Buscar

Leia o texto a seguir: Os antipsicóticos apresentam, possivelmente, os mais complexos mecanismos farmacológicos entre qualquer classe de fármacos n...

Leia o texto a seguir:

Os antipsicóticos apresentam, possivelmente, os mais complexos mecanismos farmacológicos entre qualquer classe de fármacos no campo da psicofarmacologia clínica. Os conceitos farmacológicos desenvolvidos aqui devem ajudar o leitor a compreender a base racional para saber como usar cada um dos diferentes agentes antipsicóticos, com base em suas interações com diferentes sistemas de neurotransmissores. Essas interações frequentemente podem explicar tanto as ações terapêuticas quanto os efeitos colaterais de vários antipsicóticos e, portanto, podem fornecer informações básicas muito úteis para aqueles que prescrevem esses agentes terapêuticos.

Fonte: STAHL, S. Psicofarmacologia - Bases Neurocientíficas e Aplicações Práticas. 4ªed.; São Paulo: Medsi, 2014.

 

Considerando os fármacos antipsicóticos, avalie as afirmações abaixo.

I.  No tratamento da esquizofrenia, o mecanismo de ação dos antipsicóticos baseia-se na premissa de que o transtorno seja provocado pelo excesso de dopamina.

II.  O tratamento clínico com antipsicóticos é capaz de causar a redução dos sintomas negativos da esquizofrenia como a hipoatividade, passividade e o isolamento social.

III.  Os efeitos colaterais do antipsicóticos incluem sintomas extrapiramidais irreversíveis como bradicinesia, rigidez e tremor. 

IV. Os fármacos antipsicóticos são utilizados para tratamento da ansiedade refratária ao uso de benzodiazepínicos.

Está correto apenas o que se afirma em:

Grupo de escolhas da pergunta



II, III e IV.


I.


I, II e III.


I e III.


I, II e IV

Respostas

1 pessoa visualizou e tirou sua dúvida aqui
User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada afirmativa: I. No tratamento da esquizofrenia, o mecanismo de ação dos antipsicóticos baseia-se na premissa de que o transtorno seja provocado pelo excesso de dopamina. Essa afirmação é parcialmente verdadeira, pois muitos antipsicóticos atuam bloqueando os receptores de dopamina no cérebro, o que pode ajudar a reduzir os sintomas da esquizofrenia. No entanto, a relação entre a dopamina e a esquizofrenia é mais complexa do que uma simples questão de excesso de dopamina, e nem todos os antipsicóticos atuam diretamente na dopamina. Portanto, essa afirmativa está incorreta. II. O tratamento clínico com antipsicóticos é capaz de causar a redução dos sintomas negativos da esquizofrenia como a hipoatividade, passividade e o isolamento social. Essa afirmação é verdadeira, pois muitos antipsicóticos podem ajudar a reduzir os sintomas negativos da esquizofrenia, melhorando a qualidade de vida dos pacientes. Portanto, essa afirmativa está correta. III. Os efeitos colaterais do antipsicóticos incluem sintomas extrapiramidais irreversíveis como bradicinesia, rigidez e tremor. Essa afirmação é parcialmente verdadeira, pois muitos antipsicóticos podem causar sintomas extrapiramidais, que incluem bradicinesia, rigidez e tremor, mas esses sintomas geralmente não são irreversíveis. Portanto, essa afirmativa está incorreta. IV. Os fármacos antipsicóticos são utilizados para tratamento da ansiedade refratária ao uso de benzodiazepínicos. Essa afirmação é incorreta, pois os antipsicóticos não são geralmente utilizados para tratar a ansiedade, e não são uma opção de segunda linha para pacientes que não respondem aos benzodiazepínicos. Portanto, essa afirmativa está incorreta. Portanto, a alternativa que contém todas as afirmativas verdadeiras é: I, II e III. Alternativa c).

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image