Buscar

Importância da Literatura Infantil

Prévia do material em texto

NOME DA UNIVERSIDADE _________________
	OSMAR DE SOUZA
A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL NA SALA DE AULA.
COXIM-MS
2015
NOME DA UNIVERSIDADE _______________
OSMAR DE SOUZA
A IMPORTÂNCIA DA INFANTIL NA SALA DE AULA.
Projeto, apresentado como exigência do curso de Graduação Pedagogia da Universidade ____________________, sob a orientação da professora --------------------------------------------
COXIM – MS
2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.......................................................................................................04
OBEJETIVOS GERAL E ESPECIFICOS...............................................................05
COPETENCIA E HABILIDADES............................................................................06
MÉTODOLOGIA.....................................................................................................07
DIAGRAMA DA PROBLEMÁTICA DE PESQUISA................................................08
REFERENCIAL TEORICO....... .............................................................................09
AVALIAÇÃO ..........................................................................................................11
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.......................................................................12
	
1-INTRODUÇÃO
	
Ler livros de literatura infantil é descobrir a passagem para um mundo não só de fantasias, mas também de realidades assim sendo, ler histórias consente vivenciar esse conhecimento em diferentes ocasiões, não participando enquanto personagem deles, no entanto como leitor. A Literatura Infantil permite refletir sobre um mundo imaginário e ao mesmo tempo, sobre o mundo que se vivencia que leva o pensamento a estabelecer afinidade entre eles, ou seja, vê o que acontece e o que é possível acontecer, de tal modo se formam conceito, consideração e idéias por meio de diferentes linguajares, que percorrem os tempos e igualmente ao planeta. No entanto, enquanto educador da Educação Infantil há a necessidade de refletir em como se deu início a essa história ou qual a história que fez surgir às histórias de literatura infantil e como poderá ser usada na educação infantil com criança de três anos de idade. O mundo da literatura infantil é mágico, visto que a expressão tem o poder de envolver e conduzir o individuo para um lugar que não é só imaginário, porém também é real porque se pode viver momento presente, mesmo que ele seja fruto de um imaginação. Deste modo quando surgiu a literatura infantil e também a escola tanto e educação Infantil como o ensino fundamental a ideologia que ambas possuíam era dominar o desenvolvimento intelectual da criança, manuseando suas idéias e emoção. Desta maneira, este trabalho busca estudar a literatura infantil, dentro da sala com criança de ate três anos de idade que traz em seu teor diferentes textos, historias infantis, refletindo que ambos, compartilham um mesmo papel, que reflete o mundo e com a entrada do livro na educação Infantil, a sociedade produz seres independentes que adotam posturas críticas e atuantes. Assim, este trabalho poderá contribuir na formação de futuros leitores infantis, não mais manipulados pelo mundo adulto, mas, leitores produtores da suas próprias concepções e histórias e isto acontecerão se a literatura infantil e os textos literários dos livros forem trabalhados com os alunos na sala de aula e fora dela sendo necessário que a educação Infantil abra esse espaço para a criança possam refletirem sobre suas condições e para poder construir seu conhecimento através do seu mundo real.
2-OBJETIVOS
 GERAL
Permite ao aluno da educação Infantil, uma viagem, na leitura ouvida de forma prazerosa onde haverá a descoberta e um encontro com o maravilhoso mundo da imaginação, abrindo novos espaços para a criatividade no intuito de formar futuramente grandes leitores, utilizando diferentes meio para facilitar o trabalho, na Educação Infantil os quais a criança pode usar de sua criatividade para desenvolver ricos trabalhos.
ESPECIFICOS
· Analisar a integração da literatura infantil na educação das crianças, na sala de aula, verificando o seu comportamento e atitude frente a problemas morais em contextos específicos em comparação com os textos;
· Estimular o diálogo entre as próprias crianças e o adulto educador, encorajando-as a examinar e explicar suas opiniões, sentimentos e atitudes acerca dos problemas que são postos durante a leitura;
· Observar a argumentação do aluno, levando em conta os valores culturais, sentimentos e atitudes dentro da sala de aula em relação à aula literária; 
· Verificar o processo de engajamento usado pelo educador com as crianças visando um artifício de reflexão e discussão dos problemas, mas sem induzi-las a aceitarem a posição do educador como uma verdade com a qual todos teriam que concordar; 
· Estudar e mostrar meios viáveis de trabalho em que a literatura infantil contribua para a educação da criança;
· Incentivar e nortear por meios de estudos o trabalho do educador em sala de aula, interagindo o com a literatura infantil como meio de leitura, interpretação e escrita.
3-COPETENCIA E HABILIDADES
As atividades realizadas na sala consistirão com que as crianças da educação Infantil possam aumenta sua capacidade de pensamento e raciocínio tornando se a cada dia uma criança que consegue realizar uma interpretação sem dificuldades. Que futuramente a criança possa ser um leitor e construtor da sua própria historia.
4-METODOLOGIA
Esta pesquisa terá como tema central o estudo da literatura infantil na sala de aula da Educação onde a escolha do tema iniciará a busca por bibliografia que possa nortear toda a pesquisa. Desta forma a escolha, interpretação e problematização do tema fara com que se busque a identificação de texto e escolha de dados bibliográficos, com o objetivo voltado para a identificação dos valores, atitudes e sentimentos presentes na literatura. Uma fonte de dados que aprofundou no tema, dando ênfase a valores de bibliografias e autores até mesmo desconhecidos. A biblioteca publica, internet e outros serão fontes de pesquisas buscadas para a coleta de dados, onde naturalmente, existe variados texto especiais, em que cada um é têm sentido subjetivo, referindo aos aspectos emocionais que acontece um vinculo entre o educador e o educando. A autora Sônia Salomão (1983.p.22) confirma a importância da adesão afetiva do relacionamento da criança com o livro, portanto diferentes autores e obras serão utilizados para a análise dos dados desta pesquisa, como parte da organização do roteiro e partes da redação do trabalho. 
5-DIAGRAMA DA PROBLEMÁTICA DE PESQUISA
O estudo da literatura infantil, em mais de 30 anos, abrange um duro campo de explicação, constatação, revelação e pareceres nos quais os pressupostos teóricos, dos diferentes campos do conhecimento acadêmico como Letras, História, Educação, Comunicação, Psicologia e outras, vem estudando a fim de compreender as diferentes conexões teóricas. Assim sendo, diante do estudo da literatura infantil é necessário aventurar -se na buscam da legitimação literária dos diversos textos recomendado ao publico infantil e jovens leitores, desta forma este trabalho busca apurar os limites da teoria e da crítica especializada, questionando a necessidade, ou não a abordagens da literatura infantil na sala de aula frente a atual sociedade. 
Considerando que a literatura infantil a criança passa a desenvolver a sua capacidade de imaginação, mesmo as que não sabem ler convencionalmente, mas usa da sua criatividade por meio de gravuras para idealizar uma história, principalmente a criança que já tem o domínio da leitura, a literatura infantil devera ser percebida como uma transformação, onde toma um outro caminho, a de cunho formativo voltado para à transformação, à construção e a formação cognitiva do indivíduo de formaprazerosa e diante desta medida devera ser levada a realizar sua função formadora a qual se dá conta de uma tarefa a que está voltada para toda a cultura de conhecimento de mundo por intermédio da realidade criada pela fantasia do escritor. 
Por conseguinte, devera ir mais além, propiciando elementos para a emancipação pessoal, que é a finalidade subentendido do saber, assim este projeto libertador possibilita a escola desfazer de limitações, proporcionando possibilidade de um aprendizado prazeroso e o gosto pela leitura. Por conseguinte não se pode negar que a literatura infantil, a escola, bem como o livro, compartilham uma mesma função, reproduzindo o mundo e com a entrada do livro na escola, a sociedade produz seres independentes críticos e atuantes. Deste modo, o professor deve estar voltado a essa transformação, ser um agente organizador de seus próprios conhecimentos e saber adequar-se a esta nova realidade devendo estar bem preparado, ser conhecedor de diversos autores e livros para estar auxiliando seus alunos e até mesmo para melhorar a sua formação docente e sua formação como cidadão crítico. 
6-REFERENCIAL TEÓRICO
Os primeiros anos de vida são essenciais para o desenvolvimento de uma pessoa, sendo considerada a base de sua personalidade. Nesta fase já tem varias experiências, boas ou ruins como o amor ou rejeição, carinho ou desprezo, atenção ou indiferença. Verifica-se que quando as crianças encontram um bom livro com textos agradáveis, quando ouve suas historiasm elas estão lidando com sensações e percepções de uma realidade, onde se pode trabalhar de forma lúdica, para se tornarem aceitas e compreendidas entre si, ou seja, no grupo. A leitura de livros infantis na sala das crianças na fase de três (3) anos de idade, pode se tornar uma atitude natural da criança, uma vez que enquanto ouve a leitura, a criança viaja, brinca no mundo dos sonhos desenvolvendo e integrando em todos os aspectos, sendo estes motores, cognitivos, afetivos e culturais.
 Sendo assim a Literatura Infantil é importante para a formação de uma nova mentalidade e a certeza que as crinaças ira descobrir que existem milhares de livros e que com eles podem viajar para lugares maravilhosos, diante deste mundo maravilhoso será como estivessem sempre no balão da leitura e descobriram muitos tesouros diante das imensas emoções com os livros. Viajar no mundo da literatura e experimentar o prazer do conhecimento adquirido através de diferentes autores e obras. Segundo COELHO(1981):
“Partindo de dado básico de que é através de sua consciência cultural que os seres humanos desenvolvem, se realizam de maneira integral, é fácil compreendermos a importância do papel que a literatura pode desempenhar para os seres em formação. É ela, dentre as diferentes manifestações da arte, que atua de maneira mais profunda e duradoura, no sentido de dar forma e de divulgar os valores culturais que dinamizam uma sociedade ou uma civilização”. 
( COELHO. 1981.p.03)
Assim sendo, a partir da observação a criança constrói diferentes representações do mundo, onde suas teorias, crenças, são produtos originários de inter-relações com o universo, que vai se adaptando conforme as condições de pensamento, havendo influencia da sociedade adulta. O uso da linguagem oral é necessário como meio para conversar, brincar e se expressar de diferentes formas e situações vivenciada no cotidiano, bem como a sua leitura é necessária diante da visão de mundo que ela pode encontrar na literatura.
 
7-AVALIAÇÃO
Diane de todos os aspectos será avaliados o grau de percepção das crianças em relação a leitura realizada na sala bem como a relação entre a leitura oral e a percepção das figuras visuais da criança, frente as atividades realizada na sala de aula. Avaliando todo o contexto da criança em relação a leitura consistira em avaliar como a criança reagem frente a cada historia contada bem como sua interpretação oral e escrita através de figuras e desenhos.
7. REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA
FREIRE, Paulo. Cartas a quem ousa a ensinar. 2º ed. São Paulo. Olho de Água. 1993.
BRASIL. A Literatura-teoria-Analisse. Brasília. MEC. 1981.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília. MEC 1996.
MEIRELES, Cecília. Panorama Histórico da Literatura Juvenil. Ática. SP. 1991.
JESUALDO. A Literatura Infantil. Cultrix. SP. 1978
FOUCAMBERT, Jean. A Literatura em questão. Artes Médicas. RS. 1989.
BRASIL. LEI 9.394. Brasília. MEC 1996.
1

Mais conteúdos dessa disciplina