Buscar

Sistema Tegumentar Constituição Pele e seus anexos (glândulas sudoríparas, unhas, pêlo, glândulas sebáceas e músculos eretores dos pêlos. Glându...

Sistema Tegumentar

Constituição

Pele e seus anexos (glândulas sudoríparas, unhas, pêlo, glândulas sebáceas e músculos eretores dos pêlos.

Glândulas mamáras e dentes

Obs: pele = epiderme + derme, tecido adiposo é adjacente à pele

Funções da pele

Proteção

Mecânica = impede choques nos tecidos mais profundos

Humoral = produz substâncias que impede microorganismos de entrar no corpo

Celular = a melanina protege contra radiações UV

Células de Langerhans = terminações sensitivas

Termorregulação

A pele regula a temperatura do corpo permitindo a perda de ondas de calor e a transpiração

Percepções sensoriais

Em diferentes partes do corpo tem-se percepções sensoriais mais sensitivas ou não

Secreção

Glândulas sebáceas e glândulas sudoríparas as quais ajudam a controlar o pH da pele, mantendo a hidratação.

Síntese de vitamina D

A partir do colesterol desidratado com a radiação solar. Vitamina D importante par ao combate de agentes infecciosos.

Formação

Formada por duas camadas originadas do ectoderma e seu mesênquima subjacente.

• A epiderme ➔ derivada do ectoderma cutâneo.
• A derme ➔ constituída de tecido conjuntivo denso , não mode lado , de r i vado do mesoderma.

Epiderme

A = ectoderma de superfície

B = proliferação dessas células, algumas ficam achatadas formando a periderme, a camada basal é uma camada multiplicadora podendo ser chamada de extrato terminativo

C e D = Multiplicando essas células da epiderme irá formando estratificações, com inúmeras camadas e na última camada tem-se células pavimentos, compondo o estado lúcido. Em cima forma-se o estado córneo que são células mortas que acumulam queratina fazendo uma proteção à pele para a desidratação. Extrato granuloso a célula acumula grânulos; estado espinhoso com muitas moléculas de adesão que prendem bem as células para evitar a entrada de microorganismos e a perda de substancias; extrato germinativo onde acontecem as mitoses da célula.

O ectoderma superficial se transforma em uma epiderme de múltiplas camadas (Tecido epitelial de revestimento estratificado o qual mantém interações de indução com a derme). Assim, irá formar a pele, sendo algumas partes mais finas e outras mais espessas

restante do corpo; ela possui folículos pilosos, músculos eretores dos pêlos, glândulas sebáceas e glândulas sudoríparas.

Cristas Epidérmicas (proliferações do extrato germinativo) projeções da epiderme com a derme se interditando dando mais adesão aos dois tecido e é observado que essas proliferações, formadas entre a 10a e 17a semana, produzem sulcos na superfície das palmas das mãos, dedos e das plantas dos pés - impressões digitais.

No final da oitava semana (período embrionário), células da crista neural migram para o mesênquima da derme em desenvolvimento e se diferenciam em melanoblastos.

Mais tarde, estas células migram para a junção dermoepidérmica e se diferenciam em melanócitos (origem na crista neural) para produzir a melanina. Tecido nervoso e epitelial possuem a mesma origem

Quantidades aumentadas de melanina são produzidas em resposta à luz ultravioleta. O conteúdo relativo de melanina nos melanócitos ➔ variações de cor da pele.

Derme

Desenvolve-se a partir do mesênquima (mesoderma somático e somitos).

Diferenciação em tecido conjuntivo 11ª semana, as células mesenquimais (fibroblastos) iniciam a produção de fibras colágenas e elásticas.

Ao passo que cristas epidérmicas se formam, a derme projeta-se em direção à epiderme, formando as cristas dérmicas.

As alças capilares nutrem a epiderme pelo processo de angiogênese. Em algumas cristas, formam-se terminações nervosas sensitivas.

Derme possui vasos sanguíneos e nutre a epiderme por difusão.

Correlações clínicas

Ictiose

Distúrbios cutâneos genéticos que resultam em excesso de queratinização da pele e a pele cria uma camada dura e grossa

✓ Ictiose Vulgar afeta aproximadamente 1% da população. É a forma m


Essa pergunta também está no material:

Sistema Tegumentar
7 pág.

Embriologia USP - São PauloUSP - São Paulo

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

O sistema tegumentar é composto pela pele e seus anexos, como glândulas sudoríparas, unhas, pelos, glândulas sebáceas e músculos eretores dos pelos. Além disso, também inclui as glândulas mamárias e os dentes. A pele é formada pela epiderme e pela derme, sendo que o tecido adiposo está adjacente a ela. As funções da pele são: proteção mecânica, proteção humoral (produção de substâncias que impedem a entrada de microorganismos), proteção celular (a melanina protege contra radiações UV), percepções sensoriais, termorregulação, secreção (através das glândulas sebáceas e sudoríparas) e síntese de vitamina D. A pele é formada por duas camadas: a epiderme, derivada do ectoderma cutâneo, e a derme, constituída por tecido conjuntivo denso derivado do mesoderma. A epiderme possui várias camadas, incluindo a camada basal, que é uma camada multiplicadora de células, e a camada córnea, formada por células mortas que acumulam queratina para proteção da pele contra a desidratação. A derme se desenvolve a partir do mesênquima e é responsável pela produção de fibras colágenas e elásticas. Ela projeta-se em direção à epiderme, formando as cristas dérmicas. A derme possui vasos sanguíneos que nutrem a epiderme por difusão. Espero ter ajudado! Se tiver mais alguma dúvida, é só perguntar.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina