Buscar

Sucessão e Herança: Caso Tadeu

Prévia do material em texto

Exercício
1) Tadeu, próspero empresário, com atividades no Pará, Amazonas, Maranhão e Amapá, faleceu em razão de um acidente automobilístico no último domingo, enquanto trafegava pela Avenida Paulista na cidade de São Paulo. Tadeu era viúvo e pai de: Rosana, Luíza, Raul e Bráulio. O de cujus deixou bens imóveis, móveis, semoventes em vários estados da federação, num total de 10 milhões de reais. Parte de seu vasto patrimônio (50% deste) foi objeto de testamento, em que foram beneficiados, em partes iguais, 2 sobrinhos – Valério e Inês, 1 de seus quatro filhos – Raul, Nicodemos – o cachorro da família e a prole eventual de Luíza – filha portadora de esquizofrenia. Bráulio, que estava dirigindo o carro, foi retirado vivo das ferragens, mas não suportou os ferimentos e veio a óbito 3 dias após seu pai. Bráulio faleceu “ab intestato”, tendo como sucessor seu único filho – Douglas de 23 anos de idade. Seu único bem era um apartamento em São Paulo no valor de 2 milhões de reais adquirido com recursos próprios. Diante do exposto questiona-se: (7,5 pontos)
a) É possível validar integralmente o testamento deixado por Tadeu? Explique.
b) Bráulio será herdeiro do pai? Explique.
c) Na sucessão de Bráulio é possível falar em aceitação indireta? Explique e indique o que se faz necessário para que ela ocorra.
d) Caso Raul se sinta desconfortável com a deixa testamentária poderá renunciá-la sem prejuízo da sua parte na sucessão legítima? Explique e Fundamente.
e) Se Douglas lhe procurar dizendo do propósito de renunciar a herança para esquivar-se de credores, que informações você daria a ele? Fundamente.

Mais conteúdos dessa disciplina