Buscar

O conceito da surdez pode partir de estudiosos na área clínica-terapêutica ou socioantropológica. Skliar (2001) entende que a surdez é uma diferenç...

O conceito da surdez pode partir de estudiosos na área clínica-terapêutica ou socioantropológica. Skliar (2001) entende que a surdez é uma diferença cultural e não uma patologia médica. Para o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), esses indivíduos, conforme a sua deficiência, são considerados parcialmente surdos ou surdos. Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:

I- Pesso

I- Pessoas surdas são consideradas deficientes.
II- O conceito de surdez pode ser abordado por diferentes áreas do conhecimento.
III- O INES considera os indivíduos parcialmente surdos ou surdos, de acordo com sua deficiência.
IV- Skliar (2001) defende que a surdez é uma diferença cultural e não uma patologia médica.
( ) O artigo 4° dispõe que os sistemas educacionais federais, estaduais e municipais devem garantir a inclusão nos cursos de formação de Educação Especial, em níveis médio e superior.
( ) Observamos que existem leis que são criadas, porém não contemplam ou não se aplicam às necessidades reais da sociedade surda organizada.
( ) Com a existência da lei, no Brasil, os surdos sempre serão definidos como deficientes e, portanto, incapazes com limitações impostas pela sua condição.
( ) É fato que a lei pode servir como fonte de informação para alunos de cursos de Direito. No entanto, para os que atuam como profissionais na área educacional, não contribui diretamente para a temática de aprendizagem e inclusão do aluno surdo.

Essa pergunta também está no material:

Língua Brasileira de Sinais - Libras1
4 pág.

Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

Respostas

7 pessoas visualizaram e tiraram suas dúvidas aqui
User badge image

Ed Verified user icon

II- O conceito de surdez pode ser abordado por diferentes áreas do conhecimento. III- O INES considera os indivíduos parcialmente surdos ou surdos, de acordo com sua deficiência. IV- Skliar (2001) defende que a surdez é uma diferença cultural e não uma patologia médica. As afirmativas I, III e IV são falsas. O artigo 4° citado não tem relação com as afirmativas apresentadas. A segunda afirmativa é verdadeira, pois a surdez pode ser estudada por diferentes áreas do conhecimento, como a clínica-terapêutica e a socioantropológica. A terceira afirmativa é verdadeira, pois o INES considera os indivíduos parcialmente surdos ou surdos, de acordo com sua deficiência. A quarta afirmativa é verdadeira, pois Skliar (2001) defende que a surdez é uma diferença cultural e não uma patologia médica.

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina