Buscar

Prévia do material em texto

01) Descreva a função da membrana plasmática.
É a parte externa do citoplasma, separa a célula do meio extracelular, contribuindo para manter constante o meio intracelular. É a estrutura que delimita todas as células vivas, tanto as procarióticas como as eucarióticas. 
02) Os fosfolipídeos são moléculas anfipáticas. Isto gera um “conflito”, que é resolvido com a formação da bicamada lipídica. Descreva como é formado este arranjo que satisfaz ambas as partes e é energeticamente favorável.
Com o acoplamento dos lípidos anfipátivos, que tem uma ``cabeça’’ hidrófila, e uma cauda lipófila, quando eles se encontram em um meio aquoso acabam se orientando espacialmente, de tal maneira que as cabeças hidrofílicas se orientem até o exterior e as caudas ao interior, formando assim uma região lipófila.
03) A maioria dos fosfolipídeos contém uma cauda hidrocarbonada com uma ou mais duplas ligações adjacentes a átomos de carbono, e a outra cauda com apenas ligações simples. Como isso afeta a fluidez das membranas?
Acaba se tornando mais difícil o empacotamento das caudas umas com as outras.
04) Explique a função do colesterol na membrana plasmática das células animais.
Modula a fluidez da membrana; Reforça a bicamada lipídica, se tornando mais rígida e menos permeável; Preenche os espaços vazios entre as moléculas de fosfolipídeos, originados pelas dobras de suas caudas.
05) Como as proteínas de membrana podem estar associadas a bicamada lipídica? Descreva também as funções ao qual as proteínas de membrana podem desempenhar nas células.
Através das proteínas integrais e das proteínas periféricas. Funções: Transportadoras, Ancoras, Receptoras, Enzimas.
06) Faça um esquema com todas as informações contidas nas questões acima, de forma a facilitar seu entendimento sobre membrana plasmática – estrutura.
07) Explique como ocorre o transporte passivo na membrana plasmática.
Sem gasto de ATP, osmose solvente, difusão (simples e facilitada) soluto. Do mais concentrado para o menos.
08) Explique como ocorre o transporte ativo na membrana plasmática.
Com gasto de ATP, soluto. Do menos concentrado para o mais.
09) Explique o mecanismo de entrada e saída de água pela membrana, denominado de osmose (diferenças de concentração de solutos).
Acontece a passagem do solvente de um meio menos concentrado para um meio mais concentrado. Na difusão simples, a alta concentração se move para baixa concentração. Na difusão facilitada o transporte é altamente seletivo e conta com uma proteína carregadora.
10) Explique o funcionamento da bomba Na+ /K+ . Como ela ajuda a manter o balanço osmótico nas células animais?
Possui seis fases:
Na+ se liga a sítios expostos internamente na célula; Fosforilação da bomba; Mudança de conformação: libera Na+ e expõe sítio de ligação a K+; K+ ligou-se: libera grupo fosfato; Retorno da bomba a sua configuração original; Descarrega K+ interior da célula.
A translocação de sódio de um lado do epitélio para o outro cria um gradiente osmótico que suporta a absorção de água.
11) Faça um esquema com todas as informações contidas nas questões acima, de forma a facilitar seu entendimento sobre membrana plasmática – transporte
12) Descreva como ocorre a propagação de um impulso nervoso, levando em conta a despolarização e repolarização da MP dos neurônios.
Potencial de repouso: A membrana se encontra polarizada devido a ativação da bomba Na+ e K+.
Potencial de ação: Membrana despolarizada, devido a entrada de Na+. Bomba inativada.
Após isso, a membrana se repolariza devido a saída de K+. Após o término Potencial de Ação: Bomba Na+/K+: expulsa o Na+ que entrou extra e recupera o K+ que se difundiu para fora.

Mais conteúdos dessa disciplina