Buscar

Prévia do material em texto

CLARETIANO – REDE DE EDUCAÇÃO
Segunda Licenciatura em Pedagogia
Psicologia do Desenvolvimento e Educação de Crianças, Jovens e Adultos
Profª Drª Lilian Paula Degobbi Bergamo
PORTFÓLIO
3° CICLO DE APRENDIZAGEM
Danielle Cristina Ulian Guimarães
RA: 8163103
São Carlos
2022
1) O currículo na Educação Infantil deve ser pensado de maneira que a criança seja protagonista na construção de seu processo de aprendizagem, entendendo que as instituições de educação infantis são espaços institucionais que unem o cuidar, o brincar e a promoção da aprendizagem. Ainda, é necessário destacar que o currículo, além de favorecer o desenvolvimento de capacidades humanas, deve fazer sentido para as crianças, reconhecendo-as como sujeitos ativos, históricos e de direitos próprios. Sua organização deve ter como eixo as linguagens, levando em conta o desenvolvimento das crianças e a diversidade social e cultural do ambiente. Alguns itens importantes a serem considerados na elaboração do currículo são: estabelecimento de metas e prioridades; definição de etapas, atividade, avaliação, entre outros (ANDRADE, 2022).
Considerando as informações trazidas, pode-se observar que existem semelhanças entre o currículo do High Scope e o modelo das instituições de ensino no Brasil. Em ambos, a criança é a protagonista de seu aprendizado e os espaços de educação infantil são organizados de acordo com essa proposta. O método High Scope é fundamentado no conceito de aprendizagem pela ação (UNIVESP, 2017).
2) O cuidar e o educar devem ser vistos como elementos indissociáveis e as ações pedagógicas devem ser baseadas nessa concepção. Ambas são funções essenciais dentro da educação infantil e o educador deve exercê-las. O cuidar pode ser entendido como o atendimento das necessidades físicas, biológicas, afetivas e de segurança da criança, um movimento de atenção e cuidado com o outro, de forma que ele possa se desenvolver enquanto ser humano. Já o educar se refere às atividades educativas intencionais e contextualizadas, que também tem por objetivo o desenvolvimento das crianças e propiciam brincadeiras, aprendizagens e acesso a conhecimentos da realidade social e cultural em que as crianças estão inseridas. A interação entre o educador e as crianças é vista como um estímulo na aprendizagem dos alunos (ANDRADE, 2022).
O cuidar e o educar estão muito presentes no documentário e é possível perceber que são considerados indissociáveis de fato, pois o professor está presente em ambos os momentos. É possível observar esses aspectos na interação e mediação dos professores com as crianças durante os momentos de trabalho e também durante os momentos de alimentação e soneca (UNIVESP, 2017).
3) A organização do tempo e do espaço na educação infantil é fundamental para o desenvolvimento das crianças e varia de acordo com as concepções de desenvolvimento. Deve ser pensada de forma a atender os direitos fundamentais da infância, além de priorizar o aspecto lúdico, favorecer a interação social, permitir experiências por meio de diferentes linguagens e promover o desenvolvimento e a aprendizagem. Além disso, essa organização deve levar em consideração a faixa etária das crianças e considerar que o ambiente das instituições infantis são espaços interacionais e educativos. A rotina é uma grande aliada, pois é o planejamento do trabalho pedagógico, o estabelecimento de uma sequência básica de atividades e possibilita que a criança se situe no espaço e tempo. Vale destacar ainda que a criança deve ser considerada protagonista de seu desenvolvimento em todos esses momentos, respeitando seus direitos e fases do desenvolvimento de forma a promover aprendizagens significativas, prazerosas e desafiadoras (ANDRADE, 2022).
No modelo High Scope, a organização do espaço é enxergada como parceira no processo de educação, e este é organizado através de etiquetas e lugares marcado, de forma que as crianças têm acesso sabem onde cada material deve ser guardados. A rotina é muito valorizada e tem momentos bem definidos, é montada junto com as crianças e alguns itens seguem uma ordem. Ao seguir uma rotina consistente, as crianças se sentem seguras para tomar decisões, correr riscos e se tornarem ativas no processo de aprendizagem (UNIVESP, 2017).
4) Ao professor, cabe a organização da rotina e do espaço de forma criativa e flexível. Essa organização depende da identificação das necessidades e da realidade sociocultural que o educador faz do grupo de crianças com que trabalha, assegurando a participação das crianças e a interação das mesmas entre si e com o educador. Além disso, a organização do tempo e do espaço deve contar com momentos de atividades dirigidas e livres (ANDRADE, 2022).
Vários destes aspectos podem ser observados no documentário, principalmente os momentos de interação entre as crianças e com o educador e a organização da rotina em conjunto com as crianças. Além disso, o documentário também aborda aspectos sobre a organização dos materiais e do espaço no High Scope, demonstrando que a criança tem um papel ativo em ambos e o faz em conjunto com o educador (UNIVESP, 2017).
Conclusão: Podemos observar que os conceitos estudados estão presentes no documentário, entretanto são explorados em intensidades diferentes. Houve grande exploração dos conceitos de organização do tempo e espaço e foi possível compreender muito bem a maneira que o modelo High Scope funciona. Ainda, é necessário destacar que todos os conceitos estudados durante a disciplina serão muito importantes para a prática profissional, pois são a base para se desenvolver um bom trabalho pedagógico.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ANDRADE, Lucimary Bernabé Pedrosa de; SOUZA, Tatiana Noronha de. A Proposta Pedagógica e o Currículo na Educação Infantil. Batatais: Claretiano, 2022. Disponível em: https://md.claretiano.edu.br/psideseducrijovadu-gs0056-fev-2022-grad-ead-p/2019/12/10/ciclo-3-a-proposta-pedagogica-e-o-curriculo-na-educacao-infantil/. Acesso em: abril/2022.
UNIVESP. D13: Educação Infantil - High Scope - Rotina Diária. Youtube, 2017. 1 vídeo (19: min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ByqEIMsjHng. Acesso em: abril/2022.

Mais conteúdos dessa disciplina