Buscar

Prévia do material em texto

A ética está presente no cotidiano e no amibente profissional e é determinante na carreira profissional. Algumas posturas são importantes para a manutenção de uma conduta ética profissional, são elas:
	
	
	
	Utilizar informações falsas para obter vantagens no trabalho perante outros colegas.
	
	
	Não utilizar padrões de comparação com outras pessoas e não prejudicar alguém para ser considerado melhor.
	
	
	Apresentar em seu currículo habilidades que não possui para obter um emprego.
	
	
	Melhorar seu desempenho, mesmo que para isso tenha que prejudicar alguém e mostrar as qualidades ruins de seus colegas.
	
	
	Utilizar a comparação entre colegas de trabalho para destacar os melhores desempenhos e utilizar meios anti-éticos para obter bons resultados.
	
Explicação:
A ética está presente no cotidiano e no amibente profissional e é determinante na carreira profissional. Algumas posturas são importantes para a manutenção de uma conduta ética profissional, são elas: não utilizar padrões de comparação com outras pessoas e não prejudicar alguém para ser considerado melhor.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Ao conjunto de valores e normas de comportamento e de relacionamento adotados no ambiente de trabalho, no exercício de qualquer atividade, chamamos ¿Ética Profissional¿. Ter uma conduta ética é saber construir relações de qualidade com colegas, chefes e subordinados, com o objetivo de contribuir para um bom funcionamento das rotinas de trabalho e para a formação de uma imagem positiva da instituição.
De acordo com o texto assinale a opção que NÃO condiz com a ética profissional:
	
	
	
	Competência;
	
	
	Honestidade;
	
	
	Prudência.
	
	
	Vaidade;
	
	
	Humildade;
	
Explicação:
O vaidoso tende a ter uma percepção seletiva e distorcida da realidade. Tende a valorização que se atribui à própria aparência, ou quaisquer outras qualidades físicas ou intelectuais, fundamentada no desejo de que tais qualidades sejam reconhecidas ou admiradas pelos outros, e não necessariamente sejam verdadeiras.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Sobre a ética, é correto afirmar:
	
	
	
	Só é eficiente se for embasada na lei.
	
	
	Visa o controle social.
	
	
	Visa o bem social e individual.
	
	
	Não apresenta relação com o cotidiano.
	
	
	É útil apenas na política.
	
Explicação:
A ética é um código de conduta que visa o bem social e o bem individual. Uma sociedade sem ética é uma sociedade desorientada. 
	
	
	
	 
		
	
		4.
		A percepção do povo brasileiro, em relação aos políticos, é a de falta de ética. Isto é resultado atitudes do tipo:
	
	
	
	Transparência de seus objetivos políticos.
	
	
	Foco no interesse coletivo.
	
	
	Apoio aos interesses do partido.
	
	
	Desrespeito aos eleitores
	
	
	Preocupação com o bem estar da população.
	
Explicação:
A última opção negativa proposta envolve exatamente o desrespeito aos eleitores.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		"A ética é algo essencialmente humano. Os outros animais não possuem um código de ética, nem uma base moral. Agem guiados por instintos, buscam a sobrevivência e a satisfação das suas necessidades, mas, acredita-se, não pensam, não refletem sobre os meios de alcançá-los. Ao assumirmos que a ética é uma coisa humana e está fora do campo dos instintos, da natureza, do fisiológico, afirmamos também que ela é social e culturalmente construída." Assinale a única opção que não corresponde ao princípio ético:
	
	
	
	A ética é maleável e flexível, depende de quem está no contexto
	
	
	Uma sociedade justa, é norteada por princípios éticos
	
	
	A sociedade deve ser norteada por princípios éticos e de cidadania
 
	
	
	A ética deve ser empreendida em todos os contextos sociais
	
	
	A ética possibilita relações de respeito e igualdade
	
Explicação:
Uma conduta ética pode ser um tipo de comportamento mediado por princípios e valores morais. Já a moral é fruto do padrão cultural vigente e engloba as regras tidas como necessárias para o bom convívio entre os membros que fazem parte de determinada sociedade.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Ao se falar de ética, estamos nos referindo a um conceito exclusivamente humano, pois, outros seres não possuem essa conceituação. Se observarmos as opções a seguir, uma delas NÃO compactua com seu entendimento ou expressão, assinale essa opção:
	
	
	
	Para a ética, os meios (sem distinção) justificam o fim, pois independente do meio ser ético ou não, o que importa é que o fim seja.
	
	
	Ética: um conceito atrelado à coisa humana, podemos afirmar que não compactua com atitudes ou comportamentos ligados ao campo dos instintos, da natureza, do fisiológico. É uma expressão relacionada ao social e à cultura.
	
	
	A ética é influenciada pela cultura e pela educação das pessoas, que expressam seus próprios valores e seu caráter.
	
	
	O ato de ser consciente de si e dos outros, além de ser capaz de refletir sobre a existência, caracteriza em parte um sujeito ético.
	
	
	A escritora Marilena Chauí reforça a importância de frisar que: ¿consciência e responsabilidade são condições indispensáveis da vida ética¿.
	
Explicação:
Situações ilícitas como roubar ou matar, são, por lei, possíveis de punição e entendemos que pela ética seriam então uma atitude ilegal e, moralmente falando, não condizem com os bons valores e costumes da sociedade.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		As relações entre as pessoas devem se orientar por princípios da ética e da moral e a conduta ética apresenta determinadas características. Nesse sentido, assinale entre as alternativas a seguir aquela que apresenta uma característica da conduta ética.
	
	
	
	agir sempre de acordo com a moral, mas se for injustiçado, responder na mesma moeda
	
	
	agir dentro da moral, seguindo a lógica de que os fins justificam os meios
	
	
	quando o indivíduo procura ter responsabilidade sobre as consequências de suas ações
	
	
	quando uma pessoa age segundo seus objetivos, procurando alcança-los de qualquer modo
	
	
	não levar à sério as consequências da sua conduta, pois elas dependerão das outras pessoas
	
Explicação:
Ética é tema e agenda do momento. Por um lado, por que felizmente a humanidade, ou parte dela, vem de modo crescente percebendo a necessidade de agir eticamente, ou seja, em acordo com os valores morais socialmente determinados. É nesse sentido, inclusive, que podemos falar em atitude ética quando os princípios e valores da moral, sendo conhecidos, orientam as relações entre os indivíduos e grupos de indivíduos. Mas a ética é também assunto e agenda do momento, por que uma outra parte da humanidade parece preferir agir ao arrepio dos valores morais socialmente aceitos e, desta forma, de forma aética.
Herbert de Souza, o Betinho, o tão belamente cantado ¿irmão do Henfil¿, liderou em anos passados a campanha pela ética na política, campo em que a questão é premente. Mas não é apenas na política. A imprensa tem demonstrado que o problema é mais geral: nos negócios, nas redes sociais, em âmbitos religiosos, na medicina, etc, etc. Até mesmo no nosso dia a dia a coisa se faz presente: nos sinais de trânsito, nas vagas de estacionamento, nas filas, no QI (quem indica), no padrão ¿gosto de levar vantagem¿. No ambiente profissional, a ética do trabalho, o assunto adquire dimensão própria, e a todos nos afeta.
Por outro lado, nem tudo o que a lei prevê e enquadra vale para as questões da ética. Ou seja, existem aspectos, ou condutas, que, embora legais, podem não ser considerados éticos. Por exemplo, tratar uma pessoa com desdém, ou de forma pouco educada ou, ainda, dar uma informação propositalmente errada a quem pede. Nunca soube de alguém que fosse preso por colar numa prova, mas do ponto de vista ético, não resta dúvida sobre este tipo de atitude.
Gandhi ensina que devemos ser a mudança que queremos no mundo, ou seja, desde já ou desde sempre, devemos nos conduzir segundo os fins que buscamos. Se nossos objetivos são justos e honestos,a melhor forma de construí-los é sendo justos e honestos. É o contrário da máxima os fins justificam os meios, atribuída a Maquiavel. Os fins devem estar presentes nos meios.
Portanto, saber o que é ética, sua distinção e relação com a moral, saber como e por que agir dentro da ética, constitui aspecto necessário à formação do profissional e do indivíduo, que vive em sociedade, como todos nós.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		A definição " é o código de princípios e valores morais que regem o comportamento de uma pessoa ou grupo, com relação ao que é certo ou errado, influenciando na conduta e na tomada de decisões" pode ser relacionada com o conceito de:
	
	
	
	Habilidade
	
	
	Competência
	
	
	Empreendedorismo
	
	
	Inovação
	
	
	Ética
	
Explicação:
O conceito está relacionado apenas com a definição de ética.

Mais conteúdos dessa disciplina