Buscar

ava 1 empreendorismo blockbustter

Prévia do material em texto

O declíneo da Blockbuster pode ser atribuído a vários fatores. Sendo o principal, não ter acompanhado a inovação do mercado. Ao subestimar o crescimento do streammer, a empresa continuou a investir e acreditar no seu método de locação de filmes. É muito importante que os gestores e tomadores de decisão estejam monitorando interiormente sua empresa, assim como, os fatores externos a ela. 
Muito se fala hoje em dia sobre tecnologia e inovação. E de fato, é uma crescente sem fim. Com o avanço, por exemplo, das mídias sociais, a informação chega velozmente aos consumidores, de modo que, o o desejo pelo consumo se torne instantâneo. 
O cliente cada vez mais, tem a necessidade do imediatismo. A blockbuster foi líder em vendas, dominou o setor de locação de filmes, mas em um mundo mais tecnológico, qual seria a graça de esperar a sexta feira chegar para alugar um filme ? Essa era experiência que tínhamos ao entrar na locadora. A empresa não vendia apenas o serviço de locação, e sim toda a experiência de se ir até o local, reunir amigos e família e alugar um filme. 
Completamente errada, a Blockbuster acreditou em seu serviço e continuou a investir em lojas físicas, essas que em pouco tempo fechariam suas portas. 
Nesse caso, o correto seria uma metodologia em pesquisa, com base em informações, análise de mercados e possíveis cenários. 
Como citado por Saul kaplan, ‘’Não que a Blockbuster não tenha percebido a chegada da Netflix. A questão é que a empresa estava tão comprometida com o seu modelo físico convencional que não conseguia ver ou agir de outra forma, prendendo-se ao seu modelo de negócios.’’ 
Com uma pesquisa de mercado e coleta de informação correta acerca da empresa e do novo cenário surgindo, a blockcuster poderia ter tido um cenário diferente.Em minha experiência pessoal, o mesmo eu acompanhei acontecer com as revistas de cosméticos. Com 10 anos, já com vontade amadora de empreender, comecei a vender natura, AVON, em modelo de revista, onde o cliente encomendava seu produto na revista para depois receber sua compra. Método esse que foi extinto após a evolução de compras on-line. 
O que reforça pontos que citei acima, o consumidor está cada vez mais imediatista, o empreender hoje em dia precisa não só oferecer produto bom e de qualidade, e sim saber trazer aos seus clientes, a hora e forma adequada. 
Referências bibliográficas: 
KAPLAN, Saul. Modelos de negócios imbatíveis: como sua empresa e você podem se manter relevantes em meio às mudanças. Editora Saraiva - SRV Editora LTDA, 2013
 Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788502211360/. Acesso em: 07 jun. 2024.

Mais conteúdos dessa disciplina