Buscar

Acordava ainda no escuro, como se ouvisse o sol chegando atrás das beiradas da noite. E logo sentava-se ao tear. Linha clara, para começar o dia. D...

Acordava ainda no escuro, como se ouvisse o sol chegando atrás das beiradas da noite. E logo sentava-se ao tear. Linha clara, para começar o dia. Delicado traço cor da luz, que ela ia passando entre os fios estendidos, enquanto lá fora a claridade da manhã desenhava o horizonte. Depois lãs mais vivas, quentes lãs iam tecendo hora a hora, em longo tapete que nunca acabava.


Se era forte demais o sol, e no jardim pendiam as pétalas, a moça colocava na lançadeira grossos fios cinzentos do algodão mais felpudo. Em breve, na penumbra trazida pelas nuvens, escolhia um fio de prata, que em pontos longos rebordava sobre o tecido. Leve, a chuva vinha cumprimentá-la à janela.


Mas se durante muitos dias o vento e o frio brigavam com as folhas e espantavam os pássaros, bastava à moça tecer com seus belos fios dourados, para que o sol voltasse a acalmar a natureza. Assim, jogando a lançadeira de um lado para outro e batendo os grandes pentes do tear para frente e para trás, a moça passava os seus dias.


In: COLASANTI, Marina. A moça tecelã. 09. ed. In: Doze reis e a moça no labirinto do vento.São Paulo: Global, 2000, p.10- 14. 


Nesse sentido, sobre gêneros e tipos textuais implicados no conto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.


I. O texto narrativo é uma modalidade de redação que consiste também no relato de uma história.


PORQUE


II. Pode-se criar a partir dele um universo de seres e acontecimentos de ficção, de fantasia ou imaginação, para alcance da funcionalidade do gênero em questão, conto.



A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Respostas

3 pessoas visualizaram e tiraram suas dúvidas aqui
User badge image

Ed Verified user icon

O texto apresentado é um trecho do conto "A moça tecelã", de Marina Colasanti. A questão propõe uma avaliação sobre gêneros e tipos textuais implicados no conto, a partir de duas asserções. I. A primeira asserção afirma que o texto narrativo é uma modalidade de redação que consiste também no relato de uma história. Essa afirmação está correta, pois o texto narrativo é um tipo textual que tem como objetivo contar uma história, seja ela real ou fictícia. II. A segunda asserção afirma que a partir do texto narrativo pode-se criar um universo de seres e acontecimentos de ficção, de fantasia ou imaginação, para alcance da funcionalidade do gênero em questão, conto. Essa afirmação também está correta, pois o conto é um gênero narrativo que permite a criação de um universo ficcional, com personagens e acontecimentos imaginários. Portanto, as duas asserções são verdadeiras e a relação proposta entre elas é de complementaridade, já que a segunda asserção amplia a primeira, mostrando como o texto narrativo pode ser utilizado para a criação de um universo ficcional específico, como é o caso do conto. Assim, a opção correta é: As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina