, à vontade. Após atingir os 100 Kg, as bezerras recebem dois litros de leite, uma vez por dia, mais o concentrado a vontade, efetuando, então, a desmama completa.
	As bezerras seguem para piquetes, onde são agrupadas por peso e idade até o momento em que atingem peso para cobertura. Confirmada a gestação, os animais continuam agrupados, respeitando a idade gestacional. Faltando 30 dias para o parto, seguem para o pré-parto, recebem concentrado específico para a categoria, silagem e têm acesso ao pasto. As vacas em lactação estão distribuídas em lotes, dois de primíparas e cinco de multíparas, sempre respeitando idade e produção.
	
CONCLUSÃO
	A Fazenda Umari, um emprendimento rural com um elevado investimento financeiro em uma região do semiarido no município de Upanema – RN, conforme informações fornecidas pelo filho do proprietário da fazenda e gestor da mesma Anderson Fernandes, que inicio o processo de gestão com uma produção média de 3.000 litros de leite dia, chegando a alcançar a meta prevista de produção em 7.000 litros de leite dia, mais em decorrencia dos vários fatores tais como: estiagem, pandemia da Covid-19 e o principal escassez de mão-de-obra, teve se desfazer de parte do rebanho bovinho Gir leiteiro, onde atualmente tem uma produção de 1.100 litros de leite dia, em 47 matrizes leiteira lacantes. 
	Com uma lotação média de 14 unidades animal por hectare. Outros 30 hectares são destinados ao plantio de milho, usado para a produção de silagem, com produtividade superior a 50 toneladas por hectare. Atualmente o rebanho da fazenda é composto por 407 fêmeas, das quais 174 vacas estão em lactação, com média de produção de 21,5 kg de leite por dia. São 47 secas, 69 novilhas e 117 fêmeas em crescimento.
	Em virtudes os fatares analisados e com o processo de gestão pelo gestor da Anderson Fernandes e autonomia constante num futuro próximo de transição do controle dos negócios dos proprietários para seus sucessores para o envolvimento dos potenciais sucessores 
Atualmente o cenário é outro! Com a modernização e a crescente busca por lucro, as produções têm sido intensificadas, alinhadas a uma série de melhorias que transformam a fazenda em um negócio altamente lucrativo, essencial a participação ativa dos potenciais sucessores no negócio, a fim de estarem prontos, no momento correto, para abraçar os desafios da gestão da fazenda.
REFERÊNCIAS
SILVA, Leonado Belli. Anderson, da Fazenda Umari, 'fazendas de leite são órgãos vivos e precisamos estar sempre ligados'. Milk Point, Brasil: 2020. Disponível em: https://www.milkpoint.com.br/canais-empresariais/msd-saude-animal-maxileite/anderson-da-fazenda-umari-fazendas-de-leite-sao-orgaos-vivos-e-precisamos-estar-sempre-ligados-221225/#
VIEIRA, Halen. Fazenda Umari, um oásis no Nordeste. IDEAGRI, Brasil: 2018. Disponível em: https://ideagri.com.br/posts/fazenda-umari-um-oasis-no-nordeste 
Souza. Luiz Nazareno.Visita Técnica a Fazenda Umari no Município de Upanema – RN, em 17/09/2022.
ANEXOS
Figura 1 - Fazenda Umari Fabrica de Ração
Figura 2 – Fazenda Umari Instralações para Alimentaão e Bem dos Animais
Figura 3 - Fazenda Umari Unidade de Ordenamento Bovino
Figura 4 - Fazenda Umari Unidade de Bem Estar para Banho do Animais
Figura 5 - Fazenda Umari Animais da Raça Gir Leiteiro
Figura 6 - Fazenda Umari Animais da Raça Gir Leireira
Figura 7 - Participante da Visita Técnica a Fazenda Umari
image1.jpg
image2.jpeg
image3.jpeg
image4.jpeg
image5.jpeg
image6.jpeg
image7.jpg

Mais conteúdos dessa disciplina