Buscar

Sinais de Abdome Hemorrágico

Prévia do material em texto

Hemorrágico: A dor abdominal costuma ser súbita, porém de localização difusa. Entre as alterações hemodinâmicas, a taquicardia é o sinal mais precoce, seguida de queda da pressão arterial, palidez, sudorese fria e agitação. É possível quantificar a perda volêmica por meio de sinais clínicos. Sinais de hemorragia retroperitoneal, como os de Cullen e Grey Turner podem estar presentes, à semelhança de quadros de pancreatite aguda grave. O sinal de Kehr é um sinal de ocorrência de dor aguda no ombro em razão da presença de sangue ou outros irritantes na cavidade peritoneal homolateral, quando uma pessoa está deitada e com as pernas elevadas. O sinal de Kehr no ombro esquerdo é considerado um sinal clássico de ruptura de baço. A ocorrência de hematoma do músculo iliopsoas na vigência de tratamento anticoagulante é rara. Sua apresentação é usualmente unilateral, com sintomatologia relacionada à compressão do plexo nervoso do membro inferior e com diagnóstico diferencial abrangendo diversas áreas clínicas.
Na gravidez ectópica rota existe um sinal clássico ao toque vaginal, que é a dor ao tocar o fundo de saco posterior, conhecido como grito de Douglas, ou sinal de Proust.
Suspeita-se de gravidez ectópica nas mulheres em idade fértil com atraso menstrual e quadro clínico sugestivo. Rotura de miomas subserosos pode causar sintomatologia semelhante, assim como a hemorragia de cistos ovarianos. A suspeita de rotura de aneurisma da aorta abdominal deve ser levantada em pacientes com frêmitos ou massas pulsáteis abdominais ou que já se saibam portadores de aneurismas. Ainda que mais raramente, lesões da artéria esplênica podem ocorrer, principalmente em gestantes ou em pacientes com antecedente de pancreatite. Outra causa de abdome agudo hemorrágico é a ruptura de tumores hepáticos, principalmente o adenoma, que é um tumor benigno mais comum em mulheres jovens e usuárias de anticoncepcionais

Mais conteúdos dessa disciplina