Buscar

Acontece com frequência vermos e sentirmos certas qualidades numa obra de arte sem poder expressá-las com palavras. A razão de nosso fracasso não e...

Acontece com frequência vermos e sentirmos certas qualidades numa obra de arte sem poder expressá-las com palavras. A razão de nosso fracasso não está no fato de se usar uma linguagem, mas sim porque não se conseguiu ainda fundir essas qualidades percebidas em categorias adequadas. A linguagem não pode executar a tarefa diretamente porque não é via direta para o contato sensório com a realidade; serve apenas para nomear o que vemos, ouvimos e pensamos. De modo algum é um veículo estranho, inadequado para coisas perceptivas; ao contrário, refere-se apenas a experiências perceptivas. Estas experiências, contudo, antes de receberem um nome, devem ser codificadas por análise perceptiva. Felizmente, a análise perceptiva é muito sutil e pode ir além. Ela aguça a visão para a tarefa de penetrar uma obra de arte até os limites mais impenetráveis (ARNHEIM, 2005, p. 11).

 

           Após estudar o conteúdo desta unidade, assistir aos vídeos indicados no tópico “Ampliando horizontes” - filme “Janela da Alma”, trecho da animação “Ratatouille”, os curtas “As Cores das Flores” e “Out of Sight” – e ler o excerto acima (de Arnheim), analise as afirmações abaixo:

 

I. Nas narrativas de todos os vídeos, o tema percepção está presente, demonstrando uma utilização ampla e integrada de vários sentidos.

II. Cada um dos sentidos tem sua importância, mas o mais relevante é a visão, que orienta os demais sentidos.

III. O texto de Arnheim diz que nem todas as qualidades que uma obra de arte desperta em nós podem ser expressar em palavras; da mesma forma, nem toda percepção de mundo pode ocorrer através de um único sentido.

IV. Percepção, visão de mundo não nascem com as pessoas, mas vão sendo construídas ao longo da vida, conforme cada um vive suas experiências, constitui sua história e suas memórias.

 

É correto apenas o que se afirma em

Questão 1

Escolha uma opção:

a.

III e IV.

b.

II e IV.

c.

I e II.

d.

I, III e IV.

e.

I e II.

Respostas

1 pessoa visualizou e tirou sua dúvida aqui
User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada afirmativa: I. Nas narrativas de todos os vídeos, o tema percepção está presente, demonstrando uma utilização ampla e integrada de vários sentidos. Falso, embora o tema da percepção esteja presente em todos os vídeos, não é possível afirmar que há uma utilização ampla e integrada de vários sentidos em todos eles. II. Cada um dos sentidos tem sua importância, mas o mais relevante é a visão, que orienta os demais sentidos. Falso, embora a visão seja um sentido importante, não é correto afirmar que é o mais relevante ou que orienta os demais sentidos. III. O texto de Arnheim diz que nem todas as qualidades que uma obra de arte desperta em nós podem ser expressar em palavras; da mesma forma, nem toda percepção de mundo pode ocorrer através de um único sentido. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois reflete a ideia central do texto de Arnheim. IV. Percepção, visão de mundo não nascem com as pessoas, mas vão sendo construídas ao longo da vida, conforme cada um vive suas experiências, constitui sua história e suas memórias. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois reflete a ideia de que a percepção e a visão de mundo são construídas ao longo da vida. Portanto, a alternativa que contém todas as afirmativas verdadeiras é: a) III e IV.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina