Buscar

Objetiva Educação Ambiental, Diversidade, Libras e Políticas de Inclusão

Prévia do material em texto

Questão 1 de 10
 “A educação não é a chave para a transformação, mas é indispensável. A educação sozinha não faz, mas sem ela também não é feita a cidadania” (FREIRE, 1995, p.74). No que se refere à educação e cidadania é correto o que se afirma em:
I) A educação deve formar alunos críticos, capazes de produzir conhecimento e raciocínio próprios, representando um cidadão ativo dentro da sociedade.
II) O educador é um agente neutro no processo de educação e aprendizagem, devendo promover os saberes curriculares fundamentais aos alunos.
III) A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresenta a necessidade dos alunos desenvolverem a capacidade de pensar de forma autônoma e articular os saberes de forma crítica.
IV) O direito à educação é garantido pela Constituição e pelo Estatuto da Criança e do adolescente, cabendo ao Estado, em conjunto com a família e a sociedade como um todo, busquem efetivar a educação de qualidade.
A - I, III e IV.
B - I, II e III.
C - I e III.
D - II e III.
E - I e IV.
Questão 2 de 10
No âmbito das tecnologias e dos processos produtivos as políticas públicas sustentáveis seguem modelos de avaliação ambiental estratégica (AAE) que devem caminhar em duas direções, conforme Partidário (1996). São elas modelo de abordagem política e o modelo de abordagem de projetos. Em relação a esses modelos é correto afirmar que:
I. O modelo de abordagem de projetos é baseado no sistema de desenvolvimento e avaliações de decisões estratégicas;
II. O modelo de abordagem política gera uma AAE estratégica e contínua, que permite que os processos se integrem a decisão e ao planejamento;
III. O modelo de abordagem de projetos se apoia nos procedimentos de avaliação de impacto ambiental de projeto;
IV. O modelo de abordagem política requer existência de iniciativas e resultados prévios para traçar planos de ação futuros;
V. O modelo de abordagem política é evidente em países com forte sistema de planejamento e avaliação de políticas. O modelo de abordagem de projetos tem sido aplicado mais em países onde a avaliação de impacto ambiental de projetos está bem institucionalizada;
Marque a alternativa que contém todas as sentenças corretas:
A - Apenas as alternativas I e III estão corretas;
B - Apenas as alternativas II, III e V estão corretas;
C - Apenas a alternativa I está correta;
D - Apenas as alternativas II e III estão corretas;
E - Apenas as alternativas II, III e IV estão corretas;
Questão 3 de 10
A comunicação é mecanismo essencial nas relações sociais, nesse sentido, a deficiência auditiva é uma das mais complexas condições, quando se pensa pela ótica da comunicação. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem 9,7 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência auditiva, que enfrentam diariamente dificuldades de comunicação, em decorrência da falta de políticas públicas efetivas que tratem dessa questão. Somente em 2002, a língua brasileira de sinais (Libras) foi reconhecida pela legislação brasileira, firmando-se como uma língua brasileira, contemplando três modalidades das línguas naturais, que são:
A - linguagem gestual, mímicas e escrita em braile.
B - linguagem verbal, não verbal e codificada.
C - língua escrita, linguagem oral e visual.
D - língua falada, língua escrita e língua sinalizada.
E - língua de expressões faciais, corporais e fonética.
Questão 4 de 10
De acordo com os estudos, compreende-se que a gestão do conhecimento envolve duas modalidades de conhecimentos, o tácito e o explícito. Elas são igualmente importantes e por isso precisam ser trocadas com outras pessoas ou transformadas. A esse processo, dá-se o nome de conversão do conhecimento. Desenvolvido por Nonaka (2000) e Takeuchi (1997), tornou-se referência nos estudos de conversão do conhecimento e aplicação empresarial, forma sistematizado em um modelo conhecido como SECI.
Sobre este modelo analise as afirmativas e posteriormente assinale a opção composta somente pelas afirmativas corretas.
Socialização é o processo de conversão do conhecimento tácito de um indivíduo para o conhecimento tácito de outro indivíduo.
Externalização é a conversão do conhecimento tácito para o explícito.
Combinação é a troca de conhecimentos explícitos, pode ser feita somente por meio do diálogo.
Internalização é o nome do processo conhecido popularmente como “aprender fazendo”
Potencialização é o processo do conhecimento tácito de um indivíduo para o conhecimento de outro indivíduo.
Está correto o que se afirma em:
A - Apenas nas afirmativas III, IV e V
B - Apenas nas afirmativas I, II e III
C - Apenas nas afirmativas I, II e IV
D - Apenas nas afirmativas II , III, e V
E - Apenas nas afirmativas II, III e IV
Questão 5 de 10
O estudo de gênero no Brasil, assim como no resto do mundo, é muito recente, e poderíamos dizer que, por muito tempo foi sinônimo de estudo sobre a mulher. Sem dúvida, os estudos sobre mulheres, foram fundamentais para se entender o “sexismo” como as relações de gênero em nossa sociedade são assimétricas e como a mulher é oprimida, por conta da construção social e subordinada do feminino. Muitos estudos de gêneros deixam de falar de sistemas de relações sociais entre os sexos. Com base no texto acima é correto afirmar que:
I. Sexo é a característica biológica que determina a classificação dos indivíduos como homens e mulheres;
II. Gênero é a característica biológica que determina a classificação dos indivíduos como homens e mulheres;
III. Sexo diz respeito aos elementos socialmente construídos é um conjunto de normas e modelos que devem ser seguido por pessoas que se identificam como homens e mulheres;
IV. O gênero sempre foi considerado binário masculino ou feminino, e a um deles a pessoa é associada ao nascer;
V. O sexo de cada indivíduo, além de ser algo biológico carrega o que a sociedade convenciona como “adequado” em termos de discurso e de características de comportamento “esperado”;
Marque a alternativa que contém todas as respostas corretas:
A - Apenas as alternativas I, IV e V estão corretas;
B - Apenas as alternativas II, III, IV e V estão corretas;
C - Apenas as alternativas I, III, IV e V estão corretas;
D - Apenas as alternativas II, IV e V estão corretas;
E - I, II, III, IV e V estão corretas;
Questão 6 de 10
A cultura pode ser entendida como o conjunto de elementos, crenças e valores compartilhados por certo grupo. Strobel (2008) define a cultura surda é o jeito de o sujeito surdo entender o mundo e modificá-lo, para que tenha acesso e possa interagir mediante percepções visuais, o que compreende a língua, as ideias, as crenças, os costumes e os hábitos do povo surdo. Essa cultura leva alguns posicionamentos e definições segundo Perlin (2004). Com base no texto é correto afirmar que:
I. A Identidade Surda: pessoa consciente quanto a sua condição de surdez;
II. A Identidade Surda de Transição: É o surdo que não se aceita pelo sentimento de inferioridade em relação aos ouvintes;
III. A Identidade Surda Flutuante: Surdo que não consegue captar o mundo de forma visual nem auditiva;
IV. Identidade Surda Embaçada: O surdo que oscila de uma comunidade a outra, convivendo tanto com surdos quanto com ouvintes;
V. Identidade Surda Incompleta: Pessoas que tem necessidade de trocar experiências com seus colegas surdos, onde quer que estejam;
Marque a alternativa que contém somente a sentença correta:
A - Apenas a alternativa II está correta;
B - Apenas as alternativas III e IV estão corretas;
C - Apenas a alternativa I está correta;
D - Apenas as alternativas I, II, III e IV estão corretas;
E - Apenas as alternativas I, II e V estão corretas;
Questão 7 de 10
A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, orientando os sistemas de ensino para garantir que estes possam realizar a inclusão com garantias as pessoas que dela necessitarem.
Analise as assertivas abaixo e assinale aquela (s) que apresentamo que o sistema de ensino deve garantir para se ter uma inclusão:
I) acesso, com participação e aprendizagem, no ensino comum;
II) a não oferta do atendimento educacional especializado;
III) a não continuidade de estudos e acesso aos níveis mais elevados de ensino;
IV) promoção da acessibilidade universal;
V) transversalidade da modalidade de ensino especial desde a educação infantil até a educação superior.
Está correto o que se afirma em:
A - As afirmativas I, II e III estão corretas
B - Apenas nas afirmativas I e II
C - Somente na afirmativa IV
D - Apenas nas afirmativas II e III
E - Apenas nas afirmativas I, IV e V.
Questão 8 de 10
Na sociedade contemporânea as novas tecnologias se fazem cada vez mais presentes e estão sendo incorporadas aos processos educativos, permitindo uma formação continuada por meio de trocas de experiências bem-sucedidas e também uma reflexão sobre o conhecimento no mundo real. O conhecimento, que antes ficava restrito ao meio acadêmico, técnico, agora é veiculado pela mídia em todos os âmbitos, inclusive o ambiental.
De acordo com o trecho acima escolha a alternativa que melhor representa o que se almeja com a inserção da tecnologia nos meios educacionais.
A - O que se almeja com as tecnologias é ampliar as discussões sobre os cuidados com o meio ambiente e focar nas ações educativas como o plantio de árvores.
B - O que se almeja com as tecnologias é levar ao homem aos recursos de ponta que podem melhorar o meio ambiente.
C - O que se almeja com as tecnologias é que a sociedade em um todo possa refletir sobre suas ações em relação ao meio ambiente.
D - O que se almeja é facilitar o acesso à informação interligando os saberes na busca por uma compreensão maior desta relação entre homem-natureza-sociedade, conduzindo à autonomia, liberdade e respeito ao ambiente.
E - O que se almeja com as tecnologias é facilitar o acesso as informações entre homem-natureza-sociedade, sem se preocupar com a prática e cuidado com o meio ambiente.
Questão 9 de 10
De acordo com o estudo do livro da disciplina, o racismo institucional é dito como uma negação coletiva de algumas instituições ao prestarem serviços inadequados para pessoas por causa da sua cor, cultura ou origem étnica. O racismo é vivido em nosso cotidiano, onde trabalhadores negros são confinados a trabalhos de menores rendimentos e subordinação.
Nos ambientes educacionais, sociais e culturais, há pouca ênfase a intelectuais, músicos e escritores negros do presente e do passado, ou omite-se a cor de sua pele nas narrativas históricas.
A partir dessa reflexão, podemos considerar que a realidade da democracia racial é:
A - Afirmar a existência de igualdade entre negros e brancos, onde na realidade há um preconceito disfarçado, evidenciado pelos índices que apontam as desigualdades entre ricos (brancos) e pobres (negros)
B - A diferença social existente entre brancos e negros apontada em pesquisas que mostram que negros recebem salários mais baixos, têm menos acesso à educação e menos oportunidades de ascensão social exclusivamente por causa das desigualdades sociais.
C - Assegurar que o racismo é um falso problema criado por um grupo minoritário que afirma existir desigualdade social.
D - Certificar que os negros têm a mesma oportunidade de acesso à educação e ao mercado de trabalho devido a dívida social por conta do preconceito que tem suas raízes na história brasileira.
E - A real afirmação na busca da existência de igualdade de oportunidades, respeito e valorização de todas as pessoas, independente da sua etnia, costumes ou crenças religiosas.
Questão 10 de 10
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento criado em 2017 e que dispõe sobre as competências necessárias para os alunos em cada etapa de formação. Seu texto é composto pelas necessidades do contexto social e econômico atual, embasado em conhecimentos sólidos e que visam uma formação eficiente. Ela traz a necessidade dos alunos de pensar por si próprios, articulando habilidades críticas e criativas para questões diversas. Resolver problemas sociais, questionar situações, resolver conflitos e encontrar soluções para questões variadas são algumas dessas competências. Diante disso, marque (v) para verdadeiro e (F) para as alternativas abaixo dentro da proposta da BNCC:
( ) A formação do aluno tem um aspecto muito mais vasto do que meramente a aprendizagem de um ofício ou obtenção de um diploma.
( ) A percepção de que somos todos cidadãos de um mesmo mundo e que todas as nossas ações irão impactar a sociedade e meio ambiente é a essência da questão.
( ) Saber como atuar de maneira calma e cautelosa é a necessidade básica da formação do aluno, incentivando inclusive o aluno ao exercício de relaxamento.
A - V- V- V.
B - V- F- F.
C - V- V- F.
D - F- V- F.
E - F- V- V.

Mais conteúdos dessa disciplina