Buscar

Qual a tese de direito material para fins de diminuir a responsabilidade penal de Ramón e, consequentemente, abrandar o regime inicial de cumprimen...

Qual a tese de direito material para fins de diminuir a responsabilidade penal de Ramón e, consequentemente, abrandar o regime inicial de cumprimento de pena?

b) Em relação ao direito material a tese cabível é a não aplicação da lei mais gravosa (Lei nº 13.718/18), uma vez que, segundo os artigos 5º, inciso XL, da Constituição e artigo 1º do Código Penal a lei penal somente pode retroagir para beneficiar o acusado, razão pela qual a lex gravior (Lei nº 13.718/18) não pode ser aplicada no caso concreto, sob pena de ofensa ao princípio da legalidade (Art. 5º, inciso XXXIX, da CRFB/88 e Art. 1º do CP). Ademais, para fins de abrandar o regime inicialmente fechado previsto no artigo 2°, § 1°, da Lei nº 8.072/90, deve a defesa técnica postular a inconstitucionalidade de tal dispositivo legal, uma vez que consoante amplamente reconhecido pelo STF há violação ao princípio da individualização da pena previsto no artigo 5º, inciso XLVI, da Constituição Federal/ 88. Desta feita, com o reconhecimento da causa de aumento em 1/4 a pena definitiva restaria inferior a 8 anos e considerando que o réu é primário e ostenta bons antecedentes, poderia a defesa pleitear o reconhecimento do regime inicial semiaberto, nos termos do artigo 33, § 2°, alínea “b”, do Código Penal.

Essa pergunta também está no material:

Caderno de Questões OAB Penal
219 pág.

Oab Faculdade UNICFaculdade UNIC

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A tese de direito material para diminuir a responsabilidade penal de Ramón e abrandar o regime inicial de cumprimento de pena é a não aplicação da lei mais gravosa (Lei nº 13.718/18). Isso se baseia no princípio de que a lei penal só pode retroagir para beneficiar o acusado, conforme previsto no artigo 5º, inciso XL, da Constituição e no artigo 1º do Código Penal. Além disso, para abrandar o regime inicialmente fechado previsto no artigo 2°, § 1°, da Lei nº 8.072/90, a defesa deve postular a inconstitucionalidade desse dispositivo legal, argumentando a violação ao princípio da individualização da pena, conforme o artigo 5º, inciso XLVI, da Constituição Federal. Com o reconhecimento da causa de aumento em 1/4, a pena definitiva seria inferior a 8 anos, e considerando que o réu é primário e tem bons antecedentes, a defesa poderia pleitear o reconhecimento do regime inicial semiaberto, de acordo com o artigo 33, § 2°, alínea “b”, do Código Penal.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina