Buscar

Prévia do material em texto

Como vimos, para a concessão da aposentadoria PCD por tempo de contribuição não basta simplesmente que você possua uma deficiência, é necessário averiguar qual o grau dessa deficiência.
Deficiência de grau leve: 33 anos de tempo de contribuição para homens e 28 para mulheres
Deficiência de grau médio: 29 anos de tempo de contribuição para homens e 24 para mulheres
Deficiência de grau grave: 25 anos de tempo de contribuição para homens e 20 para mulheres
Essa avaliação ocorre por uma perícia biopsicossocial, é realizada por uma equipe multiprofissional interdisciplinar que considerará:
Os impedimentos nas funções e nas estruturas do corpo;
Os fatores socioambientais, psicológicos e pessoais;
A limitação no desempenho de atividades, e
A restrição de participação.
Logo, nessa perícia serão realizadas perguntas sobre a sua vida pessoal e profissional com o intuito de averiguar, inclusive, se houve alguma alteração do grau da deficiência ao longo do tempo.
Nesse sentido, o grau da deficiência é classificado conforme a seguinte pontuação:
Deficiência grave: quando a pontuação é menor ou igual a 5.739; 
Deficiência moderada: quando a pontuação é entre 5.740 e 6.354; e
A Deficiência Leve: quando a pontuação é entre 6.355 e 7.584.
Diferentemente da perícia médica realizada nos casos de auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença), por exemplo, a biopsicossocial é uma análise global que avalia quais as dificuldades enfrentadas em diferentes atividades, incluindo as atividades da vida cotidiana como, por exemplo, se é enfrentada alguma dificuldade para se vestir, se deslocar ou se alimentar sozinho. 
Assim, a avaliação será realizada por meio de uma entrevista, em que será analisado quais são as limitações enfrentadas ao longo do dia a dia, bem como se houve alterações no grau da deficiência durante os anos, para assim se chegar no grau da deficiência ao longo dos anos de contribuição. 
Lembre-se que assim como a perícia para concessão do auxílio por incapacidade temporária é muito importante que você leve no dia da perícia todos os documentos e informações que possam auxiliar na comprovação da deficiência. 
Um advogado especialista em Direito Previdenciário pode auxiliar e analisar quais são os documentos necessários e essenciais para essa perícia.
A alteração do grau de deficiência é importante porque possibilita a conversão no seu tempo de contribuição por meio de uma tabela de conversão específica para isso.
De igual forma, o tempo de contribuição comum e o tempo de atividade especial, aquele exposto a agentes nocivos à saúde, podem ser convertidos e usados no tempo de contribuição para pessoa com deficiência, também por meio de uma tabela de conversão específica para isso criada pelo Governo.
Por isso, é muito importante que você esteja atento a essas regras quanto à possibilidade de aumentar o seu tempo de contribuição, pois mesmo que você não alcance o tempo necessário para a concessão da aposentadoria por deficiência pode ocorrer de existir outra solução para o seu caso específico, pois, como vimos, você pode converter o período em que trabalhou sem deficiência e somar ao tempo em que trabalhou possuindo uma deficiência.

Mais conteúdos dessa disciplina