Buscar

Teologia e Sociedade

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Teologia e Sociedade
Leia o fragmento de texto: 
“A igreja não é uma agencia social, mas tem um significado social na cidade. Ela não é o governo ou partido político, mas Deus a chamou para anunciar seu reino em todos os segmentos políticos. [...] A igreja não é uma escola, mas Deus a chamou para educar o povo da cidade acerca do Evangelho do amor, da justiça e da transformação social”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SUÁREZ, Adolfo et al.  A Bíblia em perspectiva: estudos em teologia bíblica. Joinville: Clube de Autores, 2014. p. 289.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base A Bíblia e a transformação social, a visão social transformadora da Bíblia pode ajudar a humanidade e toda criação de que forma? Assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	A pobreza em Israel estava associada à morte do chefe da casa, assim os ensinos do Antigo Testamento não podem ser aceitos social e culturalmente na contemporaneidade.
	
	B
	É uma compreensão do mundo que busca na igualdade, na justiça social e na liberdade um espaço comum de vivência.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com texto-base: "É identificar na Bíblia, considerando-a este objeto sacro para o mundo cristão [...] elementos para uma visão social transformadora. Nosso ponto de vista é uma compreensão de mundo que busca na igualdade, na justiça social e na liberdade um espaço comum de vivência para humanidade e toda criação" (texto-base, p. 108).
	
	C
	O Código da Aliança não tem leis especiais protegendo pessoas necessitadas, antes as coloca em situação de escravidão e opressão dos mais ricos e poderosos.
	
	D
	Mulheres, crianças, pobres e idosos não tinham direitos em Israel; por isso, não podemos tirar exemplos do Antigo Testamento para a compreensão da justiça e direitos sociais na atualidade.
	
	E
	Os Evangelhos nos dispensam da obrigação de ajuda aos pobres, da elaboração de leis que visem à justiça social e a um modo melhor de viver ainda nesta terra.
Questão 2/10 - Teologia e Sociedade
Leia o fragmento de texto:
“O Judaísmo segundo suas tradições encara a mulher de uma forma bem diferente do homem. A constituição familiar no Judaísmo foi sempre patriarcal. Tudo girava em torno das decisões masculinas e ao homem se voltava. [...] No tempo de Jesus a situação da mulher era desprezível e não foi muito diferente das épocas anteriores”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CASONATTO, Odalberto Domingos; VIEBRANTZ, Rosalir. Jesus e as Mulheres: a mulher nos evangelhos sinóticos. http://www.abiblia.org/ver.php?id=1623&id_autor=66&id_utente=&caso=artigos. Acesso em: 23 abr. 2020.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base A Bíblia e a transformação social: pistas e fundamentos sobre os evangelhos, o domínio de Deus e a nova sociedade, assinale a alternativa que apresenta corretamente qual posição Jesus teve em relação às mulheres:
Nota: 10.0
	
	A
	Apoiou o modo como as mulheres eram subjugadas e humilhadas dentro da sociedade patriarcal.
	
	B
	Foi a favor da Lei Mosaica que concedia direitos legais somente aos homens e excluía as mulheres.
	
	C
	Revisou diversas leis que colocavam as mulheres em situação de fragilidade social e as deixavam sem direitos.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o texto-base: "Jesus revisou diversas leis que colocavam mulheres em situação de fragilidade social, deixando-as sem direito" (texto-base, p. 116).
	
	D
	Proibiu as mulheres de terem uma relação pessoal com Deus, colocando-as como cidadãs de segunda categoria.
	
	E
	Apoiou a prática da poligamia e do repúdio na sociedade judaica.
Questão 3/10 - Teologia e Sociedade
Leia o excerto de texto:
“[...] Freire escreve: Em Jabotão perdi meu pai. Em Jabotão experimentei o que é a fome e compreendi a fome dos demais. Em Jabotão, criança ainda, converti-me em homem graças à dor e ao sofrimento que não me submergiam nas sombras da desesperação. [...] Embora fosse criança, comecei a perguntar-me o que poderia fazer para ajudar aos homens”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ANDREOLA, Balduino A.; RIBEIRO, Mário Bueno. Paulo Freire no Conselho Mundial de Igrejas em Genebra. Estudos Teológicos, v. 45, n. 2, p. 107-116, 2005. p. 112.
Considerando o excerto de texto e os conteúdos do texto-base As Igrejas no espaço público, o educador brasileiro Paulo Freire, enquanto trabalhava no Conselho Mundial de Igrejas em Genebra, escreveu um texto no qual distinguiu três posições de igreja tendo em vista seu papel na educação. Assinale a alternativa que apresenta corretamente quais eram essas posições:
Nota: 10.0
	
	A
	Tradicional, modernizante e profética.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o texto-base: "[...] grande educador brasileiro Paulo Freire (1921-1997), enquanto trabalhava no Conselho Mundial de Igrejas em Genebra, escreveu, em 1972, um texto seminal intitulado “o papel educativo das Igrejas na América Latina”. Neste, distinguiu três posições de igreja tendo em vista seu papel na educação: tradicional (ou tradicionalista), modernizante e profética" (texto-base, p. 5).
	
	B
	Analítica, crítica e hipotética.
	
	C
	Histórica, pentecostal e neo-pentecostal.
	
	D
	Racionalista, empírica e construtivista.
	
	E
	Emergentes, históricas e proféticas.
Questão 4/10 - Teologia e Sociedade
Leia o fragmento de texto:
“As primeiras discussões sobre o ecumenismo moderno aconteceram por causa dos movimentos missionários do Século XIX. Foi o escândalo das divisões entre os cristãos, esse mau testemunho diante de povos que seriam evangelizados, que levou as igrejas ocidentais a promoverem uma série de conferências missionárias que resultaram naquilo que hoje chamamos de ecumenismo ou de Movimento Ecumênico.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALENCAR, Gedeon  Freire. Ecumenismos e pentecostalismos: a relação entre o pescoço e a guilhotina. São Paulo: Ed. Recriar, 2018. p. 37.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base Diálogo Inter-Religioso: perspectivas a partir de uma teologia protestante, observamos que há uma grande diferença entre ecumenismo e diálogo inter-religioso. Sobre esse assunto, assinale a alternativa que explica corretamente no que consiste o diálogo ecumênico:
Nota: 10.0
	
	A
	É o diálogo e o esforço conjunto de entendimento entre segmentos cristãos, judaico e muçulmano.
	
	B
	É o diálogo e o esforço conjunto de diversas crenças de matrizes religiosas diferentes.
	
	C
	É o diálogo e o esforço conjunto no sentido da integração entre diversos segmentos religiosos, sejam eles cristãos ou não.
	
	D
	É o diálogo e o esforço conjunto de entrosamento entre crenças cristãs e afro-brasileiras.
	
	E
	É o diálogo e o esforço conjunto vivenciado no seio da fé cristã, ou seja, entre diversos segmentos do cristianismo.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o texto-base: "Diálogo ecumênico é o diálogo e o esforço conjunto vivenciado intramuros, no seio da fé cristã" (texto-base, p. 114).
Questão 5/10 - Teologia e Sociedade
Leia o fragmento de texto:
“Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo.Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e foste me ver. [...]  o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BÍBLIA. Português. Bíblia de Jerusalém. São Paulo: Paulus, 2018.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base A Bíblia e a transformação social, no Código da Aliança de Êxodo 22.21-27, Deus ordena o cuidadoaos excluídos. Assinale a alternativa que apresenta corretamente quem são essas pessoas:
Nota: 10.0
	
	A
	Mulheres e crianças.
	
	B
	Levitas e sacerdotes.
	
	C
	O estrangeiro, a viúva, os órfãos e os pobres em geral.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o texto-base: "O fato é que o texto do Pentateuco nos fornece em si mesmo recursos para uma compreensão libertária da Lei, que a aproxima dos ideais defendidos por Jesus nos evangelhos. [...] Ex 20.22-23.19, conhecido como “Código da Aliança” [...] considerado um dos estratos mais antigos do corpus legal do Pentateuco, [...] fala do cuidado com o forasteiro (estrangeiro), a viúva, os órfãos e os pobres em geral. A ordenança é para que eles sejam cuidados e tenham toda a atenção, pois Deus cuida deles, ou seja, “para as pessoas e grupos que são ‘objetos’ da lei – forasteiros, órfãos, viúvas, pobres - Deus se manifesta como um Deus de misericórdia e do amor (v.27), que busca promover a proteção e o resgate social destas pessoas” (texto-base, p. 116).
	
	D
	Sacerdotes da tribo de Levi, que não tinham direito à terra.
	
	E
	Fariseus, saduceus e escribas.
Questão 6/10 - Teologia e Sociedade
Leia o fragmento de texto:
"Apesar de a Constituição Federal garantir o respeito à liberdade religiosa, agressões a pessoas ou locais de culto continuam ocorrendo em todo o país. [...] o Código Penal prevê, no artigo 208, a condenação da discriminação religiosa: ‘Escarnecer de alguém publicamente, por motivo de crença ou função religiosa; impedir ou perturbar cerimônia ou prática de culto religioso; vilipendiar publicamente ato ou objeto de culto religioso é penalizada com detenção de 1 mês a um ano ou multa. Se houver emprego de violência, a pena é aumentada em um terço, sem prejuízo da correspondente à violência".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOARES, Ingrid. Em seis meses, Brasil teve mais de 200 casos de intolerância religiosa. Correio Braziliense, Brasília, 11 mar. 2018. https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/brasil/2018/11/03/interna-brasil,717238/em-seis-meses-brasil-teve-mais-de-200-casos-de-intolerancia-religiosa.shtml. Acesso em: 23 abr. 2020.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base As igrejas no espaço público sobre o papel fundamental da igreja e da educação teológica, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Adquirir conhecimentos sobre determinada doutrina religiosa.
	
	B
	Promover o amor, o diálogo, o perdão e a reconciliação.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o texto-base: "A tarefa imprescindível e inadiável das igrejas e da educação teológica é fomentar o amor, o diálogo, o perdão, a reconciliação. Somente neste fundamento pode haver debate sobre a verdade" (texto-base, p. 4).
	
	C
	Renunciar tudo que pertence a este mundo e viver exclusivamente para Deus.
	
	D
	Formar mestres espirituais de uma doutrina específica.
	
	E
	Inserir o discente no mundo do mistério, da religiosidade e da espiritualidade.
Questão 7/10 - Teologia e Sociedade
Leia o fragmento de texto: 
“Num mundo pluralista como o de hoje, as religiões necessitam compartilhar espaços, evitar conflitos que, potencialmente, podem levar à intolerância, a confrontos e guerras “santas”. E, sobretudo, através do diálogo, conciliar interesses divergentes e partilhar as riquezas de cada uma delas na construção de uma unidade multicultural.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, José Barbosa. Diálogo Inter-Religioso: tensões e perspectivas na interpretação da Instrução Diálogo e anúncio à luz da proposta teológica de Jacques Dupuis. 129 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) –  Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2013. p. 14.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base Diálogo inter-religioso: perspectivas a partir de uma teologia protestante, o diálogo inter-religioso não deve ser confundido com diálogo ecumênico e diálogo intercredal. Neste sentido, relacione corretamente os termos: 
1. Diálogo ecumênico
2. Diálogo intercredal
3. Diálogo inter-religioso 
( ) É o diálogo – ou melhor, triálogo – envolvendo os três credos monoteístas da tradição abraâmica, a saber, judaísmo, cristianismo e islamismo.
( ) É o mais ousado, por assim dizer, e o mais difícil, pois envolve a conversação entre tradições religiosas que não compartilham uma raiz comum (como no caso do diálogo intercredal).
( ) É o diálogo e o esforço conjunto vivenciado intramuros, no seio da fé cristã.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	1 – 2 – 3
	
	B
	2 – 3 – 1
Você acertou!
A sequência correta é: 2 – 3 – 1. De acordo com o texto-base: "1. Diálogo Ecumênico - É o diálogo e o esforço conjunto vivenciado intramuros, no seio da fé cristã. 2. Diálogo Intercredal - É o diálogo – ou melhor, triálogo – envolvendo os três credos monoteístas da tradição abraâmica, a saber, judaísmo, cristianismo e islamismo. 3. Diálogo Inter-religioso - É o mais ousado, por assim dizer, e o mais difícil, pois envolve a conversação entre tradições religiosas que não compartilham uma raiz comum (como no caso do diálogo intercredal)" (texto-base, p. 113).
	
	C
	3 – 1 – 2
	
	D
	1 – 3 – 2
	
	E
	2 – 1 – 3
Questão 8/10 - Teologia e Sociedade
Leia o fragmento de texto: 
“De todas as palavras empregadas para definir a experiência transformadora que é o encontro do homem com Deus, “salvação” é a mais usada. [...] significa, em primeiro lugar, ser tirado de um perigo, livrar-se, escapar. A Bíblia fala da salvação como a libertação do tremendo perigo de uma vida sem Deus".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BERGSTÉN, Eurico. Teologia sistemática. 6 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2007. p. 161-162.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base Diálogo Inter-Religioso: perspectivas a partir de uma teologia protestante sobre o principal fundamento da teologia da graça de Karl Rahner, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Toda a salvação é dom gratuito, escandaloso e misterioso da graça de Deus.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o texto-base: "Rahner parte de uma teologia da graça: toda salvação é dom gratuito, escandaloso e misterioso de graça de Deus" (texto-base, p. 116).
	
	B
	A salvação ocorre somente mediante esforço próprio e méritos do ser humano em direção a Deus.
	
	C
	Não há possibilidade de salvação dos seres humanos, pois eles estão completamente corrompidos pelo pecado.
	
	D
	A salvação ocorre por meio da meritocracia, ou seja, mediante obras de misericórdia.
	
	E
	Apenas por meio da prática dos dez mandamentos é possível obter a salvação.
Questão 9/10 - Teologia e Sociedade
Leia o texto:
A fé cristã está relacionada com o mundo e a sociedade de maneira global e tem como um de seus pilares a ação dessa fé com o coração e com a vida. 
Fonte: Texto elaborado pelo autor desta questão.
Considerando o texto e os conteúdos do texto-base As igrejas no espaço público – rumo a uma teologia pública com enfoque na cidadania sobre a obrigação de cada cristão com relação à cidadania, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	O cristão, como cidadão da Nova Jerusalém, de uma nova pátria celestial, não deve se envolver com negócios deste mundo.
	
	B
	O cristão deve ser passivo diante da sociedade em que vive, deixando de opinar ou ajudar na construção da cidadania terrena.
	
	C
	Não fugir da construção da cidade terrena, mas contribuir com a luta pela cidadania, com ousadia e humildade.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o texto-base: "Como cristãos sabemos que nossa cidadania na terra é sempre precária, transitória, na busca da cidade vindoura no Reino de Deus. Isto, no entanto, não é razão para fugir da construção da cidade terrena, antes sublinha a necessidade de, inspirados e inspiradas pelos valores do Reino, contribuirmos como cristãs e cristãosnesta luta pela cidadania, com parrhesia e kenosis, com ousadia e humildade ao mesmo tempo" (texto-base, p. 7).
	
	D
	O cristão é chamado para fazer a diferença neste mundo apenas orando por aqueles que exercem algum cargo de autoridade.
	
	E
	Deve se envolver apenas com assuntos pertinentes à sua denominação religiosa, evitando participar de atividades comunitárias, conselhos populares e principalmente da política.
Questão 10/10 - Teologia e Sociedade
Leia o extrato de texto:
“No sul das Filipinas, grupos islâmicos estão engajados em uma revolta pela independência da província na região sul de Mindanao, que tem uma forte maioria muçulmana, há décadas. [...] a jovem Hidaya Macaapar Sultan, uma muçulmana de 22 anos decidiu ajudar as pessoas em colaboração com grupos religiosos. Hoje, ela trabalha como assistente social com uma igreja cristã local”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: JOVEM muçulmana das filipinas ajuda cristãos. Portas Abertas, 2019. https://www.portasabertas.org.br/categoria/noticias/jovem-muculmana-das-filipinas-ajuda-cristaos. Acesso em: 23 abr. 2020.
De acordo com as informações do texto citado e os conteúdos do texto-baseDiálogo Inter-religioso: perspectivas a partir de uma teologia protestante sobre a salvação na perspectiva do teólogo pluralista Jaques Dupuis (1923-2010), assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	A salvação pertence somente àqueles que frequentam as igrejas protestantes.
	
	B
	Há possibilidade que a salvação de Deus aconteça também fora dos limites da religião cristã.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o texto-base: "O teólogo jesuíta franco-belga Jaques Dupuis [...] sugere em 'Verso una teologia Cristiana del pluralismo religioso' [...] a possibilidade que a salvação de Deus aconteça também fora dos limites do cristianismo" (texto-base, p. 119).
	
	C
	Ocorre salvação somente nos limites do cristianismo, sendo impossível alguém ser salvo senão pela observância dos sacramentos.
	
	D
	Há possibilidade de salvação somente para os católicos.
	
	E
	Todos serão salvos, independentemente de qual credo professam.
image1.wmf
image2.wmf

Mais conteúdos dessa disciplina