Buscar

transmissão automatizada

Prévia do material em texto

Transmissão automatizada
Breno Pereira
Victor Emanuel
Tipos de transmissões automatizadas
Transmissão automatiza de embreagem simples.
Transmissão automatiza de dupla-embreagem.
COMPONENTES
Os câmbios automatizados  tem como componentes de base os mesmos componentes dos câmbios manuais, possuem pares de engrenagens para formar cada marcha do veículo, possuem também  um conjunto de embreagem. Sua principal diferença está na maneira que são feitos os engates, esses câmbios possuem um sistema eletro-hidráulico que faz, tanto o engate, quanto o acionamento da embreagem. 
Os componentes eletro-hidráulicos são: Unidade mecatrônica; válvulas on-off e o multiplexor.
COMPONENTES
Ainda em seus componentes podemos citar, sensores, filtro de óleo e bomba de óleo.  Por trabalhar com sistemas hidráulicos os câmbios automatizados contam com uma bomba de óleo para pressurizar o óleo que faz tanto sua lubrificação quanto o acionamento dos sistemas hidráulicos; possui um filtro de óleo para fazer a limpeza de possíveis impurezas; e possuem diversos sensores espalhados por todo o câmbio, os principais sensores são: Ge­radores de impulsos para informar à ECU qual é sua velocidade de rotação e o senti­do de giro da saída para o diferencia; Os garfos de engate possuem ímãs permanentes para acionar sensores de efeito hall. São quatro sensores no total, presos ao conjunto mecatrô­nico, sua função é indicar qual marcha está engrenada; já no conjunto de embreagem está o sensor de entrada da transmissão, que mede a velocidade de giro desse compo­nente e de todo o mecanismo dentro de si
MANUTENÇÃO
A principal manutenção nos câmbios automatizados é a troca de óleo, é de suma importância realizar essa troca no tempo correto. Essa troca deve ser feita apenas por profissionais pois requer um maquinário especifico para realizar a troca do óleo.
MANUTENÇÃO
Ainda falando de sua manutenção, a fama dos câmbios automatizados é de serem transmissões problemáticas, o que no geral é verdade, dois do problemas mais comuns são o esgotamento de óleo dos câmbios e a queima da bomba de óleo por usar um lubrificante não adequado. Outra manutenção que deve ser feita é a troca da embreagem, que é similar a troca de uma transmissão mecânica, porém é mais cara por necessitar, sempre que a troca é feita, que seja resetado o sistema mecatrônico através de um scaner. E essa manutenção é ainda mais delicado nas transmissões com sistema de dupla-embreagem que são mais complexos. 
APLICAÇÃO LINHA LEVE
As transmissões automatizadas foram aplicadas nas linhas leves, por algumas marcas como: Fiat, Volgswagem, Chevrolet, Ford e Renault. Eles foram usandos pois são bem mais baratos de serem fabricados em comparação com os automáticos, porém traz diversas desvantagens em comparação com o mesmo, as transmissões automatizadas não trazem tanto conforto ao dirigir por conta de ser possível sentir trancos ao engatar as marchas, tem mais manutenções a serem feitas e são mais “delicados” de lidar, onde dependendo do uso, podem simplesmente travarem e não engatarem mais nenhuma marcha.
APLICAÇÃO LINHA PESADA
Agora partindo para veículos pesados a história é diferente, a grande maioria dos veículos pesados não utiliza uma transmissão automática mas sim uma automatizada, essa escolha ocorreu por conta de ser um sistema que traz uma melhor eficiência em gasto de combustível e ser um sistema mais robusto suportando mais torque e ser uma transmissão mais barata de ser produzida comparada a automática. Cada fabricante optou por fazer seu próprio modelo de transmissão com funcionalidades diferentes entre si, temos alguns modelos de transmissões como: OPTICRUISE da Scania; EUROTRONIC da Iveco; TORQSHIFT da Ford; ZF V-TRONIC da Man; COMFORTSHIFT da Mercedes e a AS-TRONIC DIRECT DRIVE da Daf.
OBRIGADO!
image1.jpeg
image2.jpeg
image3.png
image4.jpeg
image5.jpeg
image6.jpeg
image7.jpeg
image8.jpeg
image9.jpeg
image10.jpeg
image11.jpeg
image12.jpeg
image13.jpeg
image14.png
image15.png
image16.jpeg
image17.jpeg
image18.jpg
image19.jpg
image20.jpg
image21.png

Mais conteúdos dessa disciplina