Buscar

694940 - TÓPICOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL PEDAGOGIA gabarito

Prévia do material em texto

QUESTÃO
	ALTERNATIVA CORRETA
	
	 
	1
	D
	2
	B
	3
	D
	4
	D
	5
	B
	6
	B
	7
	B
	8
	B
	9
	A
	10
	D
Questões de múltipla escolha
Disciplina: 694940 - TÓPICOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL-PEDAGOGIA
Questão 1: De acordo com o que foi estudado na disciplina, no que tange à pedagogia empresarial, podemos perceber que há alguns elementos que permitem pensar nas dimensões do sentido e contexto de surgimento dela, bem como no aspecto das razões que justificam a expectativa de que o mercado empresarial absorverá cada vez mais esse profissional. 
Sob este ponto de vista, a pedagogia empresarial se caracteriza pela: 
I. Necessidade de formação/preparação dos recursos humanos das empresas. 
II. Atuação de pedagogos no treinamento de pessoal que pode elevar a produtividade e a qualidade das organizações. 
III. Atuação com a mesma postura da escola, realizando atividades de transmissão de conhecimentos com um fim em si mesmo.
Assinale a alternativa que contemple as afirmações corretas:
A) I somente.
B) II somente.
C) III somente.
D) I, II somente.
E) II, III somente.
Questão 2: Em nossos estudos encontramos duas palavras-chave que podem ser apontadas como eixo de sustentação da pedagogia hospitalar:
A) Saúde e doença. 
B) Qualidade de vida e humanização. 
C) Atendimento especial e inclusão. 
D) Saúde e recuperação. 
E) Acolhimento e esperança.
Questão 3: Gohn (2010, p. 41) afirma:
“É necessário deixar de ser dependentes de práticas políticas do passado. A autonomia deve capacitá-los a inserir-se no contexto social e a compreender as circunstâncias da vivência social, econômica, cultural e ética na globalização. Estes desafios remetem à figura dos sujeitos coletivos da sociedade civil organizada.” 
Diante do exposto, fica evidente que o papel das ONGs atualmente mudou; estas deixaram de atender à militância política para:
A) Proporcionar a recuperação de valores e mudanças comportamentais capazes de desenvolver no indivíduo habilidades para enfrentar dificuldades, mas com aptidões para recriar as condições concretas de sobrevivência diária. 
B) Ter a intenção de suprir deficiências e amenizar as lacunas deixadas pelo Estado na demanda social.
C) Incentivar grandes e médios empresários a disponibilizarem recursos para auxiliar nas questões que envolvem o atendimento à sociedade.
D) Estimular a participação da sociedade na luta por direitos, dignidade e respeito. 
E) Passar por alterações, englobando em seu currículo a formação e conhecimentos formais.
Questão 4: Um bom filme para melhor compreensão e reflexão acerca das diferentes culturas e do choque entre elas é o clássico Dança com lobos, que trata da expansão americana rumo ao oeste e do choque com os índios locais. É interessante notar o quanto a resistência ao desconhecido é parte marcante das nossas personalidades. É interessante também porque mostra um tipo de educação que se dá na apropriação de culturas dos dois modelos que se chocam: a cultura indígena e a cultura do homem da cidade norte-americano. A explicação dada pelo autor do livro-texto de Tópicos da Atuação Profissional sobre o filme trata de um tema que deve ser abordado na sala de aula por se referir à necessidade de se respeitar as diferentes culturas. Isso é o que podemos chamar de tema transversal, pois ele atravessa e perpassa diferentes conhecimentos. No que se refere ao assunto envolvido nesta questão, podemos dizer que ele se encaixa na temática:
A) Do meio ambiente. 
B) Da tecnologia e comunicação. 
C) Da orientação sexual. 
D) Da diversidade cultural. 
E) Da ética. 
Questão 5: A pedagogia responsável pelo atendimento em organizações não governamentais ou no terceiro setor foi bastante defendida pelo grande educador Paulo Freire. Denominamos essa pedagogia de:
A) Pedagogia hospitalar.
B) Pedagogia social.
C) Pedagogia empresarial. 
D) Pedagogia inclusiva. 
E) Pedagogia interdisciplinar. 
Questão 6: Por muito tempo, a origem do mundo e a evolução dos seres vivos, sejam eles humanos ou não, pautaram-se pela explicação religiosa, e as teorias dogmáticas que colocavam em Deus as respostas para todas as perguntas prevaleciam. Essa corrente de pensamento denomina-se:
A) Evolucionismo biológico.
B) Criacionismo.
C) Evolucionismo cultural.
D) Evolucionismo social.
E) Supremacia.
Questão 7: Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia, por meio da Resolução do Conselho Nacional de Educação, o profissional de pedagogia deve ser capaz de trabalhar em espaços escolares e não escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo.
Além disso, o estágio curricular deverá contemplar a experiência de exercício profissional em ambientes escolares e não escolares (BRASIL, 2006), o que exige uma formação do pedagogo extremamente sólida. 
Diante do exposto, reforça-se que é necessária e muito importante uma formação que prepare o futuro professor para lidar com as diferenças e as mudanças que ocorrem no mundo. Assim:
A) O futuro pedagogo precisa conhecer as novas tecnologias da comunicação e da informação, pois os alunos possivelmente as conhecem e vão querer manter contato com ele fora da sala de aula, via e-mail, por exemplo.
B) É preciso levar para a escola e sala de aula as nuances do mundo em que se vive, o que exige uma formação-ação de boa qualidade, com fundamentação teórica sólida, pertinente e real, que permita interpretar e analisar a realidade de sua prática
C) É fundamental que o futuro pedagogo assine uma boa revista educacional e, pelo menos, um jornal diário.
D) O futuro pedagogo não pode deixar de propor, aos professores de sua escola e aos alunos, a elaboração de um jornal semanal logo no primeiro dia de aula.
E) A construção e alimentação de um blog precisa fazer parte da vida do pedagogo, desde estudante.
Questão 8: No contexto da pedagogia hospitalar, a interdisciplinaridade:
A) Não tem a mesma centralidade que possui nas outras frentes de atuação do pedagogo, uma vez que o saber médico caminha independentemente do pedagógico e vice-versa.
B) É o ponto central para o trabalho pedagógico, pois o olhar não deve estar voltado apenas para o aspecto biológico, mas para todos os demais estados do aluno-paciente.
C) Assume a característica de uma técnica de ensino aplicada nos hospitais que têm crianças internadas por longos períodos, mas sem os efeitos esperados, uma vez que seu foco é o aluno-paciente, e não o paciente-aluno.
D) Serve para manter o vínculo entre a criança que estuda e o médico que a trata, mas jamais poderá se voltar ao estudo de aspectos médicos.
E) Visa levar a criança a fazer suas lições na escola-hospital por causa da doença que a impede de sair desse ambiente. 
Questão 9: Indique a função do pedagogo, a partir das alternativas abaixo, que complete corretamente a seguinte afirmativa:
“Sobre as atividades do _______________________, destacamos: elaborar o planejamento pedagógico baseado nos objetivos já diagnosticados; assegurar a implantação e orientar a execução dos projetos, redimensionando os espaços de aprendizagem de acordo com as novas exigências observadas no mundo social e econômico; esclarecer as normas legais que organizam e estruturam o funcionamento das instituições; contribuir para maior eficácia do trabalho pedagógico, entre outras”.
A) Coordenador pedagógico.
B) Supervisor escolar.
C) Assistente de direção.
D) Professor.
E) Orientador educacional.
Questão 10: Leia o enunciado e considere as afirmativas a seguir.
Em um ambiente tão complexo como o hospitalar, a primeira necessidade que surge na ação docente é a mudança de paradigma. Para Vasconcellos (2002, p. 31), nossos paradigmas influenciam nossas ações: fazem-nos acreditar que o jeito como fazemos as coisas é o “certo” ou “a única forma de fazer”, e nos sentimos impedidos de aceitar ideias novas, ficando pouco flexíveis e resistentes às mudanças. Entre as mudanças necessárias que devem ser incorporadasà prática dos professores que trabalham com a pedagogia hospitalar, podemos encontrar:
I. Uma visão mais ampla de sala de aula, pois o aluno requer não apenas que o professor possua conhecimentos específicos, mas que compreenda que se trata de necessidades mais específicas. 
II. Considerar que o aluno precisa de acolhimento intelectual e emocional diante de sua condição “enferma” e nas suas crenças sobre o estar vivo. 
III. É preciso que o professor conheça as normas e regras hospitalares, a estrutura hospitalar, suas nuances e tenha capacidade de adequar os seus conhecimentos a essas estruturas.
IV. A aplicação de provas para medir o nível do aluno e a utilização de materiais que possibilitem estudos dirigidos durante a presença da criança no hospital.
V. Converter o atendimento médico em algo mecânico e considerar a doença de forma isolada, isto é, não relacioná-la a outros fatores circunstanciais, como sociais, emocionais, educacionais e psíquicos.
Assinale a alternativa correta:
A) As afirmativas I, II e IV estão corretas. 
B) As afirmativas II, III e V estão corretas.
C) As afirmativas III, IV e V estão corretas.
D) As afirmativas I, II e III estão corretas.
E) As afirmativas II,IV e V estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina