Buscar

Estudo de Caso Processo Avaliação Psicológica

Prévia do material em texto

Estudo de Caso Processo Avaliação Psicológica
Caso 1 ( ) Caso 2 (X) 
Nomes completos dos responsáveis pela atividade: 
Jayne dos Santos
Leila Marques
Thalita Lemes
Inserir o conteúdo do caso especificando a identificação da(o) avaliada(o). (não entendi)
Tópicos que precisam ser respondidos:
1. Qual(is) o(s) objetivo(s) da avaliação? 
Identificar se o tipo de personalidade condiz com o cargo pretendido e investigar as habilidades e competências do paciente.
2. Quais perguntas iniciais poderiam ser realizadas para nortear o processo avaliativo? 
Qual o objetivo do paciente com a avaliação psicológica, quais as demandas ela espera enfrentar com a nova oportunidade...
3. Quais técnicas, testes psicológicos e fontes complementares de informação poderiam ser utilizadas no processo avaliativo? Justifique. 
Os testes psicológicos como QUATI, BPR-5 e BASe poderiam ser utilizados nesse caso. O Questionário de Avaliação Tipológica (QUATI) tem como constructo analisar a personalidade do avaliado, o teste Bateria de provas de raciocínio (BPR-5) avalia algumas habilidades cognitivas como o raciocínio e a Bateria de Avaliação para Seleção (BASe) avalia inteligência, memória, atenção concentrada, dividida e alternada. Além destes testes base poderia ser utilizadas ferramentas complementares como entrevistas, o teste Palográfico e o G-38 (Teste não verbal de Inteligência).
4. Proposta de um planejamento do processo de Avaliação Psicológica do caso escolhido: Número de sessões do processo completo: participantes, procedimentos técnicos que serão realizados e a especificação do objetivo a ser alcançado a partir do uso de cada procedimento (pode ser utilizada uma tabela para apresentar este conteúdo). 
	SESSÕES
	PLANEJAMENTO
	1 E 2
	Dentro do planejamento na 1ª e 2º sessão ocorreria uma entrevista fim de entender qual a demanda trazida pelo paciente e incialmente coletar alguns dados. 
	3, 4 e 5
	Entre as sessões 3,4,5 ocorreriam as aplicações dos testes. 
	6 e 7
	E, para que entre a sessão 6 e 7 o profissional consiga trazer os resultados e orientar o paciente.
	OBJETIVO / CONSTRUCTO
	TESTE
	Personalidade
	QUATI
	Habilidades
	BPR-5 e BASe
	Atenção
	Palográfico
	Inteligência
	G-38
5. Referências: Quais referências utilizou para construir o processo? (Normas citações e referências ABNT ou APA)
SATEPSI
Schneider, Andréia Mello de Almeida et al. Planejamento do Processo de Avaliação Psicológica: Implicações para a Prática e para a Formação. Psicologia: Ciência e Profissão [online]. 2020, v. 40, e214089. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1982-3703003214089>. Acesso em 26 de novembro de 2021.