Buscar

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ECA
	
	Assinale dentre as alternativas a seguir a única que NÃO descreve corretamente uma atribuição do Conselho Tutelar prevista pelo Estatuto da Criança e do Adolescente:
	
	
	
	 
	Representar ao Ministério Público, para efeito das ações de perda ou suspensão do poder familiar.
	
	
	Requisitar certidões de nascimento e de óbito de criança ou adolescente quando necessário.
	
	
	Encaminhar à autoridade judiciária os casos de sua competência.
	
	
	Expedir notificações.
	
	 
	Aplicar as sanções previstas quando constatada infração administrativa ou penal contra os direitos da criança ou adolescente.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		2.
		Albertino tem 19 anos e manifesta a vontade de ser Conselheiro Tutelar. Seu professor, na faculdade, foi indagado por ele sobre tal possibilidade. O professor de Albertino deve dar a seguinte informação:
	
	
	
	 
	Albertino não poderá ser Conselheiro, pois não preenche o requisito de idade necessária
	
	 
	Albertino só poderá ser Conselheiro aos 21 anos, ainda que não resida no mesmo Município do Conselho
	
	
	Albertino poderá se candidatar a Conselheiro, pois já completou a maioridade
	
	
	Albertino só poderá ser Conselheiro aos 25 anos
	
	
	Albertino poderá fazer concurso público para Conselheiro tutelar, desde que resida no mesmo município do Conselho
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		3.
		Nos últimos anos, o ECA vem sofrendo diversas alterações. Uma delas foi promovida pela Lei 12.696/12, alterando disposições relativas ao Conselho Tutelar. Analise as assertivas abaixo: I - Cobertura previdenciária II - Gratificação natalina III - Férias anuais acrescidas de metade Qual(is) assertiva(s) representa novos direitos incluídos pela referida alteração legislativa:
	
	
	
	
	nenhuma delas
	
	 
	Apenas as assertivas II e III
	
	
	Apenas as assertivas I e III
	
	 
	apenas as assertivas I e II
	
	
	todas elas
	
	
	
		
	
		4.
		TRT 15R - 2012 - TRT - 15ª Região - Juiz - Adaptada - Com relação ao que foi estudado sobre o Conselho Tutelar, aponte a alternativa CORRETA.
	
	
	
	
	Constará da Lei Orçamentária Estadual previsão dos recursos necessários ao funcionamento do Conselho Tutelar.
	
	 
	As decisões do Conselho Tutelar não poderão ser revistas pela autoridade judiciária,.
	
	
	A função de conselheiro tutelar é serviço jurisdicional.
	
	 
	Para se candidatar a membro do Conselho Tutelar, exige-se idade superior a 21 anos e residência no Município, além de reconhecida idoneidade moral.
	
	
	Em cada município haverá, no mínimo, um Conselho Tutelar, composto de cinco membros, escolhidos pela comunidade local para mandato de três anos, permitida uma recondução.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		5.
		Dentre as assertivas abaixo, assinale aquela que retrata atribuição do Conselho Tutelar:
	
	
	
	 
	Atender as crianças e adolescentes em situações de risco
	
	
	Decidir acerca da adoção
	
	 
	Elaborar diretamente proposta orçamentária em favor de crianças e adolescentes
	
	
	Expedir diretamente certidões de nascimento e de óbito de criança ou adolescente quando necessário.
	
	
	aplicar às crianças e aos adolescentes medidas socioeducativas.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		6.
		O mandato de membro do Conselho Tutelar é de:
	
	
	
	 
	um ano
	
	
	dois anos
	
	
	cinco anos
	
	 
	quatro anos
	
	
	três anos
	
	
	
		
	
		7.
		Leia a notícia a seguir: Interessados em se candidatar ao Conselho Tutelar de Comendador Levy Gasparian, no sul do Rio de Janeiro, têm até às 16h de quarta-feira (16) para se cadastrar. Aqueles que preencherem os requisitos podem se inscrever na Secretaria de Assistência Social, que funciona no prédio da prefeitura. Disponível em: http://g1.globo.com/ Segundo a legislação vigente, assinale a única alternativa que NÃO está correta:
	
	
	
	
	O candidato deve ter reconhecida idoneidade moral.
	
	 
	São impedidos de servir no mesmo Conselho marido e mulher.
	
	 
	O candidato deve residir no município ou em município vizinho.
	
	
	São impedidos de servir no mesmo Conselho ascendentes e descendentes.
	
	
	O ECA exige idade superior a vinte e um anos para os candidatos a conselheiros.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		8.
		Observe a notícia a seguir: A eleição para o cargo de conselheiro tutelar acontece neste domingo em Amambai. São 13 candidatos, sendo que serão eleitos cinco conselheiros e os outros sete serão considerados suplentes. A eleição para o Conselho segue os mesmos parâmetros de um pleito eleitoral, e conta com sete seções eleitorais. Disponível em: http://www.amambainoticias.com.br/ Analise as seguintes assertivas: I - Em cada Município e em cada Região Administrativa do Distrito Federal haverá, no mínimo, 1 (um) Conselho Tutelar como órgão integrante da administração pública local. II - O Conselho tutelar será composto de 5 (cinco) membros, escolhidos pela população local para mandato de 4 (quatro) anos, permitida 1 (uma) recondução, mediante novo processo de escolha. III - Lei municipal ou distrital disporá sobre o local, dia e horário de funcionamento do Conselho Tutelar, inclusive quanto à remuneração dos respectivos membros Considerando o previsto pelo ECA em relação ao Conselho Tutelar e seus conselheiros, assinale a alternativa CORRETA:
	
	
	
	
	São corretas as afirmativas II e III.
	
	 
	São corretas as afirmativas I e III.
	
	
	Somente a afirmativa II está correta.
	
	 
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	
	São corretas as afirmativas I e II.
		No que tange às medidas previstas no ECA e que podem ser aplicadas aos pais ou responsáveis, assinale a assertiva correta:
	
	
	
	 
	Na medida de afastamento do agressor da moradia comum, não será possível a fixação provisória dos alimentos de que necessitem a criança ou o adolescente dependentes do agressor.
	
	
	verificada a hipótese de maus-tratos, opressão ou abuso sexual impostos pelos pais ou responsável, a autoridade policial poderá determinar, como medida definitiva, o afastamento do agressor da moradia comum.
	
	
	Não se pode determinar a perda ou modificação de guarda
	
	
	Todas as medidas são de atribuição exclusiva do Conselho Tutelar
	
	 
	são aplicadas tanto pelo juiz quanto pelo conselho tutelar, em caso de violação da integridade física, psíquica e/ou moral da criança ou do adolescente, por omissão, abuso ou opressão dos pais ou responsável.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		2.
		A interpretação e aplicação da Lei n. 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente ¿ ECA) deve perseguir os objetivos de proteção integral e prioritária dos direitos das crianças e dos adolescentes, que deles são titulares. Sobre o tema, assinale a afirmativa correta.
	
	
	
	 
	Se Joana, que tem 09 anos, tiver seus direitos violados por ação ou omissão do Estado, serão cabíveis as medidas específicas de proteção previstas pelo ECA que, dependendo das circunstâncias, não deverão ser aplicadas ao mesmo tempo.
	
	
	As medidas específicas de proteção previstas pelo ECA devem ser aplicadas de modo a afastar uma intervenção precoce, efetuada logo que a situação de perigo seja conhecida, sob pena de responsabilidade primária e solidária do poder público.
	
	
	Se Júlio, que tem 09 anos, tiver seus direitos violados por abuso ou omissão dos pais, não serão aplicáveis as medidas específicas de proteção, mas, sim, medidas destinadas aos pais ou responsável, previstas pelo ECA.
	
	 
	A aplicação das medidas específicas de proteção previstas pelo ECA pode se dar cumulativamente, devendo a autoridade competente escolher a mais adequada diante das necessidades específicas do destinatário.
	
	
	As medidas de proteção não podem ser aplicadas
quando a situação de risco se dá em razão da própria conduta da criança ou adolescente
	
	
	
		
	
		3.
		O ECA dispõe que:
	
	
	
	 
	C-vedada a divulgação de atos judiciais, policiais e administrativos que digam respeito a crianças e adolescentes a que se atribua ato infracional. Qualquer notícia a respeito do fato não pode identificar a criança ou adolescente, vedando-se fotografia, referência a nome, apelido, filiação, parentesco, residência e até mesmo iniciais do nome e sobrenome.
	
	
	E-a criança ou o adolescente apreendido por prática de ato infracional só pode receber a visita de seus pais e(ou) familiares depois de arguido(a) pela autoridade policial e submetido(a) a acareação com suas vítimas.
	
	 
	A-é garantido o acesso de toda criança ou todo adolescente à defensoria pública, ao MP e ao Poder Judiciário, por qualquer de seus órgãos, sendo que as ações judiciais da competência da justiça da infância e da juventude podem ser isentas de custas e emolumentos para dar atendimento às reivindicações dos que se encontrarem em situação de risco iminente.
	
	
	B-os menores de 12 anos serão representados, e os maiores de 16 anos e menores de 21 anos, assistidos por seus pais, tutores ou curadores, na forma da legislação civil ou processual, podendo, em casos emergenciais nos quais o bem-estar e a segurança do menor estejam sob ameaça, ser nomeado como tutor ad hoc um dos membros do conselho tutelar municipal.
	
	
	D-a expedição de cópia ou certidão de atos policiais e administrativos relativos à criança ou ao adolescente ao qual se atribua ato infracional será deferida pela autoridade judiciária competente, sempre que solicitada, como forma de coibir a prática de novos delitos.
	
	
	
		
	
		4.
		O adolescente X cometeu ato infracional equiparado a crime de roubo, mediante grave ameaça à pessoa. Apreendido com a observância dos estreitos e regulares critérios normativos estabelecidos pelo sistema jurídico, apurou-se que o jovem havia cometido um ato infracional anterior equiparável ao crime de apropriação indébita. Com base na hipótese apresentada, assinale a afirmativa correta.
	
	
	
	
	É incabível a aplicação de medida de internação, haja vista que essa somente poderia se dar em caso de descumprimento reiterado de injustificável medida imposta em momento anterior ao adolescente.
	
	 
	É cabível a medida de internação para ato infracional análogo a roubo, assim como seria para o ato infracional análogo à apropriação indébita
	
	
	É aplicável apenas a medida de regime de semiliberdade em razão da prática de ato infracional mediante grave ameaça à pessoa.
	
	 
	É aplicável a medida de internação em razão da prática de ato infracional mediante grave ameaça à pessoa, mesmo não sendo hipótese de reiteração da conduta idêntica por parte do adolescente.
	
	
	É incabível a aplicação de medida de internação, o que é autorizado apenas em caso de reiteração no cometimento de outras faltas anteriores ou simultâneas, igualmente graves.
	
	
	
		
	
		5.
		Maurinho, de 17 anos, comenteu um ato infracional equivalente ao furto. O Juiz aplicou ao adolescente infrator a medida socioeducativA que possui prazo mínimo de 6 (seis) meses fixado no Estatuto da Criança e do Adolescente. Indique qual das medidas abaixo indicadas é a que foi decretada, na sentença:
	
	
	
	
	internação;
	
	 
	semiliberdade;
	
	 
	liberdade assistida;
	
	
	prestação de serviços à comunidade;
	
	
	advertência
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		6.
		Prova: CESPE - 2012 - MPE-RR - Promotor de Justiça (questão adaptada). "O ECA (e outras legislações), assegura uma série de direitos à criança e ao adolescente, estabelecendo como obrigados a sociedade, os pais e o Estado. Diante disto, o artigo 98 do ECA estabelece que as medidas de proteção serão aplicadas sempre que houver violação dos direitos das crianças e adolescentes por "ação ou omissão da sociedade ou do Estado", ou "por falta, omissão ou abuso dos pais ou responsável". Face ao enunciado e considerando as medidas de proteção às crianças, aos adolescentes e as medidas pertinentes aos pais ou responsável, assinale a opção correta de acordo com o que dispõe o ECA.
	
	
	
	 
	As medidas de proteção podem ser aplicadas isolada ou cumulativamente, bem como substituídas a qualquer tempo,desde que sejam pedagógicas, preferindo-se aquelas que visem ao fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários;
	
	
	Em situações excepcionais e gravíssimas, devidamente fundamentadas, a autoridade judiciária pode determinar a internação compulsória dos pais em clínica para tratamento de alcoólatras e toxicômanos;
	
	
	O acolhimento institucional e o acolhimento familiar, em razão de acarretarem privação de liberdade, são medidas provisórias e excepcionais, bem como acarreta a responsabilidade exclusiva do poder público;
	
	
	Verificada a hipótese de maus-tratos, opressão impostos à criança ou ao adolescente, pelos pais ou responsável, o juízo da infância e da juventude deverá determinar, como medida cautelar, a prisão preventiva dos agressores;
	
	
	Os acolhimentos institucional e familiar podem ser determinados, nos casos de abuso sexual, pela autoridade civil dos Conselhos de Direito, pelo Conselho de Assistência Social-CRAS, pelo Delegado de Polícia da localidade do fato;
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		7.
		Joãozinho foi encontrado logo após subtrair uma bolsa e alguns outros pertences do interior de um veículo que se achava estacionado em sua rua. Considerando que Joãozinho tem apenas dez anos de idade, poderá:
	
	
	
	
	deverá receber medida socioeducativa, exceto internação
	
	 
	não poderá receber nenhuma espécie de medida
	
	
	somente poderá receber medida socioeducativa
	
	
	receber qualquer medida de proteção, assim como medida socioeducativa
	
	 
	somente poderá receber medida de proteção
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		8.
		Entre as medidas protetivas indicadas e previstas indicadas e previstas no ECA qual delas o Conselho Tutelar não possui atribuição para aplicar, pelo que dispõe a lei 8069/90.
	
	
	
	 
	Colocação em família substituta;
	
	
	Requisição de tratamento médico, psicólogo ou psiquiátrico em regime hospitalar ou ambulatorial;
	
	
	Encaminhamento aos pais ou responsáveis mediante termo de responsabilidade;
	
	
	Matricula e frequência obrigatória em estabelecimento de ensino fundamental;
	
	
	Inclusão do programa comunitário ou oficial de auxilio á família, criança ou adolescente.
		1.
		O legislador, no art. 152 do ECA, estabelece que as normas gerais processuais, previstas nas legislações pertinentes, se apliquem, subsidiariamente, as normas gerais previstas na legislação processual pertinente. Entretanto, existe norma expressa no ECA que estabelece garantias processuais ao adolescente, com prática infracional, visando garantir o devido processo legal. Assim, identifique e marque as garantias que são asseguradas ao adolescente que responde a ação pública socioeducativa. I- Recebimento de tratamento diferenciado pela incomunicabilidade durante a tramitação do processo ; II- Para a aplicação de quaisquer medidas socioeducativas, ao adolescente infrator, basta indício suficiente de autoria; III- Defesa técnica por advogado e se não o tiver ser-lhe-á nomeada assistência judiciária gratuita e integral; IV- Direito de solicitar a presença dos responsáveis por sua apreensão ; V- Garantia de sigilo de atos judiciais, policiais e administrativos na prática de ato infracional; VI- Suspensão de todas as atividades pedagógicas durante a tramitação da ação pública socioeducativa ;
	
	
	
	
	IV e VI;
	
	
	I e III;
	
	 
	I e II;
	
	
	II e IV;
	
	 
	III e V;
	
	
	
		
	
		2.
		Considerando que Julieta procurou você para se informar acerca do local em que a ação de adoção de Anita, que está sob sua guarda legal
há mais de cinco anos, ela deve obter a seguinte informação:
	
	
	
	
	a ação de adoção tramitará na comarca dos pais biológicos de Anita
	
	 
	a ação de adoção tramitará na comarca de sua residência ou por sua escolha, na comarca do domicílio dos pais biológicos
	
	 
	a ação de adoção tramitará na comarca de sua residência
	
	
	a ação de adoção tramitará na comarca de onde se localizava a instituição de acolhimento em que Anita estava antes da guarda legal
	
	
	Julieta poderá escolher a comarca
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		3.
		As regras do Estatuto da Criança e do Adolescente, por ser este uma lei especial, prevalecem sobre as leis tidas como gerais. A partir dessa premissa, dispôs o legislador que as normas gerais processuais previstas nas legislações pertinentes se apliquem subsidiariamente às regras do ECA. I - Garantia de assistência judiciária gratuita aos que dela necessitarem, através de defensor público ou advogado nomeado II - Isenção de custas e emolumentos para as ações judiciais e da sua competência bem como para os recursos III - As crianças e adolescentes devem ser devidamente representados ou assistidos por seus pais ou responsáveis ou curadores nomeados, nos processos judiciais Fazem parte dessas regras previstas no ECA o que se afirma:
	
	
	
	 
	Em todas as assertivas
	
	 
	Apenas nas assertivas II e III
	
	
	Apenas nas assertivas I e II
	
	
	Em nenhuma das assertivas
	
	
	Apenas nas assertivas I e III
	
	
	
		
	
		4.
		As regras do Estatuto da Criança e do Adolescente, por ser este uma lei especial, prevalecem sobre as leis tidas como gerais. A partir dessa premissa, dispôs o legislador, no art. 152, que as normas gerais processuais previstas nas legislações pertinentes se apliquem subsidiariamente às regras do ECA. Algumas dessas regras são: I - Garantia de assistência judiciária gratuita aos que dela necessitarem, através de defensor público ou advogado nomeado. II - Isenção de custas e emolumentos para as ações judiciais e da sua competência bem como para os recursos. III - As crianças e adolescentes devem ser devidamente representados ou assistidos por seus pais ou responsáveis ou curadores nomeados, nos processos judiciais. IV - Garantia de sigilo de atos judiciais, policiais e administrativos que digam respeito a crianças e adolescentes a que se atribua autoria de ato infracional Assinale a assertiva que indique exatamente as assertivas corretas:
	
	
	
	 
	Apenas I, II e IV
	
	
	Apenas II e IV
	
	 
	Todas as assertivas estão corretas
	
	
	Apenas II, III e IV
	
	
	Apenas I e II
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		5.
		Em um pedido de adoção, no qual o autor já possui a guarda do adolescente há mais de 1 ano, onde deverá ser proposta a ação?
	
	
	
	
	No domicílio dos pais se residirem no mesmo local.
	
	
	No local ou entidade onde o adotando esteve antes do pedido de guarda efetuado pelo adotante.
	
	
	No domicílio de um dos dois, cujo município seja mais próximo da comarca do autor.
	
	 
	No local mais próximo ao Conselho Municipal de Direito.
	
	 
	No local onde se encontrem adotante e adotando.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		6.
		Em caso de ato infracional praticado contra bem da União, a competência é:
	
	
	
	 
	da Justiça Federal
	
	
	da Vara cível
	
	
	da Justiça estadual criminal
	
	
	da Vara Criminal
	
	 
	da Justiça da Infância e Juventude
	
	
	
		
	
		7.
		Em caso de prática de ato infracional, a competência para julgamento será:
	
	
	
	
	da vara criminal
	
	 
	da vara cível
	
	 
	da justiça da infância e juventude
	
	
	da vara de órfãos e sucessões, em se tratando de pais falecidos
	
	
	do juizado especial
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		8.
		Juliano, adolescente de 16 anos, mora com seus pais na comarca de Caxias de Belém. No final de semana de seu aniversário, dirigiu-se com um amigo para uma comarca próxima, a de Juazeiro do Mato Fundo, tendo lá se envolvido em uma briga e praticado lesão corporal contra o jovem Jonatas. Considerando as regras do ECA acerca de competência, é correto afirmar que:
	
	
	
	 
	Juliano será julgado pela Justiça da Infância e Juventude de Juazeiro do Mato Fundo
	
	 
	Juliano será julgado pela vara criminal de Juazeiro do Mato Fundo ou de Caxias do Sul, pois a competência é concorrente
	
	
	Juliano será julgado pela vara criminal de Juazeiro do Mato Fundo
	
	
	Juliano será julgado pela Justiça da Infância e Juventude de Caxias de Belém
	
	
	Juliano será julgado pela vara criminal de Caxias de Belém
		1.
		Assinale, dentre as alternativas abaixo, a correta: (Defensoria - SC - 2008 - adaptada).
	
	
	
	
	O adolescente e a criança apreendidos em flagrante de ato infracional, serão desde logo, encaminhados à autoridade judicial competente.
	
	
	Criança pratica ato infracional e pode receber medida socioeducativa
	
	 
	Criança pratica ato infracional.
	
	
	Ao adolescente que pratica ato infracional aplicam-se somente medidas de proteção.
	
	
	A intimação da sentença que aplicar a medida de internação será feita ao adolescente ou a seu defensor.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		2.
		J., com 11 anos, L., com 12 anos, e M., com 13 anos de idade, são alunos do 8º ano do ensino fundamental de uma conceituada escola particular. Os três, desde que foram estudar na mesma turma, passaram a causar diversos problemas para o transcurso normal das aulas, tais como: escutar música; conversar; dormir; colocar os pés nas mesas e não desligar o aparelho celular. O professor de matemática, inconformado com a conduta desrespeitosa dos alunos, repreende-os, avisando que os encaminhará para a direção da escola. Ato contínuo, os alunos reagem da seguinte forma: J. chama o professor de ¿velho idiota¿; L. levanta e sai da sala no meio da aula; e M. ameaça matá-lo. Diante dos atos de indisciplina dos três alunos, a direção da escola entra em contato com o seu departamento jurídico para, com base no Estatuto da Criança e do Adolescente, receber a orientação de como proceder. Com base na hipótese apresentada, assinale a opção que apresenta a orientação recebida pela direção escolar.
	
	
	
	 
	J. e M. praticaram atos infracionais. J. deverá ser encaminhado ao Conselho Tutelar e M. para a autoridade policial. A indisciplina de L. deverá ser coibida pela própria direção escolar.
	
	
	J., L. e M. praticaram atos infracionais e deverão ser encaminhados para a autoridade policial.
	
	
	J. e M. praticaram atos infracionais. Ambos deverão ser encaminhados para a autoridade policial. A indisciplina de L. deverá ser coibida pela própria direção escolar.
	
	
	J., L. e M. praticaram atos infracionais e deverão ser encaminhados para a autoridade judicial.
	
	
	Os atos de indisciplina praticados por J., L. e M. deverão ser coibidos pela própria direção escolar.
	
	
	
		
	
		3.
		Considerando as normas da Lei Federal nº 8.069, de 13/07/1990, assinale a alternativa correta sobre como é considerada a conduta descrita como crime se praticada por criança ou adolescente.
	
	
	
	
	Contravenção penal
	
	 
	Ato infracional
	
	 
	Crime hediondo
	
	
	Crime inimputável
	
	
	Crime de menor potencial ofensivo
	
	
	
		
	
		4.
		Caio, contando com 17 anos e 10 meses, sequestra uma pessoa. Se, ao completar 18 anos, ele ainda não tiver liberado a pessoa, a ele:
	
	
	
	
	se aplicam o ECA e o Código Penal
	
	 
	não se aplica o ECA e nem o Código Penal
	
	
	apenas o ECA, já que este adotou a teoria da atividade
	
	 
	apenas o código penal
	
	
	parcialmente o ECA e parcialmente o Código Penal
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		5.
		De acordo com o que dispõe o ECA acerca do procedimento de apuração do ato infracional, podemos
afirmar que o adolescente somente poderá ser privado de sua liberdade nas seguintes condições:
	
	
	
	
	em flagrante de ato infracional ou quando não for possível localizar seus pais ou responsável;
	
	 
	em flagrante de ato infracional ou por ordem escrita e fundamentada da autoridade judiciária competente;
	
	
	sob acusação de prática de crime, quando cometido com grave ameaça física à vítima;
	
	
	em flagrante de ato infracional ou por solicitação devidamente fundamentada do Conselho Tutelar.
	
	
	sob acusação de prática de crime, associada à inexistência de endereço fixo;
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		6.
		Ao praticar um ato infracional, podemos afirmar que:
	
	
	
	
	O ato infracional é crime nem contravenção
	
	
	O adolescente não está sujeito à aplicação de uma medida socioeducativa.
	
	
	O conceito de ato infracional não encontra-se previsto no art. 103 do ECA.
	
	 
	O adolescente está sujeito à aplicação de uma medida socioeducativa.
	
	
	A criança que pratica um ato infracional, não está sujeita apenas à aplicação das medidas de proteção (art. 105, ECA).
	
	
	
		
	
		7.
		No que tange ao procedimento de apuração do ato infracional atribuído ao adolescente, analise as assertivas abaixo: I - o procedimento é dividido nas fases: policial, ministerial e judicial II - No caso de ato infracional praticado com violência, será lavrado o auto de apreensão III - O Ministério Público poderá conceder remissão como forma de exclusão do processo
	
	
	
	
	Estão corretas as assertivas I e III
	
	
	Todas as assertivas estão incorretas
	
	 
	Todas as assertivas estão corretas
	
	
	Estão corretas as assertivas I e II
	
	 
	Estão corretas as assertivas II e III
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		8.
		De acordo com as normas estabelecidas pelo ECA acerca do ato infracional e o seu procedimento de apuração, podemos afirmar que:
	
	
	
	
	o adolescente somente poderá receber medida de proteção
	
	 
	a criança receberá medida de proteção e medida socioeducativa
	
	 
	A medida socioeducativa não pode ser aplicada a criança que pratica ato infracional.
	
	
	A medida socioeducativa pode ser aplicada tanto a criança quanto ao adolescente que pratica ato infracional.
	
	
	Crianças não praticam ato infracional.
	1a Questão
	
	
	
	O adolescente F, 16 anos, filho de Pedro, foi surpreendido por seu pai enquanto falava pela internet com Fábio, 30 anos, que o induzia à prática de ato tipificado como infração penal. Pedro informou imediatamente o ocorrido à autoridade policial, que instaurou a persecução penal cabível. No caso narrado, ao induzir o adolescente F à prática de ato tipificado como infração penal, a conduta de Fábio
		
	 
	não configura crime nos termos estabelecidos pelo ECA, posto que inexiste tipificação se o ato for praticado por meio eletrônico, não havendo de se aplicar analogia em malam partem.
	 
	configura crime nos termos do ECA, ainda que realizada por meio eletrônico e que não venha a ser provada a corrupção do adolescente, por se tratar de delito formal.
	
	não configura crime nos termos do ECA, pois a mera indução sem a prática do ato pelo adolescente configura infração administrativa, já que se trata de delito material.
	
	configura infração penal, tipificada na Lei de Contravenções Penais, mas a materialidade do crime com a prova da corrupção do adolescente é imprescindível à condenação do réu em observância ao princípio do favor rei.
	
	configura crime nos termos do Código Penal, sendo necessária a comprovação da efetiva corrupção do menor
	
	 
	Ref.: 201603343011
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Analise as assertivas abaixo: I - Não se aplica às infrações administrativas a prescrição a que alude o art. 109 do Código Penal, mas sim, por analogia, as regras da prescrição de matéria civil. Aplica-se, contudo, o princípio da retroatividade da lei posterior mais benéfica, prevista no art. 2º do Código Penal. II - As infrações administrativas previstas pelo ECA são processadas e julgadas pela Justiça da Infância e da Juventude. As infrações são de natureza administrativa e a pena estabelecida é de multa. III - Além da pena de multa, são estabelecidas penas acessórias para algumas infrações, todas de caráter administrativo, dependendo do ato praticado, como apreensão de publicação, suspensão de programa, fechamento de hotel etc. Com base nas assertivas analisadas, assinale a opção correta:
		
	
	Apenas a alternativa II é correta.
	
	As alternativas I e II estão incorretas.
	
	Todas as alternativas estão incorretas.
	
	Apenas as alternativas I e III são corretas.
	 
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	 
	Ref.: 201603285821
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	XIV EXAME DE ORDEM UNIFICADO O Hotel Botanic recebeu o casal de namorados Júlia e Matheus como hóspedes durante um feriado prolongado. Júlia tem 15 anos de idade e Matheus 18 anos, motivo pelo qual a adolescente foi admitida no estabelecimento, por estar acompanhada de uma pessoa maior de idade. Com base no caso apresentado, a partir do que dispõe o Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a opção correta.
		
	
	Trata-se de infração administrativa e penal, sujeitando-se o estabelecimento, por determinação da autoridade judiciária, a imediato fechamento por até quinze dias.
	 
	Trata-se de infração administrativa, sujeitando-se à aplicação de pena de multa, a hospedagem de adolescente desacompanhado dos pais, responsáveis, ou sem autorização escrita desses ou da autoridade judiciária.
	
	Trata-se de infração penal, motivo pelo qual, sem prejuízo da pena de multa aplicada ao estabelecimento, o funcionário responsável pela admissão da adolescente está sujeito à responsabilidade criminal pessoal.
	
	Trata-se de prática cotidiana sem implicações administrativas ou criminais previstas na norma especial, uma vez que a adolescente estava acompanhada de pessoa maior de idade que se torna responsável por ela.
	
	Trata-se de infração administrativa, sujeitando-se o estabelecimento, por determinação da autoridade judiciária, a imediato fechamento por até quinze dias.
	
	 
	Ref.: 201602886550
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Carlitos recebeu uma imagem de uma adolescente de dezesseis anos nua. Ao abrir a imagem e constatar a foto, salvou a imagem no seu computador, armazenando a mesma. Pode-se afirmar que:
		
	
	Carlitos praticou crime previsto no Código Penal
	 
	Carlitos praticou crime previsto no Estatuto da criança e do adolescente
	
	O fato de Carlos não caracteriza infração penal ou administrativa
	
	Carlitos praticou crime e infração administrativa previstos no Estatuto da criança e do adolescente
	 
	Carlitos praticou infração administrativa prevista no Estatuto da criança e do adolescente
	
	 
	Ref.: 201603343008
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Qual das alternativas abaixo possui uma afirmação verídica?
		
	 
	As infrações administrativas previstas pelo ECA são processadas e julgadas pela Justiça da Infância e da Juventude.
	
	As infrações administrativas previstas pelo ECA não são processadas e julgadas pela Justiça da Infância e da Juventude.
	 
	Não se aplica às infrações administrativas a prescrição a que alude o art. 109 do Código Penal, mas sim, por analogia, as regras da prescrição de matéria de direito administrativo.
	
	Além da pena de multa, não são estabelecidas penas acessórias para algumas infrações
	
	No caso de infrações de natureza administrativa a pena estabelecida é de reclusão.
	
	 
	Ref.: 201603830753
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	No que concerne aos crimes praticados contra a criança e o adolescente, estabelecidos na Lei nº 8.069/90, é correto afirmar que
		
	 
	não há previsão de delito culposo.
	 
	são de ação pública incondicionada.
	
	não se aplicam as normas da Parte Geral do Código Penal.
	
	são sempre apenados
com reclusão.
	
	são tipificadas apenas condutas comissivas.
	
	 
	Ref.: 201605529234
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Configura crime previsto no ECA .
		
	
	c-divulgar, total ou parcialmente, sem autorização devida, por qualquer meio de comunicação, nome, ato ou documento de procedimento policial, administrativo ou judicial relativo à criança ou adolescente a que se atribua ato infracional.  
	 
	a-deixar o encarregado de serviço ou o dirigente de estabelecimento de atenção à saúde de gestante de manter registro das atividades desenvolvidas, na forma e prazo referidos no art. 10 do ECA, bem como de fornecer à parturiente ou a seu responsável, por ocasião da alta médica, declaração de nascimento, onde constem as intercorrências do parto e do desenvolvimento do neonato. 
	
	e-descumprir, dolosa ou culposamente, os deveres inerentes ao poder familiar ou decorrente de tutela ou guarda, bem assim determinação da autoridade judiciária ou Conselho Tutelar.  
	 
	b-deixar o médico, professor ou responsável por estabelecimento de atenção à saúde e de ensino fundamental, pré-escola ou creche, de comunicar à autoridade competente os casos de que tenha conhecimento, envolvendo suspeita ou confirmação de maus-tratos contra criança ou adolescente.
	
	D-descumprir, dolosa ou culposamente a determinação da autoridade judiciária ou Conselho Tutelar. 
	
Explicação:
a) CERTA. Art. 228. Deixar o encarregado de serviço ou o dirigente de estabelecimento de atenção à saúde de gestante de manter registro das atividades desenvolvidas, na forma e prazo referidos no art. 10 desta Lei, bem como de fornecer à parturiente ou a seu responsável, por ocasião da alta médica, declaração de nascimento, onde constem as intercorrências do parto e do desenvolvimento do neonato:
Pena - detenção de seis meses a dois anos.
	
	 
	Ref.: 201603830751
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	No que se refere aos crimes e às infrações administrativas previstos no ECA, assinale a opção correta.
		
	
	O ECA prevê, na modalidade culposa, o crime de omissão na liberação de criança ou adolescente ilegalmente apreendido.
	
	Há crimes no ECA de ação penal privada, em que somente se procede mediante queixa
	 
	O ECA prevê modalidade culposa em todos os crimes
	
	Todos os crimes previstos no ECA são julgados pela Justiça da Infância e Juventude
	 
	De acordo com o STJ, o crime de corrupção de menores é de natureza formal, bastando a participação do menor de dezoito anos de idade na prática de infração penal para que haja a subsunção da conduta do agente imputável ao correspondente tipo descrito no ECA.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?