Buscar

em ductos lactíferos e seus ramos Tem-se o broto primário que se prolifera em direção ao mesênquima. Ele é compacto e começa a se ramificar, a med...

em ductos lactíferos e seus ramos

Tem-se o broto primário que se prolifera em direção ao mesênquima. Ele é compacto e começa a se ramificar, a medida que se ramifica abrem-se as luzes para formar o dueto lactífero e as glândulas mamárias como um todo.

A canalização dos brotos é induzida pelos hormônios sexuais placentários que entram na circulação fetal.

A termo estão formados de 15 a 19 ductos lactíferos.

Período fetal, a epiderme torna-se deprimida, formando uma fosseta mamária rasa. Nas crianças recém-nascidas, os mamilos não estão completamente formados e se apresentam deprimidos. As vezes uma criança nasce com uma pequena mama, mas é por influência hormonal da mãe e um tempo depois retorna ao normal.

As fibras musculares lisas do mamilo e da auréola diferenciam-se a partir das células mesenquimais situadas à sua volta.

Mamilos supranumerários

Tem-se as cristas que devem ser reduzidas à região do peitoral, mas algumas podem não reduzir e ficar resquícios em algumas partes do corpo formando mamilos supranumerários

Ginecomastia

✓ Desenvolvimento dos ductos lactíferos rudimentares no tecido mamário masculino.

Durante a puberdade, aproximadamente 2/3 dos meninos desenvolvem diversos graus de hiperplasia subareolar.

✓ Os meninos com ginecomastia apresentam menor razão entre testosterona e estradiol.

✓ Alguns medicamentos como os para o tratamento do câncer de próstata que tem como base o bloqueio da testosterona pode acabar levando ao desenvolvimento da ginecomastia. Obesidade também pode ser um fator.

Mama acessória

Um tecido mamário que pode acontecer é uma mama acessória formada na axila e que aparenta ser uma pele, uma “dobra" na axila, não causa incomodo, mas é um tecido mamário na axila e sendo assim é necessária a observação para que não desenvolva um câncer nesse local.

Desenvolvimento de pelos

Iniciam no Período fetal, mas são identificados apenas na 20ª semana.

Primeiros locais: sobrancelhas, lábio superior e no queixo.

Proliferação do estrato germinativo da epiderme

broto do pelo ➔bulbo piloso ➔ matriz germinativa ➔ pelo.

As células periféricas do folículo piloso em desenvolvimento formam a bainha epitelial da raiz, e as células mesenquimais circundantes diferenciam-se na bainha dérmica da raiz.

A papila dérmica é composta de fibroblastos especializados localizados na base do folículo, as células que recobrem a papila formam a raiz do pelo

À medida que as células da matriz germinativa proliferam, elas são empurradas em direção à superfície, onde se queratinizam, formando a haste do pelo.

O músculo eretor do pelo é fundamental para levantar ou abaixar o pelo: quando se sente calor, o pelo fica mais próximo à pele para permitir a perda das ondas de calor, mas quando sente frio a pessoa arrepia, uma vez que ao levantar o pelo e tentar fazer uma malha de pelo de modo que as ondas de calor não sejam dispersadas tão rapidamente.

Melanina, produzida pelos melanócitos, também da coloração ao pelo.

Alopécia

✓ A ausência ou perda de cabelo ou de pelos em áreas do couro cabeludo.

✓ A alopecia congênita pode ser causada por falha de desenvolvimento dos folículos pilosos ou pela produção de pelos de má qualidade pelos folículos.

Não há tratamento clínico, apenas meios estéticos como implante capilar.

Hipertricose

✓ O excesso de pelos ➔ folículos pilosos supranumerários ou da persistência da lanugem

✓ Localizado nos ombros e no dorso ou difuso

✓ Hipertricose localizada ➔ espinha bífida oculta

Desenvolvimento das unhas

A partir da 10 semanas

Unhas dos dedos das mãos iniciam 4 semanas antes dos pés

Iniciam como áreas espessadas ➔ campos das unhas ➔ cercados lateral e proximalmente por pregas da epiderme, as pregas ungueais.

Prega ungueal cresce e se tornam queratinizadas ➔ placa ungueal

Eponíquio ➔ cutícula (proteção = cada vez que retira abre portas para agentes infecciosos)

32 semanas unhas formadas nos dedos da mão e 36 semanas nos pés


Essa pergunta também está no material:

Sistema Tegumentar
7 pág.

Embriologia USP - São PauloUSP - São Paulo

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Parece que você copiou e colou um trecho de um texto relacionado ao desenvolvimento dos ductos lactíferos, mamilos, pelos, unhas e outras características relacionadas ao corpo humano. No entanto, não consigo identificar uma pergunta específica nesse texto. Por favor, reformule sua pergunta para que eu possa ajudá-lo de forma mais direta e objetiva.

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina