Buscar

Há algum tempo, a realidade dos centros urbanos já está imbricada de impessoalidade e (de)limitações às formas possíveis de viver, e tais caracterí...

Há algum tempo, a realidade dos centros urbanos já está imbricada de impessoalidade e (de)limitações às formas possíveis de viver, e tais características levam-nos a pensar se o urbano -aquele que possibilita o encontro, a ruptura e a insurgência- ainda é possível. Mesmo durante os dias de confinamento e de regulações de circulação, impostas pela pandemia da COVID-19 desde março de 2020, percebe-se que a casa, o lar, o dito lugar de segurança (para alguns) não propiciou a manifestação plena do subjetivo. Redes sociais e jornais exibem famílias desconfortáveis com a convivência entre seus membros. Casas espaçosas mostram-se pequenas demais para comportar todos de uma só vez. E, para os menos afortunados, preponderam as dificuldades de se isolar e proteger os seus, em espaços reduzidos que nitidamente não foram pensados para a permanência da massa trabalhadora ou daqueles sem trabalho.

 

Avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

 

I.              Os espaços de convivência social são sempre lugares de realização coletiva, seja em família, seja para outros grupos de convivência.   

 

PORQUE

 

II.             Nem sempre, estar sob um mesmo teto é sinal de que a convivência será caminho de realização dos indivíduos.

 

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

As asserções I e II são proposições falsas.

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Respostas

118 pessoas visualizaram e tiraram suas dúvidas aqui
User badge image

Ed Verified user icon

O texto apresenta uma reflexão sobre a realidade dos centros urbanos e a possibilidade de convivência social em espaços limitados, especialmente durante a pandemia da COVID-19. Em seguida, apresenta duas asserções sobre a realização coletiva em espaços de convivência social, seguidas de uma relação proposta entre elas. A asserção I afirma que os espaços de convivência social são sempre lugares de realização coletiva, seja em família, seja para outros grupos de convivência. Já a asserção II afirma que nem sempre estar sob um mesmo teto é sinal de que a convivência será caminho de realização dos indivíduos. A opção correta é: "As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I." Isso porque ambas as asserções são verdadeiras, mas a segunda não justifica necessariamente a primeira. A convivência em espaços de convivência social pode ser um caminho para a realização coletiva, mas nem sempre é garantia disso.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina