Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SENAC EAD
Modelos de Gestão
Iramaia Luna
Aluna: Ana Laura Ferreira Candido
Cultura Organizacional: Caso Carrefour
Cultura Organizacional pode ser definido como um conjunto de práticas, políticas e comportamentos que estabelece como uma organização conduz seus negócios e seu relacionamento com seus clientes, fornecedores e parceiros. Formada partir da ética e da moral que a empresa possui, orienta as decisões atuais e para um planejamento futuro, bem como serão desenvolvidos o capital humano da empresa. O caso Carrefour mostra o quanto a cultura pode não estar em consonância com as práticas reais no dia a dia dos colaboradores e parceiros, se tornando cultura fraca ou que não se propaga igualmente por todos os setores, ou ainda, pode ser contrária ao que realmente é proposto em seu código de conduta.
Para uma transformação da cultura, se faz necessária uma mudança significativa e extremamente pontual nos processos diretamente ligados ao capital humano. Um novo processo de recrutamento e seleção, além de um programa bem elaborado de treinamento e desenvolvimento dos colaboradores podem otimizar os resultados de reestruturação e consolidação de cultura tanto internamente perante colaboradores e parceiros quanto externamente na formação de uma nova imagem empresarial.
O recrutamento e seleção de novos colaboradores se tornam ferramentas importantíssimas, pois têm-se a opção de selecionar candidatos com traços de personalidade são semelhantes à cultura, e quando recrutados, são formados para que possuam visão, propósito, valores e crença alinhada aos da empresa, além de se tornarem disseminadores dessa cultura ao demais.
Para colaboradores já contratados, um programa de treinamentos bem elaborado e contínuo pode estimular um novo direcionamento para aplicação da cultura e pode ser iniciado pelos gestores visto que eles são os primeiros a desenvolver e consolidar os valores e objetivos da empresa. Outro fator chave para uma transformação cultural da empresa é um planejamento de desenvolvimento de funcionários com uma perspectiva de torná-lo mais preparado para novas funções além de, capacitá-lo como disseminador de cultura para os demais.
A elaboração de um novo código de conduta, campanhas internas, uma divulgação de materiais educativos e mudanças nos locais de trabalho e símbolos institucionais, podem também proporcionar um ambiente mais propício a enraizar e estabelecer cultura na organização como um todo.

Mais conteúdos dessa disciplina